Produtos Google


  • terça-feira, 3 de abril de 2007

    4Linux lança site de currículos gratuito para profissionais de software livre

    “Quem se cadastrar até 09 de abril pode ganhar uma passagem aérea grátis para o FISL.

    A empresa 4Linux, especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres, lança nesta segunda-feira, 02 de abril, o serviço Banco de Currículos, exclusivamente voltado para o mercado de software livre e open source. O serviço é gratuito tanto para profissionais quanto para empresas e recrutadores.

    A idéia de criar o serviço surgiu de uma demanda contínua da empresa. “A 4Linux recebe freqüentemente ligações de empresas solicitando profissionais de Linux, Infraestrutura e Desenvolvimento baseados em Software Livre e devido ao número crescente de solicitações decidimos fazer uma 'conexão direta' entre os profissionais e as empresas”, revela Rodolfo Gobbi, diretor geral da 4Linux.

    O serviço é todo feito pela Internet. O profissional insere seu currículo no banco de dados e a empresa busca o profissional pelo seu perfil. Experiência com projetos de software livre, trabalho em comunidades e certificação em Linux ganham destaque no perfil do profissional, e são os grandes diferenciais se comparado a um banco de currículo genérico. A empresa busca o perfil desejado e envia um e-mail solicitando a entrevista. Caberá ao candidato – que poderá se manter anônimo – decidir se aceita ou não participar da seleção.

    Para se cadastrar no site, basta acessar o link abaixo. O serviço é totalmente gratuito.

    Os profissionais que se cadastrarem no Banco de Currículos da 4Linux até o dia 09 de abril de 2007 concorrem gratuitamente ao sorteio de uma passagem para o 8º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre/RS, o maior evento de software livre do Brasil e um dos maiores do mundo. O sorteio, que inclui passagens aéreas de ida e volta e o ingresso para participar do evento, acontece na sede da 4Linux, em 09 de abril de 2007, às 16:00.”

    Enviado por Assessoria de imprensa 4Linux - referência (curriculo.4linux.com.br). A 4Linux é anunciante do BR-Linux.

    PhotoRec - Recuperando arquivos deletados

    “Precisei recentemente recuperar arquivos que um cliente meu perdeu, ele não sabe como, mas deve ter apagado, e como sempre, ninguém lembra de fazer backup. Então para resolver o problema encontrei esse programa PhotoRec, que recupera diversos tipos de arquivos deletados. Ele é software Livre e funciona em Linux,Windows ,Mac, FreeBSD e solaris. Ele recupera dados em diversos formatos em sistemas de arquivos FAT, NTFS, EXT2/3, HFS+. Depois da recuperação dos dados, documentei o processo de recuperação a partir do linux e gerei esse tutorial ensinando como usar este programa.”

    Enviado por Anakinpendragon (anakinpendragonΘgmail·com) - referência (anakinpendragon.wordpress.com).

    Código hacker vaza na web!

    O pesquisador em segurança Billy Hoffman
    criou um código em javascript que permite fazer testes de segurança e
    descobrir falhas em sites da web. Ao fazer a demonstração em uma conferência
    do funcionamento do Jikto (nome do programa), alguém conseguiu copiar a URL na
    qual o código estava armazenado. Não deu outra, logo depois o código estava
    disponível na web.

    O Jikto instala-se anonimamente quando você visita um site que contenha este
    código escondido e emprega uma técnica de driblar a segurança do javascript
    para testar os sites visitados. Achando problemas envia os resultados para a
    SPI Dynamics. Essa é a teoria. Na prática parece funcionar como um spyware
    pois instala-se e envia informações sem aviso algum, mas por um boa causa,
    tecnicamente falando.

    O fato de o código ter vazado é ruim. Hackers mal intencionados podem usá-lo
    para criar um rede de navegadores insuspeitos que realizam testes de
    ataques aos mais diversos sites. Bem vindo às
    botnets em
    javascript.

    Fonte: Meio Bit

    segunda-feira, 2 de abril de 2007

    C,MM,N: o primeiro carro totalmente código-aberto

    Semana passada foi apresentado na feria de carros de Amsterdã, o AutoRAI, o primeiro carro opensource. :-)

    Ao contrário do OScar, embora publicado como o primeiro não passou de um carro-conceito, ao contrário deste holandês. A iniciativa foi feita pela "Stichting Natuur en Milieu" - Sociedade holandesa para natureza e meio-ambiente, e três universidades.

    O nome do carro é estranho, chamado c,mm,n, e se pronuncia como a palavra inglesa common. Todo o projeto, desenho, e qualquer detalhe técnico ou "segredo" estão disponíveis na Internet, e qualquer um poderá modificar, adicionar suas idéias, e compartilhar opiniões com a comunidade, ou até mesmo montar seu prórpio carro, com uma boa quantia de dinheiro :-P. Isso com certeza gerará um crescimento na tecnologia. Prova disso é o próprio Linux.

    Sustentabilidade ambiental é a palavra-chave do c,mm,n, possuindo emissão zero de poluentes, usando hidrogênio como combustível. Os motoristas também podem compartilhar facilmente condições de tráfego, planos de rota e estacionamentos disponíveis.

    É o código aberto ajudando cada vez mais o mundo :-D

    imagem

    Veja mais em:

    http://www.core77.com/blog/object_culture/cmmn_the_worlds_first_opensource_car__5847.asp

    Artigo: A evolução social do Linux, parte I

    “Foi publicado no Guia Do Hardware.NET o primeiro de uma série de artigos críticos sobre a evolução social do Linux. A parte I aborda que "O Linux é um dos "mundos" que mais evoluem em termos de novidades e velocidade, movido pela comunidade. Porém, quem não acompanha este processo, acaba por ser um vetor contrário à esta força, e tal fator prejudicial concentra-se no pré-conceito das pessoas com relação ao pinguim. Vamos discutir o porquê da histórica tendência de rejeição pessoal do Linux, suas consequências - e como curar as causas."

    Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

    Treinamento em Gerência de Configuração de Software em Brasília em Abril

    “Estão abertas as inscrições para novas turmas de cursos relacionados com Gerência de Configuração de Software através de ferramentas open source: Controle de Versão de Software com Subversion e Controle de Mudança com Trac.

    As turmas serão realizadas entre os dias 23 e 25 de abril em Brasília - DF. Ao todo, são 24 horas de treinamento em laboratório, com diversas atividades práticas que simulam operações administrativas e do dia-a-dia de desenvolvimento tais ciclo básico de operação, documentação e acompanhamento de projetos, rastreamento de mudanças, merging e uso de biblioteca comuns.

    Para mais informações, consulte o calendário de eventos. As inscrições podem ser feitas através do formulário de reserva on-line.”

    Enviado por Geraldo Campos (geraldocpsΘhotmail·com) - referência (pronus.eng.br).

    O guia dos preguiçosos para instalar o Knoppix em um pen drive

    O TuxMachines publicou um guia simplificado para instalar o Knoppix em um pen drive de 1GB, incluindo nele uma partição específica para armazenar o diretório home do usuário. O artigo parece estar sofrendo o efeito Digg e está indisponível neste momento.

    Veja também este guia disponibilizado pelo pendrivelinux.com, que também é simples, mas precisa ser executado a partir do Windows.

    Lançado o OpenOffice.org 2.2

    Foi lançada hoje a versão 2.2 do OpenOffice.org, trazendo uma série de novidades e avanços. Algumas das melhorias que deverão ser percebidas pela maioria dos usuários são as novas opções e recursos da exportação em PDF, e a ativação por default da opção de kerning de fontes, que melhora a distribuição espacial (e portanto o aspecto visual) dos textos usando a maioria das fontes de uso comum.

    Remover vírus do Windows usando pendrive com Linux

    “Link sobre como remover virus do Windows usando pen-drive com linux, pois é muito mais prático atualizar antivirus no pen-drive do que em um CD-ROM.”

    Enviado por kleber (okleberΘgmail·com) - referência (vivaolinux.com.br).

    Dell confirma que vai oferecer Linux instalado, mas não diz quando

    Depois de aventar a possibilidade, no mês passado, de que poderia vender alguns de seus notebooks e desktops com Linux pré-instalado, a Dell informou ontem (28/03) nos Estados Unidos que irá, definitivamente, oferecer o sistema operacional de código aberto em alguns dos seus produtos em vista da demanda do consumidor.

    Em um anúncio no web site IdeaStorm da companhia, a Dell afirma que vai oferecer alguns modelos específicos com Linux e que os detalhes sobre as configurações e versões serão divulgadas nas próximas semanas.

    Nenhuma indicação ainda foi dada pela empresa americana sobre a data em que a linha de máquinas será lançada comercialmente.

    Em um posto no blog corporativo da companhia (Direct2Dell), Matt Domsch, um arquiteto de software da Dell, disse que a fabricante vai trabalhar para assegurar que as necessidades de software serão atendidas aos usuários de Linux como parte da nova iniciativa da corporação em software livre.

    Leia também: Solutio360: Dell com Linux.

    Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

    Oficinas e cursos gratuitos de software livre no SESC PINHEIROS/SP

    “Música Digital Interativa (com Giuliano Obici) Iniciação à interatividade, design e manipulação sonora usando o ambiente de trabalho Pure Data e outros softwares livres associados.

    Curso de iniciação ao design sonoro em suporte digital abrange tanto o campo da música de manipulação em tempo real (live eletronic) como a arte sonora (instalação, netarte, arte interativa, design sonoro, etc). Dias 10, 12, 17, 19, 24, 26/04 e 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31/05, 19h30 às 21h30. Terças e quintas. Recomendável a partir de 16 anos

    Instalação do Linux e Introdução ao Software Livre (Equipe SESC) Instalação orientada de distribuição do sistema operacional Linux nos micros da Internet Livre. Noções básicas sobre os recursos e novidades do Linux e dos softwares e ferramentas livres. Dias 11, 18, 25/04 e 02 e 09/05. Quartas, das 15h às 17h.

    Edição de vídeo em Software Livre (Com Paulo Baroukh) Oficina de criação e edição de vídeo utilizando o Software Cinelerra
    Dias 21 e 28/04; 05 e 12/05, Sábados Das 14h às 16h30.

    Programação (Com Luciano Ramalho) - Introdução às linguagens do computador por meio de experimentos interativos para compreender as linguagens, ferramentas de trabalho do programador e estruturas de dados para representar textos, imagens e sons. Dia(s) 20 e 27/04 e 04 e 11/05. 19h30 às 21h30. Recomendável a partir de 16 anos

    Inscrições abertas - gratuitas - para todas as atividades (comparecer pessoalmente): SESC Pinheiros (Internet Livre, 2º andar), Rua Paes Leme 195, Pinheiros, São Paulo. Telefone: 3095-9492, internetlivrepinheiros@hotmail.com.”

    Enviado por Flavia Amorim (internetlivrepinheirosΘhotmail·com) - referência (sescsp.org.br).

    DesktopLinux.com: Google começa a apresentar anúncios do desktop Linux da Dell?

    “Steven J. Vaughan-Nichols, do DesktopLinux, afirmou ter visto anúncios do Google Ads sobre desktops Linux da Dell. Como eu não vi, não ponho a mão no fogo, mas o DesktopLinux é um site respeitável, então esta notícia vale, pelo menos, como curiosidade ao estilho "Caras para geeks" :)

    Esta notícia é interessante também porque vem num momento de grande espectativa, quando inclusive o GigaBlog faz um post sobre a importância dos computadores sem sistemas operacionais, que agora também fazem parte do portifólio da Dell. Vamos ver no que vai dar...”

    Enviado por Adam Victor Nazareth Brandizzi (brandizzi+br-linux·orgΘgmail·com) - referência (desktoplinux.com).

    Artigo: Ferramentas úteis: o máximo de funções no mínimo espaço

    “Foi publicado recentemente no Guia Do Hardware um artigo muito interessante que abrange o dia-a-dia de todos os micreiros, pro Carlos E. Morimoto:

    "Um dos problemas crônicos de quem trabalha na área de manutenção é que rapidamente a notícia se espalha e você acaba recebendo pedidos desesperados de ajuda não apenas de clientes, mas também de amigos, familiares e vizinhos. Este artigo tem como objetivo montar um "micro kit", contendo as ferramentas que acumulem o máximo de utilidade no menor espaço, de forma que você possa carregá-las com você e estar sempre pronto para o que der e vier."

    Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

    Leia também: O que você tem na sua caixa de ferramentas? (efetividade.net)

    Imagens de HD com o Gparted+Clonezilla livecd

    “Para que tem que fazer suporte em ambientes Windows, o Ghost sempre foi uma ferramenta tradicional. Agora com gparted e o clonezilla juntos ,muitos problemas se podem solucionar no mesmo livecd.”

    Enviado por Varamaster (espeedΘesfera·cl) - referência (gparted.sourceforge.net).

    Site da Oi fornece instruções de acesso para Linux

    “Não sei se é fato já conhecido, mas a operadora Oi Internet já oferece em seu site instruções (bem resumidas, infelizmente) para configurar a conexão pelo Kppp. Para quem era ignorado no passado, o Linux já a algum tempo é visto pelo mercado como um nicho importante, e os clientes que o utilizam já estão merecendo respeito.”

    Enviado por Copérnico Vespúcio (copernico·vespucioΘgmail·com) - referência (oi.com.br).

    Brasil é o terceiro país com mais CDs do Ubuntu

    “Não sei se sou o primeiro a reparar, mas ao acessar o fridge.ubuntu.com me deparei com o seguinte ranking de países que mais receberam CDs com uma distro Ubuntu distribuídos gratuitamente pela Canonical:

    1. EUA
    2. Espanha
    3. Brasil
    4. Chile
    5. Alemanha
    6. India
    7. Rússia
    8. Reino Unido
    9. França
    10. Austrália

    Números interessantes. Mas o quanto isso reflete de alcance da distribuição? Quantas pessoas versus unidades pedidas versus unidades que resultaram em uma instalação que isso significa?”

    Enviado por Lugusto (lugustoΘgmail·com) - referência (fridge.ubuntu.com).

    Acho que ninguém tem como responder diretamente às questões do Lugusto, mas certamente este não é o único indicador da popularidade do Ubuntu no Brasil: a distribuição foi lançada no final de 2004, e tanto em 2005 quanto em 2006 foi a mais votada entre as distrinuições desktop entre os participantes da promoção dos Favoritos do BR-Linux, além de ter ganho o Prêmio Info de melhor software em 2006.

    Vídeo promocional do FeniX Revolution

    “O Sistema FeniX tem agora disponibilizado um pequeno vídeo de demonstração do sistema rodando alguns aplicativos, efeitos do Beryl habilitado e algo mais no Youtube.
    É uma oportunidade para se conhecer melhor esta distribuição que vem instalada em diversas máquinas do PC Conectado, de marcas diferentes.

    Vídeo: Youtube

    Enviado por John Doe (prolinusΘbrturbo·com·br) - referência (200.250.222.91).

    É um vídeo promocional, e não uma filmagem do uso do desktop como usual.

    Firefox alcança 15% do mercado de navegadores, segundo a Net Applications

    “A pesquisa é referente ao mês de março. Internet Explorer agora conta com 78,57% do market-share. Firefox alcança 15,10%, Safari 4,51%, Opera 0,80% e Netscape 0,70%. É possível verificar o histórico de pesquisas desde a primeira, em outubro de 2004. O estudo atual demonstrou uma leve estagnação do IE7, em comparação com os meses recentes. Por outro lado, o Firefox mantém uma tendência lenta e gradual de crescimento, sendo que apenas no último mês cresceu em quase 1% - o único navegador que aumentou sua participação, descontando-se o 0,01% do Opera. Informações adicionais sobre a pesquisa e a metodologia do estudo podem ser verificadas, clicando-se no link help da própria página da pesquisa (em inglês).”

    Enviado por Dm7 (dmorales777Θyahoo·com·br) - referência (marketshare.hitslink.com).

    E-mail do Yahoo terá espaço ilimitado

    O Yahoo! anunciou que a partir de maio suas contas de email terão espaço ilimitado.

    Atualmente a empresa oferece 1 GB em contas gratuitas e 2 GB para assinantes, por US$ 20 anuais. Com a mudança, todas opções serão gratuitas e quem pagou pela conta Premium poderá pedir ressarcimento, segundo informa o blog americano TechCrunch.

    De acordo com os blogueiros, a empresa combaterá os que fizerem uso das contas ilimitadas principalmente para armazenamento, bloqueado as mesmas.

    Fonte: TechRunch

    Google confirma celular e existem boas chances de ele vir para o Brasil

    A diretora Geral da Google da Espanha e Portugal, confirmou que a empresa está trabalhando em um telefone celular.

    Google Mobile Segundo a executiva, a Google destina 70% do tempo de seus engenheiros em atividades do negócio de busca e publicidade, 20% em negócios que tenham a ver com esse núcleo e 10% para negócios que em algum momento poderão ter a ver com o negócio deles. O telefone da Google está neste último. Um detalhe revelador é que o aparelho deverá ser projetado para ter baixo custo, já que segundo Aguilera o objetivo do aparelho é criar “uma maneira de estender a sociedade da informação a economias menos desenvolvidas”. Portanto, se as informações da executiva estiverem corretas, e muito provavelmente devem estar, pode esperar o celular da Google aqui no Brasil, por que falando de economias em desenvolvimento, o Brasil sempre está no topo da lista, juntamente com Índia e China. E como ela falou em “estender a sociedade da informação”, esperamos que o celular tenha uma excelente integração com a web e, obviamente, com os serviços da Google.

    Fonte: Noticias.com

    CD de 1TB? Ai vem o TeraDisc

    A empresa emergente Mempile, localizada em Israel, anunciou estar no caminho para quebrar a barreira de 1 Terabyte de dados armazenados em discos ópticos. Ao contrários dos DVDs e CDs, a tecnologia TeraDisc, ainda em fase de desenvolvimento, utiliza um disco transparente, sem aquela tradicional camada reflexiva.

    Mesmo com os recentes avanços das tecnologias de laser azul, o armazenamento óptico tem restrições ao aumento no número de camadas que podem ser gravadas em um único disco. Isso acontece porque a reflexão apenas parcial das múltiplas camadas leva à redução do sinal, aumentando o ruído e a interferência.

    Disco óptico 3D

    Na nova tecnologia, a gravação dos dados é feita em mais de 100 camadas virtuais, permitindo uma espécie de armazenamento em 3D ao longo de todo o volume do disco. A empresa já conseguiu demonstrar o funcionamento da tecnologia em discos com 0,6 milímetros de material ativo.

    Os engenheiros da Mempile estão agora trabalhando para atingir uma espessura de 1,2 milímetros, a mesma de um DVD. A previsão é de que esse objetivo seja alcançado por volta de 2010, quando então o disco óptico transparente da espessura de um DVD terá 200 camadas, com capacidade para armazenar 5 GB de dados cada um - 1 Terabyte no total.

    Fonte: 1byte

    Novo recorde de tranferência de dados !

    A Alcatel-Lucent afirmou ter atingido um novo recorde mundial de transmissão de dados após conseguir transmitir à taxa de transferência de 25,6 Tbps (Terabits por segundo) através de fibra ótica. De acordo com o site VNUnet, através da infra-estrutura criada é possível transmitir a informação contida em 600 DVDs em apenas um segundo. Os resultados foram obtidos por 160 canais da tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexed) que, através de um cabo, permite utilizar diferentes freqüências para transmitir os dados. A nova transmissão, realizada através de três conexões de 80 km, ultrapassa o recorde anterior de 14 Tbps, estabelecido em setembro de 2006. A Alcatel foi ajudada por cientistas do Instituto Nacional de Informação e Tecnologias de Comunicações de Tóquio e o Sumitomo Osaka Cement, de Chiba, Japão. Segundo o anúncio oficial, a Alcatel-Lucent também foi a primeira empresa a realizar outras façanhas: Primeira transmissão a 1 Tbps
    Primeira a quebrar a barreira de 10 Tbps em um único cabo de fibra ótica
    Maior capacidade já transportada em distâncias transoceânicas (6 Tbps)
    Transmissão de 100 Gbits/s em uma rede de 2 mil quilômetros Com este tipo de pesquisa, a empresa espera desenvolver sistemas de transmissão mais eficiente e de maior velocidade, suprindo uma necessidade cada vez maior de redes rápidas, conforme explicou Romano Valussi, presidente da divisão de atividades óticas da Alcatel-Lucent.

    Fonte: Yahoo

    Computadores recebem ataque a cada 39 segs

    Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, dos EUA, descobriu que computadores conectados à Web são atacados a cada 39 segundos, em média. Em um único dia, os PCs são alvo de crackers e malwares 2.224 vezes. ”Esses dados fornecem evidências quantificáveis de que os ataques acontecem todo o tempo nos computadores conectados”, disse Michel Cukier, responsável pelo estudo conduzido pelo Centro de Risco e Confiabilidade da instituição. Ele e mais dois estudantes utilizaram quatro computadores rodando distribuições (não especificadas) de Linux, cujas configurações de segurança eram mínimas. “A maioria dos ataques eram realizadas por programas automatizados (scripts) que varrem milhares de computadores à procura de vulnerabilidades”. Um recurso freqüentemente usado por esses scripts é a inclusão de uma lista de nomes de usuários e senhas no código desses programas, o que facilita o acesso aos computadores, segundo o site Heise Security. O nome de usuário mais comum é “roots”, 12 vezes mais utilizado do que “admin”, o segundo colocado nesse ranking. Outra descoberta feita pela equipe de Cukier: 43% dos usuários utilizam o próprio nome como senha. Outra prática comum é acrescentar ao próprio nome seqüências numéricas óbvias como “123″ ou “1234″. Por conta disso, Cukier concluiu que se os usuários tivessem o cuidado de criar senhas e logins menos óbvios, o nível de segurança em suas máquinas aumentaria drasticamente.

    Fonte: Modulo