Produtos Google


  • quarta-feira, 30 de maio de 2007

    Empresa de US$6bi que Microsoft comprou usa software livre

    O anúncio neste mês de que a Microsoft estava adquirindo a empresa de serviços de marketing digital aQuantive revelou pouco de como as companhias irão integrar suas tecnologias. Entretanto informação interna indica que o negócio pode ser o maior comprometimento da Microsoft com software livre até então, visto que o trabalho de integração irá sem dúvida envolver muito software livre usado pela aQuantive.

    Informações encontradas no site da Atlas (empresa filha da aQuantive) indica que a empresa usa extensivamente softwares livres, tais como Linux, Apache, MySQL e Solaris.

    Fonte: http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1616039231;fp;16;fpid;0

    Lançamento FeniX Linux Revolution 2007

    “Pessoal, gostaria de divulgar o lançamento do FeniX Revolution 2007, esta distribuição brasileira que apesar de não ser tão conhecida pela comunidade linux, tem mais de 500 mil máquinas que sairam com este SO. Sua base é debian testing, com muitos recursos novos. Esta versão possui o instalador de jogos que detecta o recurso de sua placa de video e instala os jogos mais fantásticos de nossos servidores, além do beryl com 3d automatico e muitas outras coisas bem legais.”

    Enviado por gilberto (gilbertoΘsistemafenix·com·br) - referência (sistemafenix.com.br).

    Novo site de serviços wireless

    “A Empresa WIFI Service Ltda lança seu novo site com o intuito da divulgação de seus serviços na area de reparos de equipamentos Wireless e criação de firmwares, dando oportunidades a talentos da area de telecom, migrando para Linux varias unidades de radios wireless. Com o conceito de Software livre a WiFi Service, alem da area de serviços de reparos, tem uma área onde desenvolvedores inovadores buscam soluções na criações de firmwares em portugues para diversos equipamentos. Saiba mais no site www.wifiservice.com.br

    Enviado por Carlos de Oliveira (carlos·oliveiraΘwifiservice·com·br).

    Configurando um despertador usando cron e MP3

    “Um tutorial de como configurar um despertador usando o cron e músicas em mp3. Texto descontraído e educativo. "Acabou a pilha do seu despertador? Seu celular quebrou? O rádio-relógio queimou? Seus problemas acabaram! Aprenda agora uma maneira rápida e prática de fazer seu PC te acordar de manhã com o maravilhoso "Despartador Cron+MP3"."”

    Enviado por Evaldo Junior Bento (junior_pd_bentoΘyahoo·com·br) - referência (tuxmasters.blogspot.com).

    20 dicas do about:config do Firefox

    A URL especial about:config dá acesso a uma grande variedade de opções de configuração no Firefox e no Mozilla. E este artigo da ComputerWorld reune mais de 20 dicas de uso destas configurações para ativar recursos, melhorar o desempenho e a usabilidade do seu navegador. Várias delas são figurinhas carimbadas de outros artigos com o mesmo tema, mas mesmo assim pode haver interesse.

    Saiba mais (computerworld.com).

    Yoggie Pico: Firewall completa para Windows, rodando Linux em dispositivo USB

    A Yoggie Security Systems anuncia ter encolhido um dispositivo completo de firewall para Windows, fazendo-o caber em um chaveiro USB. O Yoggie Pico (foto) roda o Linux 2.6 juntamente com 13 aplicações de segurança (como anti-spam, anti-virus, detecção de intrusos, etc.) em um processador Intel PXA270, e tem interface web acessível a partir do computador hospedeiro.

    Segundo o CEO da empresa, o alvo deste produto são os usuários de Windows expostos a programas de segurança nativos que são cada vez maiores, mais demorados para carregar, e tornam a máquina mais lenta. Com o Yoggie, o tráfego é inspecionado por uma CPU externa, rodando Linux e conectada via USB, antes de estar disponível para processamento pelo Windows.

    Segundo o artigo do Linux Devices, o Yoggie Pico vai estar disponível no varejo norte-americano na próxima semana.

    Saiba mais (linuxdevices.com).

    terça-feira, 29 de maio de 2007

    Preparando seu Ubuntu 7.04 para tudo em multimídia

    Essas dicas foram testadas e aprovadas, todas elas funcionarão perfeitamente.

    Ao final dele o seu Feisty Fawn deverá ser capaz de lidar com os seguintes tipos de arquivos multimídia (foram os que consegui testar): mp3, Ogg-Vorbis, m4a (aac), mpc (musepack), ape (vejam o final do tutorial), ...

    Nós descobrimos! Saiba quanto ganha um CEO

    Os executivos que ocupam os cargos máximos de empresas como Google, Intel, Nortel e IBM estão entre os que recebem os maiores salários. Conheça o valor das cifras.

    Unibanco exclui usuários Linux do seu Internet Bank

    O Unibanco resolveu a partir desta semana adotar um novo sistema de segurança que instala um complemento do Firefox que só funciona no Windows. Recomendação do banco é mudar para Windows.

    Análise da DistroWatch sobre o PCLinuxOS 2007

    A distribuição PCLinuxOS fez, e está fazendo, muito barulho lá fora, atingindo a posição de número três na tabela das distribuições mais procuradas nos últimos seis meses no mundo.

    Pensando nisso, o próprio site DistroWatch publicou uma análise sobre a dsitro baseada no Mandriva, destacando, como seu foco, a grande facilidade de uso personalização visual e de aplicativos. A análise foca também no uso do dia-a-dia, destacando configuração, programas e exclusividades.

    Veja o primeiro trecho:

    "Temos visto, como outros, o surgimento do PCLinuxOS no topo da lista do DistroWatchnos meses recentes, e eu não poderia deixar de lado a oportunidade de testar a última versão estável e ver o quê nesta distro está afobando tanta gente. Com o lançamento da versão 2007, o rankingo do PCLinuxOS no último mês ultrapassou até o Ubuntu! Eu baixei o LiveCD e gravei, seguindo pelo boot da distro..."

    imagem

    Veja mais em:

    http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20070528#feature

    Vídeo - HP iPAQ h3950 com Linux!

    Meu iPaq h3950 com 64 Mb de RAM, 32 de ROM e processador PXA250 400 Mhz estava caindo na obsolência em virtude do sistema proprietário que nele se encontrava. Agora esta LIVRE com o Familiar Linux v0.8.4

    Modem D-Link DSL-210 no Ubuntu

    “Alguns usuários possuem um modem D-Link DSL-210 (que usa o chipset Conexant AccessRunner) não conseguem navegar com ele no Linux. Após pesquisar, tropecei na solução num fórum estrangeiro. Como a dica era totalmente diferente de tudo o que eu já tinha tentado - não, o pppoeconf não funcionou -, resolvi seguir o guia e, para minha surpresa, funcionou perfeitamente nos Ubuntu Edgy Eft e Feisty Fawn - a fonte refere também servir para o Dapper Drake. Por comodidade, e também pensando em ajudar quem possui esse modem, e/ou não se dá muito bem com a língua inglesa, traduzi o guia para o português, com algumas adaptações. Espero que seja útil.”

    Enviado por Dirceu (dlfollmannΘgmail·com) - referência (daquidafronteira.wordpress.com).

    Enquanto Heroes usa KDE, Jericho usa Gnome

    “Seguindo a notícia anterior sobre o uso de Linux no seriado Heroes, mostro que a serie Jericho também o utiliza, só que usa outra interface. A serie Jericho que também é um fenômeno de audiência assim como Heroes, exibiu em um de seus capítulos um notebook utilizando Gnome. Agora fica muito difícil saber qual vai ser a preferência dos desenvolvedores das interfaces na hora de escolher qual assistir. :P”

    Enviado por suxsys (suxsysΘgmail·com) - referência (my.opera.com).

    Para a PC World, Ubuntu é um dos 100 melhores produtos tecnológicos de 2007

    A lista inclui alguns outros softwares livres, como o Firefox 2 e o Audacity. O único outro sistema operacional mencionado é o Mac OS X Tiger.

    “A revista americana PC World elegeu o Ubuntu 7.04 como um dos 100 melhores produtos tecnológicos de 2007. "Rápido e amigável, o Ubuntu consolida-se como uma das distribuições Linux mais amadas e acessíveis para os novos usuários. Até a Dell voltou suas atenções para a versão 7.04 do sistema ao lançar algumas máquinas com ele pré-instalado."”

    Enviado por Antonio Rogerio Lins Pessoa (antoniopessoaΘcreape·org·br) - referência (idgnow.uol.com.br).

    10 aplicativos de código aberto que você deve conhecer

    O Intranet Journal preparou uma lista com 10 aplicativos open source que servem como boas introduções à qualidade do código aberto, para quem usa sistemas operacionais proprietários mas gostaria de experimentar alguma variação. A lista tem diversos nomes bastante populares entre usuários de Linux, mas também inclui outros menos comuns.

    Saiba mais (intranetjournal.com).

    Konsole virá cheio de novidades no KDE 4

    O KDE dot News publicou um artigo sobre as transformações que o Konsole vem recebendo para sua reestréia no KDE 4. Além de novos diálogos e opções de configuração e de suporte a alguns novos recursos de emulação de terminal, o aplicativo que sustenta as shells da maioria dos usuários de KDE ganhou alguns novos recursos de interface muito interessantes.

    Um destes recursos novos é a possibilidade de ter mais de uma visão simultânea da mesma shell - para acompanhamento de compilações longas, por exemplo, mantendo uma das visões mostrando as linhas correntes das mensagens do make, enquanto na outra visão você investiga uma mensagem anterior que lhe chamou a atenção, sem recorrer a redirecionamentos.

    O artigo começa com uma screenshot do Konsole no KDE 1.0, que ajuda a colocar as coisas em perspectiva.

    Saiba mais (dot.kde.org).

    Linux.com: 5 dias com o Classmate PC

    O Linux.com publicou o relato de uma autora, mãe de uma menina de 8 anos, que levou um Classmate PC para casa e deixou à disposição da menina por 5 dias para observar suas reações.

    A criança era uma experiente usuária de Windows, mas não teve dificuldade de operar o Classmate com Mandriva Linux e KDE, e em instantes já estava redigindo no OpenOffice. Felizmente para ambas, entretanto, a mãe era usuária experiente de Linux e pôde fazer alguns ajustes manuais de configuração, com apoio de suporte técnico, porque a versão que ela recebeu para testes tinha alguns problemas com a conexão sem fio. Ao longo da semana de testes, a empresa enviou pacotes de atualização para resolver estas questões.

    O notebook sobreviveu à experiência, e a menina interagiu de todas as maneiras esperadas neste experimento: usou aplicativos, navegou na web, mandou e-mails, brincou com os jogos (educativos ou não), etc.

    Segundo o artigo, o Classmate vem com um processsador de 900MHz, 256MB de RAM, monitor LCD de 7 polegadas (800x480), 1GB de armazenamento flash, microfone, som, conectores de áudio, ethernet, rede sem fio 802.11b/g e 2 portas USB.

    Saiba mais (enterprise.linux.com).

    Domingo teve Linux na Indy500 (atualizado)

    A corrida das 500 milhas de Indianápolis é um dos grandes eventos do automobilismo mundial, e a deste domingo tem uma atração especial para os entusiastas das corridas que também gostam de código aberto: um carro exibindo o patrocínio dos fãs do Linux.

    O carro 77, conduzido pelo brasileiro Roberto Pupo Moreno, levará o mascote do Linux a 350 km/h no seu destaque frontal. A façanha foi possível devido ao esforço de voluntários dos EUA, com participação de usuários de vários outros países reunidos no site tux500.org, que recolheram doações e contribuições de indivíduos de forma a obter os quase US$ 20.000 necessários para adquirir este espaço de patrocínio. Passaram longe de obter o dinheiro necessário para um destaque lateral ou no aerofólio, mas foram muito além do que as análises pessimistas previam.

    A visibilidade imediata desta publicidade é algo que só poderemos avaliar após a prova, mas a repercussão na imprensa já começou, como atesta esta galeria de fotos do News.com.

    Atualização: O carro 77 abandonou a prova antes de completar a primeira hora da corrida. Como ele estava bem longe dos primeiros na fila de largada, o abandono da prova foi talvez a única oportunidade que o Tux no bico do carro teve para ser exibido por mais do que um breve instante nas imagens ao vivo da cobertura oficial. Só o pessoal do Tux500 pode avaliar se os 18.000 dólares dele foram bem investidos, mas desde já desejo melhor sorte no próximo evento em que eles decidirem participar! ;-)

    Vídeos com tutoriais sobre Blender básico

    “Estou desenvolvendo um curso chamado SpeedBlender, nesse curso de 7 horas a pessoa aprenderá o básico sobre Blender. O intuito dele é servir como um "empurrão" ao educando, que poderá procurar o que precisa em tutoriais na internet, pois já terá a carga didática suficiente para compreendê-los.

    Não poderia deixar de disponibilizar parte do curso à comunidade. Obviamente que a matéria dele será mais densa e completa, pois contará com minhas explicações complementares e observações. Mas com esse material o interessado já irá compreendendo bem como as coisas funcionam. Uma apostila está no forno, em breve disponibilizarei também.

    Veja abaixo os links para o material. Espero que seja útil a quem possa interessar. Grande abraço e ótimo estudo!”

    Enviado por Cícero Moraes (cogitas3d) (cogitas3dΘgmail·com).

    Segue a lista de links enviada pelo Cícero:

    DICA QUENTE: Baixe os vídeos do Videos Google, a qualidade do vídeo baixado é superior ao que é apresentado online! Os links:

    Videotutorial de Blender básico: Configurando a área de trabalho (by cogitas3d)
    http://video.google.com/videoplay?docid=-5399603650760151052&hl=en

    Videotutorial de Blender básico: Modo de edição (by cogitas3d)
    http://video.google.com/videoplay?docid=1915204654157554436&hl=en

    Videotutorial de Blender básico: Selecionar, copiar e apagar objetos (by cogitas3d)
    http://video.google.com/videoplay?docid=-2906385158319917992&hl=en

    Videotutorial de Blender básico: Movimentação, Rotação e Escalonamento (by cogitas3d)
    http://video.google.com/videoplay?docid=7725110071560114162&hl=en

    Convertendo arquivos RMVB para DVD

    “Neste post inseri uma forma prática para transformar um arquivo de vídeo .rmvb (Real Media com 'bitrate' variável) para formato MPEG (lido por boa parte dos DVDs atuais) utilizando o mencoder. De quebra postei também uma forma de gravar um DVD pelo K3b com uma forma de poder ser lido num aparelho de dvd Gradiente.”

    Enviado por Diego Zimmermann - BooT (diego·c·zimmermannΘgmail·com) - referência (blogdoboot.blogspot.com).

    Lina, uma máquina virtual “write-once, run anywhere” - de novo

    “Uma startup americana promete lançar no próximo mês (06/2007) o que o pessoal do LinuxDevices chamou de o “Santo Graal do software“." Trata-se de uma máquina virtual chamada Lina, que promete permitir a execução de aplicações desenvolvidas para Linux em outros sistemas operacionais, mantendo o “look and feel” de cada um destes sistemas. O diferencial é que a VM do Lina executa o kernel do Linux, assim como suas principais bibliotecas.”

    Enviado por Leonardo Luiz (leolscΘyahoo·com·br) - referência (leonardoluiz.blogspot.com).

    Promessas de lançamento no próximo mês de tecnologias como esta são sempre mais fáceis de fazer do que de cumprir. Vamos aguardar para avaliar quando houver um produto concreto e usuários independentes experimentando. Segundo o site, haverá simultaneamente a disponibilidade de licenciamento GPL e comercial.

    JeguePanel no Portal do Software Público Brasileiro

    O Portal do Software Público Brasileiro vai passar a disponibilizar a solução JeguePanel, por acordo entre o desenvolvedor e o Ministério do Planejamento. A iniciativa tem dois objetivos principais. O primeiro trata da intenção de aproximar o JeguePanel com as comunidades que já existem no Portal, tais como a CACIC, SISAU, SGD e SIGATI. Aproximação que se justifica, em primeira análise, pela vantagem para o setor público em integrar soluções complementares.

    O segundo objetivo é de liberar pela primeira vez uma solução de uma pessoa física no Portal do Software Público, o que na visão da coordenação do portal, servirá como exemplo para que outras soluções também sejam disponibilizadas futuramente.

    A solução tem sido procurada por muitos órgãos do governo, pois a da ferramenta facilita e otimiza o trabalho de administração do ambiente de rede, e a entrada da solução no Portal pode potencializar o uso do JeguePanel no Brasil. O lançamento do JeguePanel no Portal foi realizado no dia 25 de maio durante a abertura do IV Encontro do Software Livre do Amazonas.

    As informações foram enviados por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·biz), autor do JeguePanel - referência (softwarepublico.gov.br).

    Revista brasileira em PDF chega à sua quarta edição

    “Mais uma edição da Revista Linux vs Windows 4 lançada! Entenda porque GOD OF WAR 2 foi tão comentado pela mídia, descubra se você pode ou não sobreviver sem seu computador, aprenda à fazer seu home studio e desenhar o seu pingüim usando o Xara extreme, tudo isso e muito mais na quarta edição da Revista Linux vs Windows diponível para download imediato. A Revista Linux vs Windows é uma revista distribuída sob os termos da GPL 2.”

    Enviado por David Firmo dos Santos (david123546-revistaΘyahoo·com·br) - referência (info-mundo.net).

    Firefox alcançou 25% do mercado de navegadores

    “Um estudo da Consultoria W3 Counter que envolve o uso de navegadores na Web indica que um em cada quatro internautas no mundo usa o Firefox. Ou seja, atualmente, o browser de código aberto da Mozilla Foundation já responde por 25% deste mercado.

    Segundo dados da pesquisa, 66% dos usuários seguem usando o Internet Explorer, sendo 50% na versão IE 6. Enquanto isso, o Firefox segue em seu notável crescimento, com 25%, com 14,47% usando a edição 2. Segundo a mesma pesquisa, o Safari 2.0 é usado por 1,94% dos internautas e o Opera 9.0 por 0,77%.”

    Enviado por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) - referência (wnews.uol.com.br).

    Juiz na Finlândia decide que quebrar DRM de DVDs não é crime por lá

    Decisão judicial finlandesa inocentou ativista que divulgou na internet códigos para abrir bloqueios DRM de DVDs. A medida e os argumentos do juiz geram polêmica, pois a Finlândia é membro da União Européia e o bloco aprovou diretiva, em 2001, com duras regras em defesa do copyright.

    O desenvolvedor Mikko Rauhala era acusado de desrespeitar o copyright de estúdios e gravadoras por distribuir na internet códigos que ensinam como liberar cópias em DVDs. Seu posicionamento era intencional, e ele apresentou-se voluntariamente à polícia e reconheceu ter publicado um site para discutir formas de retirar ferramentas anticópias de DVDs - com a intenção de levar o sistema judicial a ter de tomar uma decisão sobre a questão.

    Ao analisar o caso, o tribunal da Finlândia entendeu que o grupo de Rauhala não cometeu nenhum crime. Segundo o juri, códigos para abrir DVD são oferecidos de forma abundante na web e, portanto, a ação dos hackers não teve impacto significativo para causar perdas aos estúdios. O juri entendeu ainda que remover ferramentas anticópias não é um crime na Finlândia e citou o caso da Suécia, onde a lei também não proíbe remover DRM.

    Saiba mais (info.abril.com.br).