Produtos Google


  • sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

    LG anunciará player híbrido na CES

    A LG afirmou que aproveitará a CES 2007, grande feira de eletrônicos que acontece entre os dias 8 e 11 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos, para anunciar detalhes de seu player híbrido, capaz de reproduzir tanto HD-DVD quanto Blu-ray, as duas mídias de alta definição que brigam pelo posto de sucessoras do atual DVD.

    A promessa ainda é apenas de revelar detalhes e nada de concreto foi revelado ainda. O drive, que já havia sido anunciado em 2006 e cancelado, agora parece que volta a ser o foco da empresa, com a promessa de lançamento no mercado americano no começo de 2008. A empresa espera que com esta nova tecnologia possa chegar ao fim da disputa entre as duas mídias, tanto para as provedoras de conteúdo quanto para o consumidor final.

    Mais.

    Phishers começam a usar Flash

    Os criminosos virtuais "phishers", que criam páginas falsas e usam de técnicas para enganar usuários incautos e obter dados confidenciais como cartão de crédito, por exemplo, passaram a utilizar Flash para ampliar suas possibilidades, substituindo as páginas de código puramente HTML.

    O uso foi visto recentemente em fraudes direcionadas a usuários do sistema de pagamento online PayPal, em domínios como ppal-form-ssl.com e welcome-ppl.com. A intenção dos fraudadores é evitar o bloqueio de ferramentas mais simples, como barras antiphishing que podem ser instaladas em navegadores.

    Mais.

    YouTube usado para dicas médicas

    O popular portal de vídeos YouTube, alvo de críticas ferrenhas de alguns defensores de direitos autorais, está sendo utilizado para espalhar dicas médicas.

    Segundo a revista NewsScientistTech, através das páginas do serviço é possível encontrar uma variedade de dicas e tutoriais relacionados à saúde. Temas como câncer, autismo e sexo seguro são amplamente explorados de maneiras criativas e informativas, o que pode auxiliar os visitantes do portal.

    Phil Commander, por exemplo, é pai de um garoto autista que resolveu ajudar outros pais a lidar com o problema em suas crianças, explicando em tutoriais algumas dicas, como o vídeo para desenvolver a capacidade de resposta rápida do jovem a diferentes pessoas.

    Mais.

    quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

    Livre não precisa ser gratuito

    Quando digo que desenvolvo SL, muitas pessoas perguntam que compensação financeira tenho com isso. Confundir "Software Livre" com "Software Gratuito" é algo bastante comum. O próprio Richard Stallman admite que participou dessa confusão semântica. Esse artigo vem esclarecer mais sobre isso e sugerir maneiras de ganhar dinheiro com SL.

    Mais.

    Comunidade de fãs da Linux Magazine Brasil anuncia seu site

    “A comunidade da Linux Magazine no orkut hoje conta com mais de 100 integrantes, e está criando um site próprio onde iremos expandir nossas conversas, dando um toque de informação e humor, alem de informações sobre a revista, dúvidas, etc. Contamos com o apoio de todos.”

    Enviado por Fabricio Silva (fabriciosilvabrΘuol·com·br) - referência.

    Acelerando o Ubuntu

    “Este conjunto de dicas para aumento do desempenho do Linux não é específico do Ubuntu, mas pode precisar de pequenas adaptações para funcionar bem em outras distribuições. Segundo o autor, em menos de meia hora você aplica estas alterações de configuração, e os ganhos de velocidade (no boot, no acesso a arquivos, nas operações de rede e outras áreas) serão visíveis, sem precisar de cronômetros para verificar.”

    Enviado por Tatiana T - referência.

    LPI reduz retroativamente a validade de suas certificações

    Possivelmente continuando a mesma tendência que levou ao fim da organização comunitária do LPI no Brasil e à reestruturação corporativa da organização, foi anunciada mais uma medida que reposiciona este conjunto de certificações: agora o certificado LPI não vale mais por 10 anos, passando a valer apenas 5.

    Vale lembrar que nos primeiros anos de atividade da organização, suas certificações eram elogiadas por serem perpétuas, reconhecendo que os conhecimentos sobre administração de software livre independentes de distribuição não tinham um ciclo de validade como ocorre com os similares do mundo proprietário. Mas ao longo dos anos a duração se reduziu para 10 anos, e agora para 5, com uma recomendação expressa de que o certificado voluntariamente se recertifique a cada 2 anos.

    Segundo o comunicado oficial, divulgado internacionalmente no início de dezembro (e no final de dezembro no Brasil), "O Linux Professional Institute, o primeiro do mundo em certificação Linux, está mudando a Política de Recertificação da instituição para garantir que o conhecimento e as habilidades dos profissionais de Linux continuem relevantes e atualizados. Os candidatos que possuem as certificações LPIC terão que se recertificar a cada cinco anos ou, como alternativa, conquistar uma certificação maior. Anteriormente, a recertificação somente era obrigatória a cada dez anos."

    A medida é retroativa, afetando profissionais já certificados anteriormente. Certificações anteriores a setembro de 2004 não mais serão consideradas perpétuas (que tipo de perpetuidade é essa, que pode ser revogada unilateralmente?), e terão sua validade alterada para 5 anos a partir da data de expedição. E as certificações anteriores a setembro de 2003 serão todas consideradas em vigor até setembro de 2008.

    Como ganhar dinheiro na Internet: a receita do Firefox

    Com a divulgação do balanço da auditoria contábil ordinária da Mozilla Foundation relativa a 2005, quando se divulgou que o seu faturamento pulou de U$ 5,4 milhões em 2004 para U$ 52,9 milhões em 2005, criou-se grande curiosidade sobre a origem de tanto dinheiro.

    E o blog de John Chow (que recentemente ensinou como ganhar US$ 160,00 em um só dia com o Adsense em um blog pessoal) foi um dos primeiros a satisfazer a curiosidade geral, analisando os números e respondendo de onde vem todo este dinheiro.

    E a resposta é simples: está vendo aquela caixa de busca na barra do Firefox? A cada vez que um usuário faz uma busca do Google a partir dela, e clica em um dos anúncios da página de resultados de pesquisa, o projeto Mozilla ganha alguns cents. A cada vez que o Firefox se populariza mais, que os mecanismos de pesquisa embutidos nele se tornam mais convenientes, e que o ecossistema formado pelos anunciantes se fortalece, a taxa de rendimentos aumenta.

    Chow analisa o segredo deste sucesso: "Os usuários do Firefox não vêem a caixa de pesquisas do Google como publicidade. Eles a vêem como um serviço que agrega valor, e não se importam que o Firefox ganhe dinheiro com ela. O Firefox é um grande exemplo de como software de código aberto pode ser lucrativo. A receita das buscas geradas pelo navegador permitiu que a Fundação Mozilla, que é de fins não-lucrativos, continuasse a se expandir. A fundação começou com apenas 10 empregados, mas agora tem várias equipes trabalhando junto a ela."

    Para saber mais sobre os programas de remuneração do Google, leia o artigo "Conheça o Adsense e aprenda a ganhar dinheiro com seu site pessoal ou blog no Brasil" no Efetividade.net.

    quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

    Mozilla Firefox como browser default no Debian

    Colaboração: João Eriberto Mota Filho

    Muitas vezes necessitamos clicar em links (dentro do Mozilla Thunderbird, por exemplo), para acessarmos um determinado site. No entanto, se o KDE estiver instalado, o link irá abrir no Konqueror e não no Mozilla-Firefox. Para resolver o problema no Debian, basta realizar os seguintes procedimentos:

    • Como root, entre no diretório /etc/alternatives (# cd /etc/alternatives);
    • Remova o link simbólico x-www-browser, que nativamente aponta para o Konqueror (# rm x-www-browser);
    • Crie um novo link simbólico apontando para o Mozilla Firefox (# ln -s /usr/bin/firefox x-www-browser).

    Assim sendo, o Mozilla Firefox passará a ser o browser padrão. É importante notar que há diversos links importantes no diretório em questão. Vale a pena realizar um # ls -l para verficar outras possibilidades.

    Revista Guia do Hardware.NET

    Por Carlos Morimoto

    O Guia do Hardware existe desde 1999, o que o torna um dos sites técnicos mais antigos aqui no Brasil. Como um presente de natal a você que vem nos acompanhando ao longo de todos estes anos, decidimos tentar algo novo.

    A revista Guia do Hardware.net é uma proposta inovadora. Uma revista digital, produzida com o mesmo cuidado e qualidade de uma revista impressa, contendo artigos e tutoriais aprofundados sobre hardware, redes e Linux, porém distribuída gratuitamente . É só acessar o http://guiadohardware.net/revista/ e baixar a sua todos os meses. Não existem condições nem limitações. Você pode baixar, indicar para seus amigos, imprimir as matérias que mais gostar e assim por diante.

    A longo prazo a meta é equilibrar os custos da revista com anúncios, mas, por enquanto, ninguém está preocupado com isso, estamos trabalhando no que gostamos e fazendo algo novo.

    Divulgue a revista para seus amigos, poste a notícia no seu blog, ou site de notícias favorito. Estaremos acompanhando o contador de downloads e comemorando a cada acesso . Com sua ajuda, faremos não apenas a melhor, mas também a mais lida revista técnica do país.

    Baixe a sua:

    Número 1, Janeiro de 2007

    Ilustração: http://www.guiadohardware.net/revista/revista.png