Produtos Google


  • sexta-feira, 27 de abril de 2007

    Algumas pessoas parecem não ter o que fazer.

    A campanha da FSFLA contra "Softwares Impostos" no Brasil começou já em 2006, com o objetivo de levar a Receita Federal a dar um passo além do que ela já faz há alguns anos, e lançar versões livres de seus sistemas informatizados de declaração de imposto de renda, e não apenas versões multiplataforma dos mesmos.

    Entretanto, após diversas idas e vindas, e baseando-se em um comunicado da própria Receita Federal, a FSFLA conclui (sem confirmação por parte da Receita) que o programa IRPF em Java era regido pela licença livre LGPL (criada pela FSF) desde o princípio. A disponibilização não segue os moldes esperados de um pacote de software livre, mas assumindo ser verdade a conclusão sobre o licenciamento, um integrante da própria FSFLA encarregou-se de gerar código-fonte a partir dos executáveis disponibilizados pela Receita, e com isso alterar o software para remover as dependências relacionadas a programas não-livres.

    O desenvolvedor Alexandre Oliva (foto) descreve o processo de criação da sua versão do IRPF, que funciona em implementações livres do ambiente Java. Para ter esta condição, Oliva abriu mão de algumas funcionalidades, como a presença de ambiente gráfico ou a possibilidade de imprimir a declaração ou os recibos, e substituiu as telas de entrada de dados do programa original da Receita pela edição direta de um arquivo XML no qual estes dados são manipulados posteriormente pelo sistema.

    Oliva conseguiu usar o seu novo sistema para criar a sua própria declaração, gerando os arquivos de saída necessários, que ele gravou em disquete e entregou pessoalmente, pois não há uma versão equivalente do ReceitaNet, o sistema que permite a entrega da declaração via Internet. Como a sua versão alternativa do IRPF não dispõe dos recursos de impressão de recibos e da própria declaração, ele pretende imprimir o arquivo XML original, caso seja necessário dispor de uma cópia impressa. Se ele precisasse imprimir a guia DARF para o pagamento de imposto adicional, possivelmente causaria bastante confusão na agência bancária ao tentar fazer o pagamento a partir de uma cópia impressa dos dados em XML ;-)

    Se você quiser participar do projeto, use as dicas incluídas na documentação do mesmo: "Se você quiser ajudar, faça um 'svn co https://www.fsfla.org/svn/fsfla/blogs/lxo/software/irpf2007-livre' e mande patches, sugestões ou comentários para softwares-impostos@fsfla.org." Como em qualquer situação que envolva entrega de arquivos ou documentos para órgãos fiscais, certifique-se de que todos os aspectos legais e formais estão sendo cumpridos quanto ao ato da entrega, antes de optar por qualquer forma de ação.

    Saiba mais (fsfla.org).

    Dez coisas que você talvez não saiba sobre o Open-Source

    “"Um dos principais defensores do mundo do movimento de software open-source, Brian Behlendorf, falou na Digital Freedom Expo na Universidade Western Cape nesta Quinta-feira, descrevendo as "Dez coisas que você pode não saber sobre o open-source”."”

    Enviado por mitchel (mitchel·psicoΘgmail·com) - referência (dropstech.org).

    Presidente do Equador usa YouTube para defender software livre

    “O governo do Equador resolveu usar o site de compartilhamento de vídeos YouTube para fazer campanha pela disseminação do software livre. Num vídeo de um minuto e meio, o presidente Rafael Correa defende o uso dos programas de código livre como forma de garantir a soberania dos países latino-americanos.

    "Essa é a hora da integração, em todos os aspectos, entre eles o tecnológico", afirma o presidente equatoriano. "Por isso é importante que todos tenhamos o software livre. Dessa maneira, garantiremos a soberania de nossos Estados, dependeremos de nossas próprias forças, não de forças externas à região".

    Correa diz ainda que a tecnologia pode trazer benefícios para a economia. "Seremos produtores de tecnologia, não apenas consumidores. E podemos desenvolver muitos produtos que, com uma adequada articulação, podem ser úteis para as empresas públicas e privadas da nossa região".

    Eleito no final do ano passado com a promessa de implantar uma plataforma de cunho social e anti-imperialista, o equatoriano finaliza a gravação dizendo que o software livre será "um importante passo para a política de integração e, por que não dizer, liberação da América Latina".

    Na seção de comentários, há pessoas entusiasmadas com a idéia, outras revoltadas com o baixo número de acessos em comparação com vídeos que tratam de "besteiras" e ainda um que se oferece para trabalhar no setor de informática do governo equatoriano.”

    Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (jbonline.terra.com.br).

    Para saber mais sobre o relacionamento entre o YouTube e o software livre, leia a introdução do artigo "Entrevista em vídeo: Richard Stallman e o papagaio Funny".

    quinta-feira, 26 de abril de 2007

    Resumo das entrevistas públicas com o fundador do Ubuntu

    Na semana passada o BR-Linux ajudou a divulgar a Ubuntu Open Week, evento via IRC que vem reunindo a comunidade internacional do Ubuntu em cursos e palestras on-line. Uma das atrações programadas era um conjunto de sessões de perguntas e respostas com Mark Shuttleworth, o criador da distribuição. E o Ubuntunews publicou um apanhado geral das perguntas e respostas mais interessantes, com opiniões e análises sobre temas tão variados quanto os investimentos da Canonical no Kubuntu, o Office de US$3 da Microsoft, GPLv3 e o processo de desenvolvimento do OpenOffice.

    Saiba mais (ubuntunews.info).

    Kernel: Lançado o Linux 2.6.21

    “Após 2 meses e meio de desenvolvimento foi lançado hoje a nova versão do kernel Linux: a 2.6.21. De acordo com o anúncio de Linus Torvalds na LKML, a maior mudança foi no timer do kernel. Várias outras mudanças também foram feitas, como melhorias no sistema de virtualização que foi integrada no 2.6.20, inclusão da interface de paravirtualização que será utilizada pelo VMWare, entre várias outras.”

    Enviado por Pedro Augusto (pedroΘpedroaugusto·eti·br) - referência (blog.pedroaugusto.eti.br).

    Adobe vai abrir código do Flex usando a mesma licença do Firefox

    “A Adobe que adquiriu há puco tempo a Macromedia e lançou sua nova linha de ferramentas para web/impressão e multimídia. Anunciou que vai abrir em regime open-source o Flex SDK, que consiste em um conjunto de bibliotecas, compilador e documentação.

    A licença escolhida é a Mozilla Public License (MPL). Eu, como desenvolvedor Flex acho positivo a iniciativa da Adobe, espero que logo eles consigam portar suas aplicações para linux. Temos visto nos últimos meses os esfoços da mesma em aproximar-se da comunidade open source.”

    Enviado por Leonardo da Silva Calado (leonardoΘlscalado·com) - referência (adobe.com).

    quarta-feira, 25 de abril de 2007

    Epson também entra na onda dos laptops baratos

    A Epson também entrou na onda dos notebooks de baixo custo. O foco "performance" vai perdendo espaço cada vez mais para o "menor custo". Pensando nisso, a Epson lançou seu Endeavor NJ2050, custando 69,930 yen, cerca de 590 dólares, ou 1197,11 reais.

    Mas tudo tem seu preço, e para isso, foram cortadas alguns itens. O processador é um Celeron M430 de 1,73 GHz, 256 MB RAM, 40 GB de HD e nada de DVD - vem com um CD-Player. Também é possível escolher um Core 2 Duo. O laptop pesa 2,7 quilogramas.

    Além disso, possui as portas Ethernet, TPM security chip, mini D-Sub15, 4 portas USB 2.0×4 e IEEE 1394, slot para PC Card, SD Card, MMC e Memory Stick (PRO).

    O sistema operacional é o Windows XP Home (poderia ser mais barato ainda - e melhor - com um Linux, obviamente), podendo ser adquirido também o Windows Vista, custando então 670 dólares ou 1360 reais, aproximadamente.

    Assim como todos os laptops da Epson, o NJ2050 não tem nenhum planejamento para vir às Américas.

    imagem

    Veja mais em:

    http://www.electronista.com/articles/07/04/24/epsons.low.cost.laptop/

    DistroWatch lista e analisa as 10 distros mais usadas

    imagemA DistroWatch publicou uma atualização de um artigo que fala sobre as 10 distribuições Linux e BSD mais utilizadas no mundo, explicando sobre a história e as características de cada distribuição:

    "Hoje nós interrompemos nosso planejamento regular de lançamentos de distribuições para focar a tenção dos leitores no nosso novo e atualizado na página "Top Ten Distributions". Essa tem por função listar as distros mais usadas e disponíveis hoje, de forma completa com ma breve análise, história, proposta, prós e contras, edições disponíveis, e alternativas possíveis. A página deverá ser um excelente ponto de partida para os usuários que desejam migrar para o sistema operacional de código aberto ou tentar achar sua distribuição ideal. Como sempre, se você tiver algum erro ou sugestão a reportar, por favor, deixe um comentário em nosso fórum. Traduções para outros idiomas também são bem vindos - contate-nos para detalhes.
    E lembre: se a primeira distribuição que usou não te impressionou, não volte ao seu outro sistema operacional! Tenta vários - mais cedo ou mais tarde você achará uma que trabalhe a seu gosto. Divirta-se!"


    Veja o fórum do DistroWatch em:

    http://distrowatch.com/weekly.php?issue=current&mode=31#comments

    A mini-análise das 10 distribuições mais usadas está disponível em:

    http://distrowatch.com/major

    Yahoo lança repositório legal de letras de músicas

    O site Yahoo! Music anunciou o lançamento do primeiro repositório legal para letras de música na internet, fruto de uma parceria com a Gracenote, companhia famosa pelo seu banco de dados de CDs de áudio, CDDB. Veja mais

    Mandriva lança a versão de 4 GB do Mandriva Flash

    “A Mandriva, uma das principais desenvolvedoras Linux do mundo, anuncia que já está disponível a nova versão do pen drive Mandriva Flash, com capacidade expandida para 4 GB. "A versão de 2GB do Mandriva Flash foi lançada em dezembro de 2006 e atingiu sucesso de vendas em todo o mundo. Por esse motivo, resolvemos lançar, neste curto período, uma versão atualizada do produto", afirma François Bancilhon, Ceo da Mandriva.

    Como já vem com as mais recentes atualizações do sistema operacional Mandriva Linux 2007 KDE (versão 32 bits), o Mandriva Flash não requer instalação na máquina a ser utilizada. Com o dispositivo conectado à porta USB, o sistema operacional é automaticamente reconhecido e aberto. Dessa forma, todos os arquivos que forem salvos no computador, independente de seu formato (textos, planilhas, fotos, vídeos etc.), ficam armazenados dentro do pen drive e podem ser abertos posteriormente em outra máquina.

    O Mandriva Flash de 4 GB contém drivers de placas de vídeo, adaptadores wireless e modems para melhor compatibilidade de hardware. Além disso, oferece os principais plug-ins, aplicações e ambientes de desktop, tais como:

    * KDE 3.5.4
    * Mozilla Firefox 1.5.0.10
    * OpenOffice.org 2.0.4
    * The Gimp 2.3.10
    * RealPlayer 10.0.8.805
    * FlashPlayer 9.0.31.0

    "Nesta versão do Mandriva Flash, o espaço reservado para os arquivos do sistema pode ser escolhido na primeira inicialização. Isso torna possível instalar mais atualizações e pacotes adicionais no dispositivo", conclui Bancilhon.

    O Mandriva Flash já pode ser adquirido através da loja virtual Mandriva Store (http://store.mandriva.com/). Mais informações podem ser obtidas em http://www.mandriva.com/linux/2007/flash

    Enviado por Raquel Cruz (raquelΘpimenta·com).

    Lançamento do zine do BrOffice.org e do projeto Clipping

    “Mais um projeto se materializa no ano de 2007, o Projeto de Clipping, responsável pelas notícias atualizadas, pela newsletter BNS e pela revista eletrônica BrOffice.org Zine.

    Hoje, é lançada oficialmente a BrOffice.org Zine, com sua primeira edição disponível na web, a consolidação de um trabalho sério na consolidação de conteúdo de qualidade para a comunidade brasileira.

    Para desenvolver este trabalho, a equipe do projeto de Clipping faz a coleta, classificação e postagem de notícias relacionadas com OpenOffice.org, BrOffice.org e ODF, no Brasil e no mundo, consolidando tudo isto no portal do BrOffice.org para nossa comunidade.

    Além do trabalho de Clipping, o projeto organiza o BNS - BrOffice.org Notícias Semanais, uma newsletter em que nossos usuários podem se cadastrar e receber o resumo semanal do portal.

    Por fim, a integração de todos os processos se dá na criação do BrOffice.org Zine, uma revista digital que trás entrevistas, tutoriais, dicas, e muito mais, com dinâmica e apresentação leve e consistente, produzido integralmente no BrOffice.org. Baixe agora mesmo a sua!

    Enviado por Marconi Pires (marcoooniΘopenoffice·org) - referência (broffice.org).

    Lançamento de livro - Redes de Computadores - Prático e didático

    “Acaba de ser lançado o sexto livro que escrevi, "Redes de Computadores - Prático e didático". Nele, explico sobre o assunto redes de computadores, de uma maneira muito prática e didática. Você aprenderá sobre cabos até endereçamento IP, inclusive com exercícios, além de Política de Uso dos Recursos de Informática e ainda observará exemplos práticos de redes. O mesmo já está a venda no site da Editora Ciência Moderna e em breve nas melhores livrarias e lojas de todo o Brasil, incluindo, Saraiva, Siciliano, Lojas Americanas, Livraria Digital, etc.”

    Enviado por marco agisander lunardi (marcoΘlunardi·eti·br) - referência (lunardi.eti.br).

    Google disponibiliza suas melhorias internas do MySQL

    O Google disponibilizou aos desenvolvedores do MySQL e à comunidade em geral as alterações de código desenvolvidas internamente para uso nos data centers do gigante das buscas na Internet. As mudanças incluem questões relacionadas a alta disponibilidade, replicação e desempenho. O Google usa o MySQL internamente, para aplicações sem relação direta com os seus serviços de busca. Um engenheiro da empresa, citado pelo Information Week, declarou: "Consideramos o MySQL uma solução fantástica para armazenamento de dados, e como nossos projetos expandem os requisitos para as bases de dados em determinadas áreas, nós fizemos algumas mudanças que avançam o MySQL em si, especialmente nas áreas de alta disponibilidade e gerenciamento."

    Saiba mais (informationweek.com).

    terça-feira, 24 de abril de 2007

    YouOS- Seu sistema operacional na internet

    A finalidade deste artigo é divulgar o sistema operacional YouOS, que roda pela internet. Testei e adorei, consegui fazer nele tudo o que faço como usuário comum.

    Lançamento do Stoq versão 0.8.10

    A equipe Async/Stoq com muita satisfação anuncia a versão 0.8.10 do Stoq. Este release é preparação para o lançamento da versão 0.9.0, e visa a homologação da frente de caixa do software junto às Secretarias da Fazenda dos estados.

    Os principais atrativos da versão 0.8.10 são melhoria...

    Google é a marca mais poderosa do mundo

    Um estudo da firma de pesquisa de mercado e consultoria Millward Brown colocou a Google como a marca mais valorosa do mercado: US$ 66,4 bilhões. Veja mais

    Rodando o OS do laptop do projeto OLPC no Debian Etch

    Você quer dar uma fuçada no sistema que roda no laptop do projeto OLPC? Ele é realmente fácil de rodar no qemu. Existem instruções muito simples para fazê-lo rodar no FreeBSD, Windows, GNU/Linux e MacOSX. Referências no fim.

    Lei disciplina ensino da Informática no Ensino Médio

    “Acabo de ler no UOL Tecnologia a notícia de que tramita na Câmara o Projeto de Lei que torna obrigatório o estudo de Informática, já no Ensino Médio. Uma outra nota, relacionada a este assunto, trata de pesquisa convidando a manifestação da sociedade sobre o projeto de lei. Trago, assim, este assunto à pauta desta Comunidade, para o conhecimento dos fatos e para a manifestação de cada um, dentro do espírito dos nossos anseios de liberdade. Segue o link do Grupos de Discussão:”

    Enviado por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) - referência (forum.tecnologia.blog.uol.com.br).

    Escritório Quase Livre: adotando aplicativos livres quando o sistema operacional é Windows XP

    “Postei em meu blog um texto descrevendo os softwares livres que uso sobre o Windows XP no esritório onde trabalho enquanto não mudamos os sistemas para GNU/Linux.”

    Enviado por Evaldo Junior Bento (junior_pd_bentoΘyahoo·com·br) - referência (tuxmasters.blogspot.com).

    Thunderbird + Lightning + Gcal , passo a passo

    “Faz tempo que estava testando a extensão do Thunderbird - Lightning, que promete substituir Exchange como calendário colaborativo. Até agora tinha feito ele andar con o Sun Calendar (um trabalhão!) Mas agora ele pode funcionar com o Google calendar ,através de uma extensão feita pelo próprio Google. Confira um passo a passo que facilita jogar fora o exchange definitivamente.”

    Enviado por Varamaster (espeeddΘgmail·com) - referência (bfish.xaedalus.net).

    Rodando aplicações nativas Windows no Linux pela web

    “No artigo deste mês, anteriormente publicado no VivaoLinux! vamos falar sobre como é possível rodar aplicações nativamente Windows em máquinas Linux pela internet. Relatei o processo de instalação e configuração do software usado e como isso pode ser útil para você e para sua empresa.”

    Enviado por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br) - referência (matheussantanalima.x-br.com).

    Software do "Desafio Sebrae 2007" rodando no Linux

    “Você que se inscreveu no Desafio Sebrae 2007 deve ter recebido essa semana em sua casa o CD de instalação do programa onde acontecerá a disputa. Porém como já é de praxe, essa mídia foi criada para rodar exclusivamente em ambientes Windows e você, usuário de Linux, terá que rebootar a máquina (ou rodar uma máquina virtual) sempre que quiser utilizar o software, certo? Não, errado! Apesar de ter sido desenvolvido para plataformas proprietárias, o programa criado exclusivamente para o desafio roda perfeitamente no Linux sobre o Wine.”

    Enviado por Arthur Furlan (arthur·furlanΘgmail·com) - referência (arthurfurlan.com.br).

    Live CD com preview do KDE 4 - veja o que vem por aí

    “Esta disponível a imagem ISO de um Live CD/DVD que tem como base o openSUSE com o kernel 2.6.21 e um preview do KDE 4. Quem estiver curioso para acompanhar e testar o que vem por ai em termos de KDE, pode testar esta versão Live CD.”

    Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br) - referência (home.kde.org).

    segunda-feira, 23 de abril de 2007

    AMD Barcelona quad-core será 50% mais rápido que Intel Xeon

    img-c210a495A AMD está pressionada por toda a imprensa para soltar informações sobre o novo processador de quatro núcleos para servidores e estações de trabalho. Uma das mais pedidas é a respeito da velocidade, e se será capaz de superar a série da Intel Intel Xeon quad-core série 5300 ("Clovertown"). Entretanto, a AMD superou as próprias expectativas num anúncio feito recentemente.

    A companhia declarou anteriormente que o Barcelona terá um desempenho 40% melhor que o concorrente direto, o Clovertown. Agora a empresa disse que o mesmo terá a vantagem de ser 50% mais rápido que o Xeon 5300-series de mesma frequência, com quatro núcleos também.

    A AMD ainda não anunciou a frequência exata do Barcelona, porém, sabemos que será próximo ao Xeon quad-core, que gira em torno dos 2.66 GHz, valendo lembrar que a Intel lançou um número limitado dos mesmo a 3.0 GHz.

    Também foram anunciados o novo dual-core Opteron 2222 SE e 8222 SE, como era esperado, sendo ambos concorrentes do Intel Xeon 5100 3GHz porém com desempenho 24% melhor, segundo a empresa.

    O 2222 SE estará disponível por 873 dólares, e o 8222 SE por 2149. O Intel Xeon 5160 de 3.0GHz está a venda por 851 dólares, para efeito de comparação.

    Veja mais em:

    http://www.tgdaily.com/html_tmp/content-view-31729-135.html

    Plugin alerta sobre sites com arquivos maliciosos

    Recentemente a Finjan Software entrou para o ranking dos fornecedores de serviços gratuitos de segurança. A empresa lançou o SecureBrowsing, um plug-in para os navegadores Internet Explorer e Firefox que alerta os usuários sobre sites de risco.

    O plug-in do navegador escaneia, em tempo real, cada resultado gerado pelos mecanismos de busca do Google, Yahoo e Microsoft. Em seguida, avalia os links para que os usuários possam decidir onde clicar. Segundo a Finjan, os rastreamentos examinam todos os componentes de código dinâmico da página, além de detectar códigos potencialmente maliciosos hospedados em sites. Isso é feito com um escaner baseado em comportamentos e não em listas negras.

    “O endereço que foi salvo ontem pode conter códigos maliciosos hoje”, diz o CTO da Finjan, Yuval Ben-Itzhak.

    O SecureBrowsing também classifica os links que encontra no Gmail, Yahoo Mail e mensagens de e-mail do Windows Live Hotmail, assim como as entradas no MySpace, Digg, Slashdot e Blogger.

    Os plug-ins do SecureBrowsing da Finjan podem ser baixados pelo site da empresa.

    Em nota para o IDG Now, Gregg Keizer fornece mais informações sobre essa novidade…

    Fonte: IDG Now

    Programas equivalentes Linux vs Windows

    Mateus Pinheiro discute em artigo para VivaoLinux alguns dos programas que estão surpreendendo por estarem substituindo perfeitamente os da plataforma Windows e também por alguns estarem superando em muito os concorrentes.


    Microsoft Office — Suíte OpenOffice.org

    (Na minha opinião, muitas vezes melhor do que o programa da Microsoft. Mais recursos e uma facilidade incrivelmente grande).

    Adobe Page Maker — Scribus

    (Não é tão áureo quanto o PageMaker, mas é muito bom mesmo, eu, particularmente, o uso para trabalhos profissionais e estou satisfeito).

    Descarregador de imagens do Windows — DigiKam

    (Muito mais fácil para descarregar a câmera, além de incluir um pequeno editor de imagens).

    Delphi — Lazarus

    (Tão bom quanto o Delphi, inclusive na interface de criação).

    Visual Basic — Gambas

    (Acho inclusive que é melhor e mais rápido).

    3D Studio — Blender — PovRay

    (O Blender é tão bom quanto, só um pouco mais complicado por não ter tantos atalhos de teclado, já o Blender é ideal para usuários avançados do 3D Studio).

    AutoCad — Qcad

    (Não é tão bom quanto, é em 2d, mas pelo menos não custa 5.000 reais, é free!).

    Microsoft Money — KMyMoney

    (Estou muito satisfeito com o programa, gerencia muito bem as contas e faz cálculos apurados).

    Internet Explorer — Firefox

    (Browser com abas e tão pesado quanto o IE, mas é possível adicionar-se plugins).

    Internet Explorer — Opera (Browser mais leve, com abas, design apurado e vários plugins e desktop widgets).

    MS Outlook — Thunderbird

    (Muito mais leve e organizado).

    Tradutores de texto — BabyTrans

    (Dicionário completo, com tradução simultânea ao grifar a palavra).

    eMule e outros P2P — aMule

    (Tão bom quanto, basicamente o mesmo programa).

    eMule e outros P2P — FrostWire ou LimeWire

    (Melhores no quesito pesquisa e interface, iguais na velocidade).

    Msn Messenger — aMsn

    (Talvez o mais conhecido e o mais usado, bastante customizável e bem parecido com o cliente MSN da Microsoft).

    Msn Messenger — Kopete

    (Vem junto com o KDE, um pouco diferente, mas é leve e funcional).

    Msn Messenger — Mercury

    (Feito em java, é um pouco pesado, mas tem mais funcionalidades que o próprio cliente da Microsoft).

    Desktop 3D do Vista — Aixgl + Beryl

    (Muito mais leve do que o do Vista, rodando apenas com 64 de vídeo e 256 de RAM, e igualmente bonito).

    Windows Media Player — Kaffeine

    (Player muito mais completo e bonito).

    Windows Media Player — Mplayer

    (Muito mais leve).

    Nero — K3B

    (Um milhão de vezes melhor, com muito mais recursos e opções de configuração).

    PortSniffer — WireShark

    (Sniffer eficiente e simples).

    Gerenciadores de rede — Gnome NetInfo

    (Ideal para admins. de rede, tem várias opções diferentes e teste de vulnerabilidaes).

    PortScanner — Nessus

    (Muito eficiente, leve e rápido).


    Depois de tantos nomes, acho que já dá pra ter uma noção do que o mundo free pode nos oferecer.Realmente vale a penas entrar de cabeça neste mundo , pois não é brincadeira, é coisa levada muito a sério.

    Agradeço àqueles que puderem colaborar com programas e seus respectivos equivalentes no Linux, para assim podermos crescer com a nossa gama de conhecimento.

    Até a próxima!



    Artigo enviado por Mateus Pinheiro em VivaoLinux.Fonte: VivaoLinux

    Gmail: ao infinito em além !!!

    Em resposta ao anúncio do Yahoo! na semana passada, falando que o seu espaço no servidor de emails é infinito, o Google contra-ataca e lança o Gmail com espaço infinito+1. Será???

    Alguns sites também estão relatando a mesma noticia, assim como o Meio Bit, Arcanjo e Info Online. O 1° a divulgar foi o BBSpot , ( No rodapé do site existe um disclaimer que revela que o site todo é uma sátira de notícias e tem como objetivo ser engraçado), será que novamente alguns editores cairam nas mentiras de 2° de abril?

    Curiosamente em abril de 2005, o Gmail fez uma brincadeira em seu primeiro aniversário que prometia aumentar a capacidade de armazenamento para o tal “infinito +1″. Segue a ilustração da época:

    O blog de Rafael Arcanjo ainda trás a seguinte frase supostamente dita por um engenheiro do Google: ” …que quando você encher sua caixa de emails no Yahoo! Mail, pode transferir suas mensagens para o Gmail e ainda guardar mais uma mensagem (!). Não é incrível ?”

    Fica a dúvida no ar!

    Fonte: Info

    Editor e reprodutor de tablaturas SONGWRITE no Ubuntu

    Esse pequeno e simples artigo visa instruir usuários do Ubuntu a instalar o songwrite em suas máquinas. Para que o songwrite funcione é preciso instalar antes de tudo, se você não tiver, o python2.2 e o lilypond.

    Através do apt-get baixe instale o python 2.2 e o lilypond:

    $ sudo apt-ge...

    Prefeitura de Fortaleza terá plano diretor em Software Livre

    A partir de maio próximo a empresa gaúcha Propus e a cearense Bureau Tecnologia iniciam o trabalho de desenvolvimento de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) na Prefeitura de Fortaleza, de cuja licitação foram vencedoras. A iniciativa teve também o apoio da Agência de Desenvolvimento na área de Tecnologia de Informação, Softsul. Na foto a prefeita Luizianne Lins.

    Fundador da Red Hat explora o mundo da Web 2.0 em seu novo negócio

    Idéia do empreendedor é oferecer alternativas ao modelo existente e se aproveitar das carências do mercado para prestar um novo serviço, como explica nesta entrevista.

    Google cria registro completo de histórico

    O Google Web History, uma nova ferramenta da gigante das buscas, foi anunciado recentemente. O sistema amplia as capacidades do anteriormente chamado Histórico de Pesquisas, propondo aos seus usuários criar uma relação completa de sites acessados, termos pesquisados e qualquer conteúdo visto por seus usuários. Veja mais

    Dicionário multi-línguas Everest (free) e outros

    Minha contribuição é a deste dicionário que encontrei quando fiz uma garimpagem na net à busca de alternativas free ao Babylon. Desde então venho utilizando-o e me tem sido muito útil.

    Tributo à Revista do Linux: BR-Linux traz ao ar novamente as primeiras 44 edições

    A Revista do Linux foi a pioneira a enfrentar o complicado mercado editorial brasileiro para publicar com periodicidade definida uma revista exclusivamente sobre Linux e Código Aberto.

    Graças aos abnegados que estavam à frente dela, incluindo a equipe original da Conectiva, com destaque para o Rodrigo Stulzer e o Rafael Rigues, ela chegou ao número 50, embora tenha enfrentado uma fase de trancos e barrancos no final - até chegar ao seu melancólico fim, confirmado em fevereiro de 2004 - quando iniciou-se um vácuo preenchido meses depois pela Linux Magazine, após uma breve tentativa da natimorta revista Copyleft (da qual circulou apenas a edição número zero, distribuída gratuitamente no FISL).

    Lembrando de tudo isso, e acreditando que o último dos mirrors comunitários da RdL saiu do ar há alguns meses, resolvi separar 14MB e disponibilizar o meu arquivo pessoal com 44 edições da Revista do Linux em HTML. Acredito que é o mais completo mirror comunitário da revista já publicado no Brasil, mas não tem todas as edições: falta o período entre a 45 e a 50, inclusive.

    Navegue, folheie e relembre os anos heróicos da popularização do Linux no Brasil!

    Psicoinformática educativa usando Linux

    “Sou pesquisador e desenvovi o método que denomino psicoinformática educativa. Uso tecnologia Linux para o meu trabalho, veja as matérias.”

    Enviado por GUSTAVO KONRADO JÚNIOR (konradojrΘgmail·com) - referência (isel.edu.br).

    Atualização do Ubuntu e Kubuntu Edgy para o Feisty

    “Aproveitando a onda de artigos sobre o Ubuntu Feisty Fawn, no meu blog relato a experiência que tive fazer ao fazer a atualização do Kubuntu Edgy Eft para a nova versão. Espero que seja útil.”

    Enviado por Alfredo Ribeiro (alfredo·engenhariaΘgmail·com) - referência (bluetux.com.br).

    Compartilhamento de perfis no Firefox

    “Continuando o artigo sobre PortableApps, agora escrevi um mostrando como acessar/utilizar o perfil do Firefox Portable a partir de um Firefox instalado localmente. Uso cotidianamente esse truque para acessar pelo Iceweasel no Debian GNU/Linux, mas deve funcionar em qualquer plataforma que tenha um Firefox disponível.”

    Enviado por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘcastelodotempo·com) - referência (bardo.castelodotempo.com).

    Atualizando o dicionário do OpenOffice no novo Ubuntu

    Diretamente do Hamacker's Palace: "Como aparentemente o BrOffice está demorando para lançar sua versão 2.2, então vou passar um passo-a-passo de como atualizar o dicionário PT_BR que veio junto com o OpenOffice 2.2 no Feisty. Por que?

    A primeira razão para isso é que o dicionário padrão que vem com o Feisty não é Português Brasileiro, mas um misto Brasileiro e Lusitano. Bem ou mal, com respeito a língua Lusitana usamos expressões bem diferentes e em geral não usamos a contração “cç” e “ct” com tanta freqüência como sugere o dicionário do OOo.org. A segunda razão é que é realmente complicado usar este dicionário, praticamente todas as palavras terminadas em “mente” são sugeridas como palavras separadas.

    O dicionário que acompanha o BrOffice possui versões distintas para PT_BR, PT_PT e ES_CL (espanhol-chile) e é maior e melhor que o que vem acompanhando o OOo.org. Recomendo a cada um que use uma dessas línguas a atualizar seu dicionário, eis o passo a passo."

    Saiba mais (hamacker.wordpress.com).

    Análise do Mandriva One Spring com KDE

    “Fiz uma pequena análise sobre o Mandriva One Spring. Tive uma boa impressão da distribuição, que ao meu ver esta muito boa para o Desktop. A analise fala sobre os programas instalados, processo de inicialização do Live CD e a impressão que tive do mesmo em relação a distribuição que uso atualmente que é o Kubuntu.”

    Enviado por Anakinpendragon (anakinpendragonΘgmail·com) - referência (anakinpendragon.wordpress.com).

    CDLivre 2.0 e Extra Games para download

    “É com prazer que anuncio mais uma vez o cumprimento da meta, e desde ontem a noite temos o CDLivre 2.0 e o CDLivre 2.0 Extra Games disponível para download! Como sabem, faltam seis dias pro FLISOL, e graças aos diversos altos e baixos conseguimos a colaboração de algumas pessoas e hoje o CDLivre está presente em pelo menos 13 cidades.”

    Enviado por David Ferreira - FZ (davidferreira·fzΘgmail·com) - referência (davidferreira-fz.blogspot.com).

    Nova oportunidade de estágio na LinuxSecurity Brasil

    “A empresa LinuxSecurity Brasil Solutions está disponibilizando uma nova vaga para estágio remunerado em administração de redes e sistemas Linux para a cidade de Marília, interior de São Paulo, com possibilidade de inclusão no quadro de funcionários da empresa.

    Como exigências, o candidato deverá ter conhecimentos de inglês técnico (leitura e escrita inicialmente), ser autodidata, conhecimento básico/intermediário sobre sistemas Linux e noções de segurança, além de muita vontade de aprender principalmente.

    Interessados devem enviar seus currículos em formato texto puro (txt) para rh@linuxsecurity.com.br , incluindo pretensão salarial.”

    Enviado por Renato Murilo Langona (renatoΘlinuxsecurity·com·br) - referência (linuxsecurity.com.br).

    A LinuxSecurity hospeda o site do BR-Linux desde 2004.

    Reciclagem digital: Projeto de recuperação de computadores no DF

    Além de receber bolsa de 300 reais pelo trabalho, jovens têm acesso gratuito a curso de software livre.

    O conserto de computadores tem mudado a rotina de jovens carentes do Distrito Federal. Desde o início do ano, 28 jovens do Gama, cidade que fica a 30 quilômetros de Brasília, e de outras regiões próximas à capital federal trabalham na recuperação de computadores, monitores, impressoras e teclados no Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama.

    Órgãos públicos e empresas privadas doam computadores usados para o centro. Depois de consertados, os equipamentos são doados para bibliotecas, escolas, telecentros e outros projetos de assistência social.

    Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

    Folha de São Paulo detona Windows Vista

    A jornalista Paula Leite, da Folha de São Paulo, fez uma avaliação do Windows Vista Start Edition e pôde perceber o quanto é limitado esse sistema. Abaixo seguem as principais críticas sobre o sistema:

    - Limitação no número de programas abertos ao mesmo tempo. É isso mesmo, o usuário somente poderá abrir três programas ao mesmo tempo. Alguém pode achar muito, ter três programas abertos, mas, por exemplo, se você estiver rodando um programa leitor de e-mails, um programa de troca de mensagens e um navegador, você já terá alcançado o número máximo. Assim, o usuário já não poderá abrir um programa para escutar música. Ou seja, se você é usuário comum, já não poderá fazer uso total do seu computador, pois o sistema operacional da Micro$oft irá lhe restringir.

    - O sistema deixa sempre no canto inferior direito da tela um selinho do Windows Vista Starter. Algo extremamente irritante, como a própria jornalista comentou, você ser obrigado, o tempo todo, ficar enxergando a logomarca do produto.

    - O sistema limita o uso do hardware do usuário, pois o sistema só reconhece até 1 Gbyte de memória e disco rígido de até 120 Gbytes. Se você tentar colocar mais, o Vista Starter simplesmente ignora.

    - Vários programas que vêm na versão completa, ficaram de fora, como o ReadyBoost e o SuperFetch. Não conheço esses programas, mas, de qualquer forma, é mais um limitador que a empresa de Bill Gates impõe aos seus clientes. Assim, quando alguém lhe oferecer um Windows Vista Start Edition, pense nessas limitações.

    Fonte: softwarelivre.org

    Aneel discute regular web por rede elétrica

    A Aneel debate regular o uso da internet por energia elétrica e permitir sua exploração comercial a partir de 2008. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoverá debates com especialistas no assunto em Brasília, nos dias 3 e 4 de maio. Participarão do evento pesquisadores brasileiros e estrangeiros para falar de suas experiências com a tecnologia chamada de Power Line Communications (PLC).

    A PLC baseia-se na instalação de um cabo de fibra ótica que leve a conexão de internet até uma subestação de energia. A partir daí, a distribuição do sinal ocorre usando o cabeamento elétrico. O sinal web trafega em média tensão pela rede elétrica e amplificadores instalados a cada 500 metros garantem a manutenção da qualidade do sinal ao longo da rede.

    A principal vantagem da tecnologia é permitir a criação de redes de internet usando a infra-estrutura já existente das redes elétricas. De acordo com a Aneel, a PLC poderia ampliar fortemente os projetos de inclusão digital no interior do Brasil.

    Embora ainda não seja explorada comercialmente, a PLC é testada por empresas de energia no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

    Este mês, o Ministério das Comunicações anunciou uma experiência piloto que vai distribuir sinal de internet em 150 pontos de acesso na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. A distribuição será por PLC e será custeada pela Eletrobrás.

    Fonte: Info

    Internauta se livra de provedor no Speedy

    O internauta paulistano Dâniel Alves Fraga recebeu esta semana do Supremo Tribunal Federal a notícia pela qual esperava há mais de três anos: ele não precisa mais pagar um provedor para acessar o Speedy, da Telefônica.

    O processo aberto em 27 de novembro de 2001, sob o agravo de instrumento 494965, teve seu último julgamento no último dia 9 de fevereiro. Segundo Fraga, a vitória é definitiva e não cabe mais recurso para a operadora. O internauta é parceiro da Abusar.org, entidade criada para defender os interesses de outros usuários do Speedy que também não concordam com a exigência da Anatel de contratação de um provedor de conteúdo junto com um provedor de acesso em banda larga. A liminar pedida pela entidade que beneficia os usuários com IP fixo - ou seja, os usuários do Speedy antigo - ainda não foi julgada.

    Hoje, Fraga ainda paga um provedor para usar o Speedy, mas já pediu para sua advogada executar a decisão. As possibilidades são: ou a Telefônica retira a tela de autenticação que aparece no ato da conexão, ou fornece para ele uma senha específica, ou paga do seu bolso o provedor. O caso abre precedente para outros processos semelhantes, como o da própria Abusar.org ou o movido pelo Idec.

    Fonte: Info