Produtos Google


  • quarta-feira, 28 de março de 2007

    Asterisk - Instalando o AsteriskPBX 1.4 no Ubuntu Server 6.06 LTS com interface FXO X100P

    Apresento-lhes um passo a passo para instalar e configurar o Asterisk, deixando-o pronto para a configuração do plano de discagem, abrangendo desde a preparação do Ubuntu Server até o teste de funcionamento. Em artigos complementares tratarei sobre plano de discagem e outras ferramentas para seu PBX.

    VMware entra para o Linux kernel

    A próxima versão (2.6.21) do Linux kernel deverá incluir uma característica de virtualização desenvolvida pela VMware, chamada VMI. Fonte.

    Tutorial: Configurando uma VPN com Openswan

    “Continuando com a política de compartilhar livremente o conhecimento adquirido, estamos disponibilizando um novo tutorial, sobre configuração de uma VPN com Openswan. Comentários sobre os tutoriais já disponibilizados, como críticas, sugestões e dúvidas, são bem vindas também. Boa leitura!”

    Enviado por Sandro Venezuela (sandroΘlinux2business·com·br) - referência (linux2business.com.br).

    Lançamento da versão 0.8.10 do Stoq - homologação junto às Secretarias de Fazenda estaduais

    “A equipe Async/Stoq com muita satisfação anuncia a versão 0.8.10 do Stoq. Este release é preparação para o lançamento da versão 0.9.0, e visa a homologação da frente de caixa do software junto às Secretarias da Fazenda dos estados.

    Os principais atrativos da versão 0.8.10 são melhorias no suporte às impressoras fiscais, com criação de constantes tributárias e de métodos de pagamentos. Foi realizada a implementação inicial do aplicativo de contas a pagar, sendo registrado no aplicativo as parcelas originarias de um pedido de compra. Também foi incrementado a aplicação de contas a receber a opção de baixa de recebimentos, possibilitando ao usuário um perfeito controle dos pagamento de seus clientes, com exibição da data do pagamento na interface principal. Outra novidade é a possibilidade de troca de usuário e aplicativo através de um outro aplicativo já aberto.

    Outro detalhe importante é que não estamos fornecendo junto com este release o suporte para migração de instalações da versão 0.8.9 para a versão 0.8.10. Desta forma, para operar adequadamente com a versão 0.8.10 é necessário criar uma nova base de dados antes de usa-la.

    Uma solução TEF Linux está sendo negociada com a VISANET, dependendo apenas do parecer jurídico da instituição para que seja dado andamento no processo de desenvolvimento.”

    Enviado por Silvio Rangel (silvioΘasync·com·br).

    INFO: Fundação exige versão Linux de software do IR

    “SÃO PAULO – Um movimento organizado pela Fundação Software Livre exige uma versão Linux do software para declarar o IR.

    O movimento é liderado por Alexandre Oliva, que organizou um abaixo-assinado na internet pedindo que a Receita desenvolva uma versão Linux do programa gerador de declarações do imposto de renda e do programa para envio da declaração.

    Na página do movimento, Alexandre Oliva afirma que há discriminação por parte da Receita contra os usuários de distribuições Linux, já que o software do IR é desenvolvido exclusivamente para Windows.”

    Enviado por Igor Oliveira (ijgoliveiraΘgmail·com) - referência (info.abril.uol.com.br).

    Leia também:
    - FSFLA convida: Assine a Petição contra os Softwares Impostos pela Receita Federal
    - Campanha da FSFLA contra "Softwares Impostos" no Brasil
    - FSFLA convida: Escreva para a Receita Federal brasileira contra os "Softwares Impostos"

    Manutenção e recuperação de PCs com Windows usando o Trinity, um Live CD de Linux

    O site TriedIT fez uma breve análise do Trinity Rescue Kit, um live CD de Linux que inclui funcionalidades básicas para recuperar computadores Windows com problemas, situação que administradores de redes mistas enfrentam com alguma freqüência. Dando boot pelo CD do Trinity em um micro com Windows que esteja com problemas você tem acesso (via Linux) a recursos como:

    • reset de senhas locais do Windows
    • 4 anti-vírus diferentes com atualização automática
    • acesso completo (leitura e escrita) a partições NTFS
    • clonagem de partições NTFS via rede
    • servidores ssh e samba locais
    • "undelete" de arquivos
    • recuperação de partições

    Se você administra uma rede mista, vale a pena se informar sobre esta opção.

    Saiba mais (triedit.org).

    terça-feira, 27 de março de 2007

    Mandriva Conectiva busca instrutores

    A Mandriva Conectiva, uma das principais desenvolvedoras Linux do mundo, está buscando profissionais com conhecimentos avançados em Linux e experiência em treinamentos para ministrar seus cursos oficiais em entidades parceiras das cidades de Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). As vagas são para instrutores de toda a linha de treinamento da desenvolvedora e os interessados devem enviar currículo detalhado até o dia 27 de abril para o e-mail curriculos_training@mandriva.com. Sobre o Mandriva Co...

    KnowledgeTree - Um Gerenciador Eletrônico de Documentos funcional

    Repositório de documentos em uma empresa é algo extremamente complicado, isto quando existe documentação! Na maioria das vezes os documentos são espalhados por diretórios diferentes em servidores diferentes, dificultando sua procura. O KnowledgeTree é um GED que ajuda na organização da documentação e provê funcionalidade e agilidade para a empresa. E melhor, é free!

    Diminuindo o consumo de memória no uso do Firefox

    O Firefox costuma a utilizar cerca 64MB da sua memória, após essa configuração cairá para 18MB!

    Abra seu navegador Firefox;
    Digite na caixa de URL: about:config
    Com o botão direito, nova opção/boolean;
    Abrirá uma caixa de diálogo;
    Coloque esse nome: config.trim_on_minimize
    Depois c...

    Apresentando o FenixSQL - Ferramenta de Banco de Dados para Interbase / Firebird

    FenixSQL é uma ferramenta para manipulação de Banco de Dados Interbase ou Firebird. Pode ser considerado o substituto do IBExpert usado no Windows.

    Shell-Script: Script para fazer download de vídeos do YouTube

    Script criado para facilitar o download de vídeos do YouTube.
    Podemos fazer inclusive downloads de vídeos em massa, basta colocar o endereço.
    Os vídeos são baixados diretamente e convertidos no formato mais adequado, .mpg ou .avi. O nome do vídeo é inserido automaticamente, automatizando downloads de vários vídeos.
    O Script está bem simples e explicativo. Qualquer dúvida ou sugestão, é só avisar.
    Favor comentar!

    OpenSUSE 10.2 sempre atualizado

    Um sistema sempre atualizado é fundamental para a estabilidade e segurança das aplicações que serão rodadas nele. Neste artigo demonstrarei como fazer para que seu sistema esteja sempre com todas as atualizações oficiais do OpenSUSE 10.2.

    Mudar todos os ícones das pastas e tipos de arquivos usados no KDE

    Olá pessoal, uma coisa que acho muito legal no KDE é mudar os ícones das pastas usadas no sistema.
    Acontece que em alguns casos o tema de ícones no geral é legal, mas os ícones das pastas ou de um tipo de arquivo específico é ruim. Então você pode mudar o ícone assim:
    1 - Clicando na pro...

    Colocando programas no system tray

    O programa pode ser encontrado neste site:
    No site você encontra pacotes para várias distribuições, escolha a sua e faça o download.
    No Fedora Core 6 ele já vem no repositório do yum, então é só você executar:

    # yum install -y alltray ...

    Customizando o (K/X/ED)Ubuntu Linux Live-CD

    Neste artigo serão descritas uma série de técnicas necessárias para customizar o live-cd do Ubuntu e suas variações (Kubuntu, Xubuntu, EDubuntu). A prática de custumização é aceita e prevista pela licença do Ubuntu. Para conseguir esse tutorial em PDF acesse http://anakinpendragon.wordpress.com/.

    Solução de problemas com wireless no Ubuntu Linux

    Depois de comprar meu notebook HP Pavilion dv1740-br, passei quase 1 mês pra conseguir configurar a wireless broadcom, fazia tudo certinho como explicavam os artigos dos nossos amigos colaboradores, mas nunca tinha resultado. A luz da wireless nunca acendia, então achei a solução, tomara que vocês sejam bem sucedidos também.

    Mostra de soluções de TIC no setor público em Brasília

    “Entre terça e quinta feiras desta semana, Brasília receberá a Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público, onde poderão ser vistas palestras, estudo de casos, mesas-redondas e oficinas sobre como o governo federal está alavancando o uso da tecnologia para atender as demandas do cidadão. O site do evento, público e gratuito, é www.solucoestipublica.gov.br.

    Vale destacar algumas participações ilustres. O Prof. Imre Simon, da USP, estará no painel que discutirá Inovação e Educação para o Desenvolvimento. Rodrigo Assumpção, do SLTI/Ministério do Planejamento, apresentará o Projeto Computadores para Inclusão. Renato Martini moderará o painel sobre a 3a Geração do Software Livre. Rogério Santanna, também do SLTI/MP, contribuirá com o painel sobre a Cidade Digital. Estas, e várias outras, participações revelam a força da tonalidade de software livre nas ações, e não apenas no discurso, de TIC do governo federal.”

    Enviado por Barnabex (barnabexΘmailinator·com) - referência (solucoestipublica.gov.br).

    Análise: Mandriva 2007 Free

    “Foi publicado recentemente no Guia Do Hardware uma análise do Mandriva 2007 Free: "O Mandriva é mais uma distribuição clássica, união entre as grandes Mandrake e Conectiva. Vamos ver nesta análise os pontos positivos e negativos da distribuição, sua usabilidade e organização. Já vou adiantando que, facilidade é o resumo desta distribuição, em uma palavra."

    O texto possui muitas telas, explicando os diferenciais desta distro, versão 2007.”

    Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

    Screenshots do Epidemic no LinuxQuestions.org

    Aqueles que estão curiosos para ver como é a cara da mais nova distribuição linux brasileira, mas ainda não tiveram a oportunidade de baixar sua imagem ISO, podem conferir, no link abaixo, os vários screenshots do Epidemic GNU/Linux 1.0 publicados pelo LinuxQuestions.org: http://shots.linuxquestions.org/?linux_distribution_sm=Epidemic%201.0

    Por dentro das funcionalidades do BrOffice

    Acompanhando a avassaladora projeção que a suíte de escritório de código aberto BrOffice - versão nacional do aclamado OpenOffice - vem ganhando a cada dia, a Brasport Editora chega com um lançamento para descomplicar a vida do usuário que está pensando em migrar para essa nova alternativa e ter à sua disposição uma gama de aplicativos capaz de gerar todos os tipos de documentos necessários a uma perfeita administração de uma pequena ou média empresa.

    Guia de Cluster será lançado no fisl8.0

    O Guia de Estruturação e Administração de Ambiente de Cluster, coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, será apresentado na abertura do 8º Fórum Internacional Software Livre – fisl8.0.

    Firefox passa IE na Finlândia e Eslovênia

    SÃO PAULO - Nova pesquisa da consultoria francesa XiTi aponta o Firefox a frente do Internet Explorer na Finlândia e Eslovênia.

    segunda-feira, 26 de março de 2007

    Cientistas japoneses criam ‘bateria de papel’

    Novidade fina e flexível pode revolucionar eletrônicos portáteis.Bateria pode ser comercializada em três anos, diz pesquisador.Cientistas da Universidade de Waseda, no Japão, criaram uma bateria de polímero mais fina que uma folha de papel, que poderá revolucionar a indústria dos eletrônicos portáteis -- setor que segue a lógica do “quanto menor, melhor”. A espessura da novidade é de 200 nanômetros, sendo que um nanômetro representa a milionésima parte do milímetro.

    Novell ambiciona ser a maior integradora do Vista

    "Na sequência da inesperada e controversa parceria com a Microsoft, a Novell assume que pretende reforçar-se como integradora de aplicações open source através do novo Vista." Veja mais na fonte.

    Nokia prepara Intellisync para Linux

    Mais de um ano depois de adquirir a empresa especialista em sincronização de dados, Intellisync, a gigante Nokia assinalou sua intenção de lançar o software para Linux. A solução Intellisync para sincronização de dados e gerenciamento de dispositivo pode rodar "atrás de firewall" ou hospedado; entretanto a versão in-house foi 'amarrada' ao Windows. Fonte

    Governo Sul-Africano passará a software livre

    África do Sul, a primeira potência econômica africana, considera estratégica a política de adoção de software livre na administração.

    Firefox teve menos falhas de segurança que o IE em 2006

    "Tempo entre descoberta dos bugs e correções foi, em média, menor no navegador da Fundação Mozilla do que no da Microsoft."

    Parlamento francês escolhe Kubuntu, não Ubuntu

    Há pouco tempo noticiava-se que o Parlamento francês havia decidido migrar para Linux e pouco demorou para serem publicadas notícias dizendo que haviam escolhido Ubuntu. O que muitos esqueceram foi do K inicial. Assim nos conta Jonathan Ridell (fundador do Kubuntu) em seu blog e o jornal Le Monde, sobre a escolha do Kubuntu (com KDE), e não Ubuntu (com Gnome), para seus mais de 1000 equipamentos.

    II Seminário Regional de Inclusão Digital e Software Livre

    É com grande satisfação que a linha de pesquisa em Inclusão Digital do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (RS) lhe convida a participar do II SEMINÁRIO REGIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL E SOFTWARE LIVRE, a realizar-se no período de 02 a 04 de abril de 2007 no prédio B5 - curso de Ciência da Computação UPF.

    TufTab, um UMPC com Linux

    umpc

    Notícia publicada originalmente no blog pedroaxl.com.


    O TufTab da TabletKiosk é sim um UMPC comum, ele é feito para executivos usarem no dia-a-dia no lugar de um Palm ou PocketPC (tenho minhas dúvidas quanto a praticidade de trocar um deles por isso), um detalhe que chama a atenção é que o case diz ser construido para aguentar poeira, chuva e vibrações.

    Ele tem um processador Via C7-M ULV (Ultra Low Voltage) de 1.2 GHz (este processador suporta até SSE3), 1GB de RAM DDR400, chipset VIA VX700 com controlador de video integrado, HD de 40GB (opção para 160GB) e tela de 7" com backlight de LEDs.

    Além disso vem com rede Wireless 802.11b/g, camera de 1.3 Mega Pixel (também funciona como Webcam), Bluetooth 2.0 + EDR (Enhanced Data Rate, um recurso bem comum para melhorar a taxa de transferência) e leitor de impressões digitais.

    Até ai tudo nada demais, praticamente tudo que um UMPC normal tem. O legal é que eles oferecem uma versão que já vem com o SuSE Linux instalado (e você ainda economiza 75 dólares em relação à versão com Windows Vista, que custará US$ 1699, a venda a partir de abril).

    Mas pelo eles não tão dando muito destaque a isso, só tem foto de divulgação com o Windows Vista, e no site só aparece perdido no meio do texto um detalhe falando sobre isso. É uma pena. Você pode ver mais detalhes dele aqui.


    Clique aqui para conferir a notícia completa.

    Lançada a terceira edição do GIMPZINE - PDF gratuito

    “Quero comunicar que a edição nº 3 do GIMPZINE esta disponível para download.

    Nesta edição temos:

    - 3 paginas da HQ “Vila do Ouro”;
    - Entrevista com Cristiane Jagmin;
    - Análise do Plugin Voronoi;
    - Imagens e muito mais…

    Quero aproveitar e avisar que dúvidas, dicas, comentários sobre o Zine podem ser feitas no fórum da comunidade "precisa de registro", o tópico já esta aberto! Ou comentários pelo meu Blog nesta notícia, não necessita registro. O feedback é muito importante para podermos melhorar mais!”

    Enviado por Anderson Prado (AndeOn) (andeonbr-ogimpΘyahoo·com·br) - referência (ogimp.com.br).

    ODF integra lista de padrões livres da ISO

    “Depois de ser aprovado como padrão em maio de 2006 e para publicação em dezembro do mesmo ano, o ODF passa a integrar a lista de padrões livres da ISO. Esta lista consiste dos padrões oficiais publicados que podem ser baixados sem o pagamento da taxa de 342 francos suiços.

    A disponibilidade do padrão ISO/IEC 26300 de forma gratuita possibilita que qualquer desenvolvedor possa utilizar o padrão de forma livre e gratuita.”

    Enviado por Roberto Salomon (rfsalomonΘopenoffice·org) - referência (standards.iso.org).

    Você já ouviu falar no Mozilla Desktop Environment?

    Esta é uma daquelas idéias que surgem ciclicamente: obter integração de aplicações estendendo softwares existentes de modo a torná-los responsáveis por um número maior de tarefas.

    Alguns aplicativos se juntam em suítes ou pacotes integrados, outros (como o Emacs) crescem de modo a oferecer diversas funcionalidades além da sua original, com grau de sucesso variado. O inverso também costuma acontecer, como no caso do integrado Seamonkey (ou "Mozillão") que deu origem ao Firefox, ao Thunderbird e a outros filhotes da família Mozilla, cada um com seu propósito bastante bem definido.

    E agora começou o movimento contrário, com desenvolvedores lançando a idéia de um ambiente desktop completo baseado na arquitetura do Mozilla, feito em XUL (como as extensões do Firefox). Quem sabe não é desta direção que surgirá o tão falado (e lendário) Google OS?

    Pessoalmente prefiro um sistema operacional desktop tradicional, com aplicativos rodando na CPU local. Mas o apelo de um desktop misto, com diversos aplicativos rodando on-line, é bastante claro, e não tenho dúvida de que acabaremos vendo um ambiente operacional baseado nesta idéia. E pode ser que ele surja primeiro do pessoal da Mozilla, se a idéia vingar.

    Saiba mais (nordichardware.com).

    Fundador do Debian comenta o estado atual da distribuição

    Ian Murdock, fundador do Debian, concedeu uma entrevista para a edição corrente da revista inglesa Linux Format, falando sobre diversos temas. A entrevista impressa é longa e variada, e foi complementada por um trecho adicional on-line em que Murdock comenta sobre o estado atual de sua mais conhecida criação: o Debian.

    Ian Murdock afastou-se do dia a dia do Debian há tempo suficiente para poder observá-lo externamente sob um ponto de vista privilegiado. E ele está bastante feliz com as realizações do projeto, e o impacto que ele vem causando.

    Ao mesmo tempo, Murdock acredita que a ausência de uma liderança forte, com tinta na caneta, e a presença de uma cultura organizacional que tende a tomar todas as decisões com base no voto, são a base da situação atual em que o projeto se encontra, com prazos definidos pela própria organização sendo perdidos devido a resistências e fricções internas do próprio projeto.

    Mesmo para quem discorda, é um ponto de vista interessante, vindo de alguém que vê o Debian de um ponto de vista absolutamente único.

    Saiba mais (linuxformat.co.uk).

    Qual é o seu? Microsoft divide empresas usuárias de Linux em 5 grandes grupos

    Uma das estratégias para uma empresa procurar obter avanços em um nicho dominado por produtos concorrentes é dividir os consumidores deste nicho em categorias, de modo a identificar quais os que têm maior potencial de vir a trocar de fornecedor.

    É uma estratégia eficaz, e aparentemente a Microsoft resolveu adotá-la agora para tentar ganhar fatias do terreno hoje conquistado pelo Linux. O Slashdot tem os links para uma interessante apresentação a respeito, bem como para um podcast explicando o assunto para os parceiros de negócios da MS.

    A imagem acima mostra o slide com os 5 grupos nos quais as empresas usuárias de Linux foram divididas, em ordem crescente da duração do ciclo de venda que o parceiro deve esperar encontrar: Linux Experimenter, Market Follower, Application Driven, Linux Aficionado e Unix Transitioner. Qual é o seu caso?

    O aspecto mais interessante é o slogan dos slides: "Microsoft - Vencendo o Linux da maneira Esperta". Se esta é a maneira esperta, como será que eles chamam a maneira dos discursos de Steve Ballmer que tem que ser desmentidos pela sua assessoria de imprensa no dia seguinte?

    Saiba mais (linux.slashdot.org).

    Morre criador da linguagem Fortran

    John Backus criou o Fortran na década de 50, quando mudou os paradigmas da computação ao introduzir na prática os conceitos de linguagens de programação de alto nível. Segundo ele, uma de suas principais motivações era a preguiça de programar diretamente em código de máquina - mas seus métodos fizeram sucesso também pela eficiência superior em relação aos antecessores.

    “"De acordo com Ken Thompson, criador do Unix, 95% dos programadores da sua época nunca teriam condições de exercer sua profissão se não fosse pelo Fortran."”

    Enviado por Buscator (opuscompuΘgmail·com) - referência (tecnologia.terra.com.br).

    Analisando o 'case' de uso do software livre no Banco do Brasil

    “A (PC)² publicou, na sessão de artigos de seu site, uma reflexão sobre como o projeto de adoção de softwares livres, desenvolvido pelo Banco do Brasil, tornou-se um dos maiores cases nacionais. A motivação para escrever o artigo veio das últimas notícias sobre a economia que o BB alcançou ao adotar o software livre em agências e terminais de consulta. Este, e outros artigos, estão disponíveis no endereço que segue.”

    Enviado por Rogerio Acquadro (rogerio·acquadroΘpc2consultoria·com) - referência (pc2consultoria.com).

    Red Hat pretende lançar Linux para o desktop das pequenas e médias empresas

    “A Red Hat, que produz uma versão do pingüim para empresas, anuncia que vai produzir um Linux para o desktop. A idéia da empresa é, em parte, competir com o SUSE Linux Enterprise Desktop, lançado em 2006. Voltado para pequenas e médias empresas, esse produto deverá ser comercializado principalmente pela internet.

    Com isso, a Red Hat tentará abranger novo mercado. Maior e mais bem-sucedida fornecedora mundial de Linux, a empresa cresceu produzindo uma versão do sistema operacional para corporações, o Red Hat Enterprise Linux.

    Não há uma data prevista para o lançamento do Red Hat para o desktop. O que se nota é um recrudescimento da disputa de mercado entre a Red Hat e a SUSE, a segunda maior fornecedora de Linux, que tem versões tanto para o desktop como para o servidor.

    Aparentemente, as distribuições Linux abriram sua temporada de caça ao desktop corporativo. Este mês a Mandriva, outro competidor, apresentou a versão beta de seu Corporate Desktop 4.0. Aqui, o caso é ligeiramente diferente. Mais conhecida pelo seu sistema para usuários individuais, a Mandriva agora acena para as empresas.”

    Enviado por Igor Oliveira (ijgoliveiraΘgmail·com) - referência (info.abril.uol.com.br).

    Wiki e listas para interessados em contribuir com o projeto do OLPC

    O Andres Biagi, da Associação do Software Livre, me procurou na manhã de hoje para adiantar que a ASL está provendo os recursos on-line para que interessados em colaborar com o projeto do laptop educacional do OLPC possam interagir.

    No momento há interesse especial em atrair o público das escolas técnicas para contribuir com o projeto. Dê uma olhada no wiki e nas listas, e participe!

    Saiba mais (twiki.softwarelivre.org).

    Linux em quiosques: análise dos live CDs Firefox Live, BoothCD e LiveKiosk

    O OSWeekly fez uma análise de 3 live CDs projetados para uso em quiosques de Internet (por exemplo, em computadores instalados em livrarias ou em cafés), comparando-os no que diz respeito a demandas básicas, como reconhecer automaticamente a rede, permitir o uso de periféricos comuns como teclados USB, e poder funcionar sem necessidade de técnico operador. Veja os detalhes e as conclusões.

    Saiba mais (osweekly.com).

    CMS, LMS: Desweb em busca de colaboradores

    “Sou o idealizador do projeto open source www.desweb.com.br , há algum tempo eu ando escrevendo alguns códigos para o mesmo e para os demais, mas a falta de tempo é sempre o principal problema. O projeto é destinado a profissionais de Internet, seja ele web designer, desenvolvedor web, webmaster, etc. Não precisa ter um nível tecnico avançado para participar basta apenas querer. Mais informações murilo@desweb.com.br.”

    Enviado por Murilo de Souza Lopes (muriloslΘgmail·com).

    Conheça 13 serviços de Web 2.0 desenvolvidos no Brasil

    “Há um ano, eram raros bons serviços locais. Hoje, difícil foi selecionar. Confira a lista de sites Web 2.0 desenvolvidos por brasileiros, preparada pelo IDG Now.

    O IDG Now! selecionou 13 serviços de Web 2.0 desenvolvidos por brasileiros. A seleção buscou mostrar exemplos de sites nas mais diversas áreas. Nesta lista você vai encontrar sites de mídia e favoritos sociais, despesas pessoais online e aplicativos para empresas, entre muitos outros. Leia mais...”

    Enviado por Camila Borgonovi (camilaΘgarimpar·com) - referência (idgnow.uol.com.br).

    Sacix lança novo site com wiki e sistema de tíquetes

    “O projeto Sacix, que desenvolve uma distribuição Debian customizada desde 2005 voltada para uso em ambiente servidor/thin-client, utilizada em diversos projetos de telecentros comunitários e laboratórios de informática. Lança hoje seu novo site utilizando trac, que provê entre outras ferramentas: Um wiki, que já possui diversos documentos de como utilizar o Sacix, dicas de como participar no projeto, e sistema de tíquetes para que os usuários técnicos e administradores de Sacix possam reportar bugs e sugerir novas funcionalidades.

    No novo site também estão disponíveis informações detalhadas sobre o status atual do desenvolvimento da nova versão do Sacix: Sagui, a primeira baseada em Debian Etch. Junte-se a nós!”

    Enviado por Gustavo Franco (stratusΘdebian·org) - referência (sacix.org.br).

    Primeiros Livros sobre Google Web Toolkit (GWT)

    “Esta semana, trabalhando um pouco com o GWT e lendo alguns feeds, encontrei a indicação de dois livros sobre o assunto, claro que ainda em inglês, mas serve como referência e indicação do amadurecimento do Google Web Toolkit. Se voce não conhece o GWT, então veja o post anterior, onde comentei o caminho das pedras para configurar um ambiente produtivo de desenvolvimento para aplicações com o Google Web ToolKit.”

    Enviado por Pedro Delfino dos Santos Neto (pedro·delfino3Θgmail·com) - referência (e-tinet.com).

    FSFLA convida: Assine a Petição contra os Softwares Impostos pela Receita Federal

    “A Receita já está ouvindo nossa comunidade e tem se mostrado disposta a dar passos na direção da transparência, da auditabilidade e da segurança de todos, mas ainda falta um empurrãozinho. Para facilitar, a FSFLA preparou uma petição com nossas reivindicações, em relação aos Softwares Impostos ilegalmente para o IRPF, e detalhou as razões para cada uma das solicitações. Você, que se importa com segurança, transparência, liberdade, respeito e justiça, não deixe de assiná-la!”

    Enviado por Alexandre Oliva (lxolivaΘfsfla·org) - referência (fsfla.org).

    Curso on-line de programação Perl

    A segunda fase do curso de Perl ministrado pela Lucia está em andamento.

    “Para aqueles que sempre tiveram vontade de aprender a programar em Perl, para os mais variados motivos, eis aqui um mini-curso, que dá uma pequena noção sobre como fazê-lo. O Curso foi originalmente escrito pela “lucix at linuxchix org br ( Lucia )”. Esse curso era enviado por email. Eu resolvi compilar ele em um só lugar, espero que gostem.”

    Enviado por Gustavo Roberto Rodrigues Gonçalves (gustavorobertuxΘgmail·com) - referência (gustavoroberto.wordpress.com).

    Site de Web 2.0 brasileiro quer encurtar tamanho de URLs

    Um dos sites brasileiros da web 2.0 mencionados na lista do IDGNow é o Peqno.com, cuja proposta é oferecer URLs alternativas (e curtas) para páginas cujos endereços sejam muito grandes ou pouco práticos de digitar, enviar em um e-mail ou publicar - a exemplo do que já fazem diversos outros serviços internacionais.

    O brasileiro Peqno.com é iniciativa de dois jovens de Santa Catarina: Dinei Vicente, de 21 anos, e Moises Back Böll, de 20 anos, ambos ainda estudantes de computação. Eu os procurei para saber mais detalhes sobre o uso de software livre na infra-estrutura e na aplicação, e mais uma vez confirmei a importância do código aberto para os sites da chamada web 2.0. Responde o Dinei: "Além de contar com ferramentas de cunho aberto, o sistema roda em servidores Debian tanto no ns1(USA) quanto no ns2(floripa). As bibliotecas de Ajax utilizadas também são projetos baseados na GPL e temos por objetivo a difusão do conhecimento através das ferramentas disponibilizadas. Não obstante, estamos na home do IDG Now como um dos 13 melhores serviços de web 2.0 do Brasil. Este serviço posteriormente terá um ponte para um projeto meu chamado Linuxpedia.com.br que visa o conhecimento aberto a todos, utilizando-se de muita usabilidade, portabilidade e interação."

    Saiba mais (peqno.com).

    Opções de segurança em sistemas de arquivos

    “O artigo Linux File System Security Options delineia vários métodos baseados em software para criptografar seus sistemas de arquivos em Linux. Ele trata sobre loop-AES, FUSE, eCryptfs, sistemas de arquivos esteganográficos, sshfs e ReiserFSv4.”

    Enviado por High Mobley (highΘqbangsolutions·com) - referência (weblog.infoworld.com).

    Prorrogadas as inscrições para o Criei, Tive Como 2007

    Prorrogadas as inscrições para a mostra de filmes e vídeos do 2º Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, que reúne representantes de todo o país em Porto Alegre, entre os dias 12 e 14 de abril

    Música, criação compartilhada, cinema, vídeos, programas de TV e de rádios comunitárias. Todas as artes digitais, produzidas com o software livre, farão parte do Criei, Tive Como! - Segundo Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Porto Alegre, RS, simultaneamente ao 8º Fórum Internacional Software Livre (FISL 8.0), um dos maiores da área.

    Um dos pontos altos do festival é a mostra de filmes e vídeos licenciados para livre distribuição. As inscrições para participar da mostra foram prorrogadas até o dia 30 de março. Serão aceitos vídeos e filmes curta, média ou longa metragem, nos gêneros ficção, documentário, musical, animação e experimental. A chamada de trabalho pode ser encontrada no site http://www.softwarelivre.org/news/8808. À critério da organização, a programação também poderá ser disponibilizada na Internet. As obras devem ser enviadas para o email: videoctc@gmail.com.

    Saiba mais (softwarelivre.org).

    FLISOL 2007 - Fortaleza - Chamadas de Trabalho

    “O FLISOL 2007 em Fortaleza é um evento organizado pelo Projeto Software Livre Ceará, estando em sua terceira edição, e sendo voltado para usuários e desenvolvedores de software livre da cidade. Para maiores informações sobre o PSL-CE, acesse: http://psl-ce.softwarelivre.org

    O propósito é promover o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

    Para alcançar este objetivo, realizaremos eventos em diferentes cidades de maneira simultânea para que os experts instalem, de maneira gratuita e totalmente legal, software livre nos computadores que as pessoas interessadas levarem ao evento.

    Além disso, estaremos selecionando palestras nos seguintes temas:

    * Aplicativos Desktop e Escritório
    * Desenvolvimento e Linguagens de Programação
    * Filosofia e Inclusão Digital
    * Multimídia
    * Redes, Administração de Sistemas e segurança

    Maiores informações sobre o envio de trabalhos veja em:
    http://www.psl-ce.softwarelivre.org/flisol/index.php/FLISOL_2007_Trabalh...

    Informações sobre o FLISOL veja em:
    http://www.psl-ce.softwarelivre.org/flisol”

    Enviado por F-Z (davidferreira·fzΘgmail·com) - referência (psl-ce.softwarelivre.org).

    Nas bancas: curso básico de Blender

    “Pessoal, está disponível nas bancas um livrinho básico para quem quer começar a se enturmar no mundo 3D livre do Blender. Lançado pela editora Minuano, ele só custa R$5,90, uma pechincha para quem não pode adquirir um livro mais caro ou não quer ler tutoriais enormes na tela do micro em idioma saxônico. O livreto já ensina o básico sobre a interface do software, teclas de atalho e demonstra 5 exemplos de modelagem e renderização de objetos simples. Para o número 2 está prometido o ensino de texturas, modelagem orgânica, modificadores e Mesh Tools. Os dois volumes juntos passam um bom conteúdo a um preço bastante acessível.

    Detalhe: É a primeira vez que vejo em banca literatura sobre software gráfico de uso livre, em português.”

    Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘlinuxmail·org) - referência (edminuano.com.br).

    Seminário de Telecentros da Petrobras

    “"Em setembro de 2004, a Petrobras assinou o convênio através do qual foi viabilizada a implantação dos 50 Telecentros em funcionamento em regiões carentes do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Hoje, já estão cadastrados mais de 100 mil usuários em todo o país, com uma média de 150 usuários/dia em cada um".

    "Em setembro próximo, a Petrobras encerra o ciclo de três anos de investimentos no projeto dos Telecentros de Inclusão Digital. A meta, agora, é assegurar a autonomia das 50 unidades implantadas em todos os estados do país nesse período."

    O seminário, que vai até o dia 25 de março, acontece em Salvador - BA.

    Os telecentros do projeto da Petrobras usam Linux Sacix, que é uma derivação do Debian.”

    Enviado por Emanuel San (emsΘterra·com·br) - referência (NoticiasPetrobras.com.br).

    Corinto Meffe: "Um primeiro modelo para o software público"

    Corinto Meffe avisa que saiu a sua nova coluna no Portal da ComputerWorld do Brasil, na seção Governo, intitulada "Um primeiro modelo para o software público".

    Trecho: "No ano de 2005 diversos fatores começam a mudar o rumo do embate legal. Alguns, pelo seu pioneirismo e importância, merecem destaque: i) o resultado do estudo da Fundação Getúlio Vargas demonstrando que a Licença Pública Geral - GPL, adotada pelo software livre, não fere a Constituição e nem o Direito Público e Administrativo [2]; ii) o sistema de inventário CACIC, desenvolvido pela Dataprev, liberado como primeiro software do setor público federal com a licença GPL e; iii) o Decreto do Estado do Paraná que estabelece diretrizes para o licenciamento de programas de computador de titularidade de entidades da Administração Estadual [3]. Estes resultados fizeram ressurgir um novo debate em torno do software público e um amadurecimento do conceito."

    Saiba mais (computerworld.uol.com.br).

    Desenvolvedores do projeto comparam JeguePanel com MS Exchange 2007

    “Apesar do JeguePanel ter recursos exclusivos na gestão de servidores de e-mail a nossa equipe sempre se perguntou se eram suficientes para competir de igual para igual com às soluções proprietárias mais utilizadas no mercado.

    Por curiosidade buscamos no site da Microsoft a tabela de características do novo MS Exchange 2007 e percebemos que o JeguePanel tinha a mesma quantidade de recursos.

    Mas nem sempre quantidade significa qualidade. Este é o caso: os recursos que o JeguePanel oferece que não estão presentes no MS Exchange 2007 são fundamentais para facilitar o gerenciamento de um servidor de e-mail. Coisas como controle de envio para listas, controle de envio/recebimento por tamanho de mensagem por domínio e usuário e finalmente a integração com anti-vírus não estão disponíveis no MS Exchange 2007.

    Para provar isso decidimos fazer uma tabela comparativa entre os dois sistemas. Surpreenda-se! É o desenvolvimento de Software Livre no Brasil fazendo cada vez mais e melhor.

    Para ver a tabela comparativa entre o JeguePanel e o MS Exchange 2007 visite o link abaixo.”

    Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·biz) - referência (lesp.anahuac.biz).

    Em alguns países da Europa, o Firefox já ultrapassa Internet Explorer

    “O Firefox já é o navegador mais usado em alguns países da Europa como a Finlândia e a Eslovênia, onde sua participação no mercado já ultrapassa os 40%, superando seu maior rival, o Internet Explorer, da Microsoft. A informação é da consultoria XiTi, especializada em soluções para medição de audiência na Internet.

    Segundo pesquisa da empresa, a atuação do browser de código aberto na Europa passou de 19,4% em abril de 2006 para 24,1% em março de 2007. Na França, em um ano, essa porcentagem pulou de 17,3% para 22,3%, enquanto na Espanha o crescimento foi mais moderado: de 15% para 17%.

    No entanto, o navegador da Mozilla Foundation perde espaço em outros países do Velho Continente, como na Hungria, que registrou queda de 3,9%, na Dinamarca (1,7%), na Estônia (1%), Países Baixos (0,7%) e Itália (0,5%). De acordo com a XiTi, tal diminuição seria causada pelo fato de que o Internet Explorer 7 instala-se automaticamente no Windows XP e já vem embutido no Vista.”

    Enviado por Igor Oliveira (ijgoliveiraΘgmail·com) - referência (wnews.uol.com.br).

    Recuperando o dinheiro do Windows pré-instalado em computador da Dell

    O texto conta como o autor fez para receber de volta da Dell no Brasil o preço da licença do Windows que veio instalada em seu computador.

    “"Recebi um e-mail de um amigo que recebeu o dinheiro do Windows de volta de um computador da Dell que comprou. Segue abaixo o e-mail que ele enviou:

    Comprei um computador da Dell, chegou ontem. Eu estava interessado em um modelo que suportasse os processadores Core 2 Duo. A idéia era comprar o computador com um Celeron e posteriormente trocar o processador por um Core 2 Duo (ainda está muito caro) (...)"”

    Enviado por Andre Noel (andrenoelΘubuntu·com) - referência (andrenoel.com.br).

    Curso de Gerência de Configuração com Trac e Subversion

    “A Pronus acaba de lançar o novo curso de Gerência de Configuração com Trac e Subversion. Este novo curso apresenta essas duas excelentes ferramentas de forma conjunta, produzindo uma solução integrada, ideal para toda e qualquer equipe de desenvolvimento de software.

    O treinamento tem um total de 16 horas, nas quais todos as tarefas do dia-a-dia de desenvolvimento relacionadas a controle de versão e de mudança são abordadas em detalhes, e reforçadas através de diversos exercícios práticos. Os participantes já aprendem a:

    1. Lidar com o ciclo básico de gerência de configuração;
    2. Manter a rastreabilidade dos pedidos de mudança em relação aos itens do projeto e vice-versa;
    3. Trabalhar com segurança em todos os itens do projeto, em paralelo com outros desenvolvedores, sem perda de informação;
    4. Desfazer alterações efetuadas em versões anteriores;
    5. Recuperar qualquer versão de um ou mais itens armazenado no repositório;
    6. Analisar todo o histórico de evolução do projeto;
    7. Acompanhar o andamento do projeto através de diversos tipos de relatórios e mecanismos;

    Para mais detalhes e o programa completo, veja a página do curso.”

    Enviado por Geraldo Campos (geraldocpsΘhotmail·com) - referência (pronus.eng.br).

    Aprenda a criar uma distribuição Linux em apenas um disquete

    “HOWTO Build Your Own LFD ou "Como Construir Seu Próprio LFD", é um tutorial que ensina como você criar, a partir do zero, sua própria distribuição Linux que cabe em 1 disquete. Você pode criar sua distribuição personalizada, com um propósito qualquer, como backup, rede, ou o que você queira.

    Você pode criar, por exemplo, um rescue disk, para fazer verificação de suas partições ou backup. A sua imaginação é o limite para a criação da sua distro. Ele explica passo-a-passo, e no final do tutorial, você pode ver a distribuição que foi criada (batizada de "mylinux").

    O tutorial pode ser baixado no site do Terabeauts, que é um LFD que serve com rescue disk. Mais informações podem ser obtidas na Wiki po projeto, aqui e o download aqui.

    Enviado por Gabriel Duarte (confusosk8Θgmail·com) - referência (code.google.com).

    Como importar e-mails do Outlook Express para o Thunderbird e Evolution

    “Este tutorial mostra como importar e-mails, contatos e configuração de contas do Outlook Express para o Thunderbird e o Evolution, algo bastante útil para ajudar quem quer migrar para o Linux sem perder seu catálogo de contatos e seu arquivo de e-mails.”

    Enviado por Falko Timme (ftΘfalkotimme·com) - referência (howtoforge.com).

    Lançado o primeiro beta do Ubuntu 7.04 Feisty Fawn

    O projeto Ubuntu lançou o primeiro beta de sua versão 7.04. Os destaques no desktop incluem uma ferramenta de migração a partir do Windows, assistentes para instalação de codecs multimídia e compartilhamento de rede plug and play com o Avahi. Veja as notas de lançamento.

    Veja também: What Should You Expect from Ubuntu 7.04.

    Saiba mais (lwn.net).

    Conhecendo o IPv6

    “Disponibilizei no meu site um artigo dando uma introdução ao IPv6 para administradores de redes. Segue um trecho da notícia: "O uso do IP aumentou exponencialmente, tornando-o o protocolo padrão para as redes atuais. Embora tenham existido tentativas para desenvolver e popularizar outros protocolos mais bem estruturados (como o OSI - Open Systems Interconnection), estes não obtiveram tanto sucesso quanto o IP (e os outros protocolos do conjunto). Hoje em dia, praticamente não se vê outro protocolo em uso no lugar do IP (talvez, a alternativa mais conhecida, porém já em desuso há alguns anos, é o IPX da Novell)." Espero que seja útil para a comunidade.”

    Enviado por Pedro Augusto (pedroΘpedroaugusto·eti·br) - referência (pedroaugusto.eti.br).

    Mac, PC e Linux: Vídeos exibidos no BrainShare 2007 da Novell

    “O blog da Wired destaca que a Novell disponibilizou seus vídeos promocionais do Novell BrainShare 2007 através de seu site. Em específico, os vídeos da série Mac PC Linux se destacam por brincar com a imagem do Linux e parodiar as propagandas da Apple.

    Há três personagens na série, o Mac, representado por um cara jovem e despojado de fala informal (o "descolado"), o PC, um homem mais velho e bastante formal (o "tiozão"), e por fim, o Linux (veja o vídeo para descobrir).

    Esses vídos são um bom exemplo de que é possível produzir excelentes peças promocionais mesmo com um baixíssimo orçamento. Faz até esquecer, pelo menos por um instante, que são da Novell.

    Dica: Os vídeos em ogg são bem mais leves que os em MPG.”

    Enviado por Ludi (iludiΘuol-com-br) - blog da Wired>referência (blog.wired.com).

    Entrevista: conheça a Warp Networks, empresa espanhola de tecnologias livres

    Em um recente evento de software livre na Espanha, eu soube que a brasileira Sulamita Garcia faria uma visita à Warp Networks, uma empresa de tecnologia que baseia seus negócios no software livre. Pedi a ela que trouxesse informações para que a comunidade pudesse conhecer e comparar com a realidade local, e ela atendeu ao convite, realizando uma entrevista com Ignácio Correas, um dos sócios fundadores.

    Veja abaixo a íntegra da entrevista, que foi acompanhada desta galeria de fotos mostrando a equipe e o ambiente de trabalho da Warp.

    Entrevista com Ignácio Correas - Warp Networks, Espanha
    por Sulamita Garcia

    Quando e porque vocês decidiram fundar uma empresa? Isto tem mais a ver com trabalhar com software livre ou com ter uma empresa própria?

    A decisão foi tomada na primavera/verão de 2004, e a empresa foi formada oficialmente em 28 de setembro de 2004. Há várias razões para esta decisão:

    - trabalhar com o que gostamos (software livre) e como gostamos(colaborando e participando da comunidade)
    - criar nossa própria empresa e ve-la crescer e desenvolver-se
    - sermos nossos próprios chefes
    - poder trabalhar na nossa cidade natal sem ter que migrar para Madri ou Barcelona

    Tentamos organizar a empresa como acreditamos que deve ser, seguindo as linhas de um projeto open source, quer dizer, com distribuição de responsabilidades, hierarquia horizontal, tomada de decisões importantes por consenso, comunicação aberta entre todos e promoção profissional por meritocracia. Até agora parece funcionar e é uma forma excelente de motivar e envolver pessoas.

    Quantos colaboradores eram no começo, e quantos são agora?

    No momento da fundação eramos 7 sócios, embora poucos podiam ter dedicação completa desde o primeiro momento. Agora somos 18 empregados(8 sócios) e continuamos crescendo ;-)

    Qual foi o primeiro projeto? Qual é o projeto principal atualmente?

    As duas perguntas tem a mesma resposta: Plataforma eBox :-) É um produto livre nosso que começamos antes mesmo de fundar Warp e que cada vez se desenvolve mais. É uma ferramenta de gestão de redes corporativas, baseadas em Debian e orientada a princípio em para pequenas empresas, embora não exclusivamente. Desde de dezembro de 2005 é livre e temos uma comunidade de usuários cada vez maior. Antes disto, até a versão 0.7, foi desenvolvido internamente, mas desde o princípio a intenção era ser livre assim que tivesse uma versão funcional e estável.

    Além do eBox nossa atividade se concentra no desenvolvimento sob encomenda de aplicações de distribuidas com certa complexidade, que requerem comunicação entre processos, acesso a dispositivos ou interagir com outros sistemas: videoconferência, videovigilância, telefones celulares, RFID (Radio Frequency Identification)...

    Os salários são pagos em dia? É verdade que a metade do salário vem em quotas de azeitonas livres?

    Até agora todas as contas foram pagas em dia, e com efeito, é uma das principais prioridades na hora de planejar o fluxo de caixa da empresa.

    Mais que em azeitonas livres, muitos custos são de cafeína grátis (refrigerantes e café) para os empregados, que é um dos elementos básicos de uma dieta hacker :-)

    Vocês escolhem as ferramentas de desenvolvimento ou os clientes impõem?

    Quase sempre escolhemos nós mesmos, salvo algum caso onde as condições do projeto exigem que utilizemos ambientes já utilizados pelo cliente.

    São os clientes que procuram a empresa, ou vocês que tem que ir procurar clientes?

    No geral são eles que nos procuram. Certamente é preciso fazer propaganda, visitar clientes, estabelecer contatos e cuidar da relação com meios de comunicação. Porém dedicamos muito pouco tempo a isto comparado com a quantidade de projetos que nos chegam. Também é preciso notar que o departamento de engenharia tem uma grande parcela de “culpa”, porque os clientes que temos costumam sair muito satisfeitos com nosso trabalho, e voltam a nos contratar sem precisarmos buscá-los novamente :-)

    Quais são os principais parceiros?

    Começamos há poucos meses uma política de parcerias. Já firmamos um acordo com MySQL para ministrar formação certificada na Espanha, e estamos organizando uma parceria com Moodle, cujo empacotador para Debian, Isaac Clerencia, é um dos sócios fundadores de Warp.

    Por outro lado, estamos estudando formulas de parceria com empresas de serviços que queiram basear-se em eBox, embora ainda não esteja pronto para lançar um plano global de parcerias.

    E finalmente, temos uma série de empresas regionais e nacionais com as que colaboramos de forma regular em diversos projetos.

    Finalmente, temos uma série de empresas regionais e nacionais com as quais colaboramos de forma regular em diversos projetos.

    Podes indicar ferramentas livres utilizadas pela comunidade para as quais a empresa tenha enviado contribuições?

    Não mantemos isto registrado, mas foi enviado algum patch para mod_perl, foi feita alguma modificação para o Kwallet e se está trabalhando em um projeto sobre Moodle para incorporar suporte de repositórios e itinerários educativos.

    Ultimamente estivemos modificando um kernel Linux recente para fazer funcionar corretamente o som e a tela tatil de uma placa baseada em ARM, embora creio que este trabalho não está terminado.

    Com relação a distribuições, temos um desenvolvedor Debian e o coordenador de tradução para o espanhol do Ubuntu entre os sócios, e o resto também utiliza seus BTS quando encontramos problemas.

    eBox é nosso maior patch, tem umas 30mil linhas de Perl ;) Tambem temos um desenvolvedor de aplicações de produtividade como Battle for Wesnoth, embora isto esteja fora do escopo laboral...

    Quais são as distribuições e ambientes gráficos que utilizam?

    Utilizamos principalmente Debian e Ubuntu, embora tenhamos realizado trabalhos sobre Novell/Suse ou Fedora/RedHat. Quanto ao ambiente grafico, temos de tudo: KDE, GNOME. Cada um é livre para usar o que seja mais comodo.

    Quais as linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento que utilizam?

    As principais linguagens que usamos são C/C++ e Perl, com desenvolvimentos realizados em outras linguagens como Ruby, Python e Java. Alguns desenvolvedores tem experiencia e conhecimento extenso de outras plataformas como Mono/C#.

    Com relação a toolkits gráficos, temos usado Qt, GTK e wxWidgets. O ambiente de programação mais utilizado é o Vim, seguido do Emacs e alguma coisa com Eclipse. Com alguns clientes fomos obrigados a empregar IDEs de Borland ou Microsoft.