Produtos Google


  • segunda-feira, 19 de março de 2007

    Dell Brasil já começou a vender notebooks com Linux

    ell no Brasil está aproveitando o ciclo de notícias internacional. Veja também: De novo! Dell inicia a venda de PCs sem Windows

    “A Dell já começou a vender notebooks com o sistema operacional Linux. O gerente de marketing e produto da Dell,
    Sidnei Shibata, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 12, que o Linux já foi instalado em alguns modelos de notebooks.

    A Dell apenas faz o lançamento de produtos com Linux Red Hat em linha workstation, que é a linha chamada Precision da Dell. Essa linha já vem com o Linux instalado nas fábricas.

    Para Shibata, o Linux atende a um público exigente, que exige uma máquina mais potente, para rodar aplicações 3-D e para rodar processamentos gráficos.”

    Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (cbrayton.wordpress.com).

    Como instalar o Ubuntu em um pen drive USB de 1GB

    e tutorial explica passo a passo como instalar o Ubuntu em um pen drive.

    O método é simplificado, com cópia direta a partir de um live CD do Ubuntu, mas tem detalhamento suficiente nos aspectos mais complexos do procedimento, como o particionamento do pendrive e a operação que o torna bootável.

    Saiba mais (debuntu.org).

    SwfDec: Flash player de código aberto já é capaz de exibir vídeos do YouTube

    O SwfDec é uma biblioteca alternativa e em código aberto para exibir conteúdo em Flash. Ele ainda está em desenvolvimento e não tem a intenção de ser um player de uso geral, mas já funciona como plugin dos navegadores da família Mozilla e já passou por um grande marco: desde 15 de março o SwfDec já consegue exibir os vídeos do YouTube - possivelmente trata-se do primeiro flash player em código aberto a ultrapassar este ponto.

    Veja também a alternativa: Gnash, o Flash player livre do projeto GNU.

    Saiba mais (advogato.org).

    Website do Ubuntu com um novo visual

    “O website do Projeto Ubuntu está de cara nova, mais bonito, completo, bem organizado e com visual profissional. Dá uma olhada: http://www.ubuntu.com/

    Enviado por Antonio Fonseca (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).

    Gravação de CDs e DVDs: Lançada a versão 1.0 do K3b

    Para saber mais sobre a nova versão, veja a recente análise de uma versão preliminar em Gravação de CDs e DVDs: Linux.com apresenta o que será o K3b 1.0.

    “Depois de anos de desenvolvimento, finalmente foi publicada a versão 1.0 do K3b.”

    Enviado por Alfeno Rodrigues (alfenoΘgmail·com) - referência (k3b.plainblack.com).

    Lembra da "montanha de código" que a SCO dizia ter sob sua propriedade no kernel Linux?

    Trezentas e vinte e seis linhas. Isso mesmo, 326. Este é o volume da "montanha de código" alegadamente de sua propriedade que a SCO dizia que a IBM havia inserido no kernel Linux ilegalmente. Comparadas com as 700.000 linhas de contribuição da IBM ao kernel Linux, é uma gota d'água no rio São Francisco.

    Mas a história não termina por aí: agora que o processo da SCO contra a IBM começa a se aproximar do julgamento, mais documentos vão sendo discutidos publicamente, e podemos até saber qual a natureza destas linhas. E segundo o que já se divulgou, a maior parte delas são comentários(!), headers padronizados (arquivos de definição de funções padronizadas) e outros trechos sobre os quais não se pode alegar propriedade.

    Aguardemos os próximos capítulos!

    OSNews analisa versão preliminar do Ubuntu Feisty 7.04 - e gosta

    Eugenia Loli-Queru, integrante da equipe do OSNews, andou testando e em conseqüência publicou uma análise de versão preliminar do Ubuntu Feisty Fawn, cujo lançamento está agendado para daqui a cerca de um mês.

    Ela relata uma série de situações típicas de versões preview, especialmente na instalação e configuração básica, mas isto não a impediu de ter uma conclusão bastante positiva: segundo ela, mesmo tendo sido usuária do Arch e Slackware pelos últimos 3 anos, em poucos dias o Ubuntu a ganhou.

    A análise apresenta diversos dos novos recursos da próxima versão do Ubuntu, inclusive o bastante comentado gerenciador de drivers, que permite desativar de maneira centralizada os drivers não-livres. Ela também lista os principais problemas que encontrou, para que os desenvolvedores interessados possam eventualmente corrigi-los ao longo do próximo mês.

    Leia também: The Visual History of Ubuntu. Você sabia que Ian Murdock, o fundador do Debian, hoje roda Ubuntu em seu notebook?

    Saiba mais (osnews.com).