Produtos Google


  • quarta-feira, 11 de abril de 2007

    Não existe webdesigner

    Existe o designer que faz web.
    Leia o artigo completo

    Edite arquivos PDF de modo fácil com o PDFedit

    Através deste programa baseado nos termos da GNU GPL, encontrei um
    modo muito fácil para editar arquivos PDF. O que mais me chamou a
    atenção foi a sua maravilhosa interface gráfica, incluindo os principais
    comandos na barra de ferramentas. Existem versões binárias para
    Debian e Gentoo.

    BB já economizou mais de R$ 56 milhões com Software Livre

    O Banco do Brasil deu um grande salto com o seu processo de troca de softwares proprietários por softwares de código aberto, gerando, até o momento, uma economia de R$ 56 milhões em renovações de licenças.

    O.S. Desktop - Lançamento Oficial da nova distribuição no FISL 8.0

    "A O.S. Systems anuncia o lançamento oficial do O.S. Desktop 7.1. Um sistema operacional completo, fácil de instalar e utilizar. Baseado no Debian GNU/Linux, fruto de um rigoroso ciclo de análise, desenvolvimento e testes. Convidamos a comunidade à experimentar o O.S. Desktop.

    Palm preparando seu próprio S.O. baseado em Linux

    Ed Colligan, da Palm, anunciou que a Palm estará lançando seu sistema operacional baseado em Linux até o final deste ano, com Opera como navegador e o Chattermail para mensagens.

    Microsoft está desenvolvendo dois novos concorrentes do iPod

    As novidades em DAPs não páram por aí. Enquanto a Apple fica rindo à toa com as mais de 100 milhões de vendas de seu iPod, a Microsoft tenta correr atrás do prejuízo.

    A empresa está desenvolvendo rapidamente uma segunda versão de seu player, o Zune, e ainda uma outra edição, e tem as modestas expectativas do aparelho atingir um milhão de usuários até junho deste ano.

    A primeira "grande" modificação está nas cores. Além do tradicional branco, marrom e preto, terá inicialmente uma edição limitada de 100 mil unidades o "Baby Pink", seguido do "Watermelon Red".

    Obviamente, essa não é a principal novidade :-P. O Zune 2.0 terá um design similar porém mais compacto, e virá com um disco rígido bem maior. A outra é a criação do Flash Zune, baseado na memória flash, como é de se esperar. Este sim virá para concorrer com o iPod Nano e Shuffle.

    De acordo com a Microsoft, o Flash Zune terá as dimensões de 76,2 x 31,75 x 6,35 mm, contra os 111,7 x 61 x 14,7 mm do Zune original e os 89 x 40,6 x 6,35 mm do iPod Nano de 2GB. Ele ainda terá WiFi integrado e capacidade de 2 GB também.

    Foi anunciado também que 2,4 milhões de aparelhos serão produzidos esse ano, sendo 75% em relação ao Flash Zune, construindo até fábrica em Dao Min, na China, para aumentar as produções. Difícil vai ser ter o mesmo carisma que a Apple tem.

    Zunebox

    Veja mais em:

    http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=6873

    Revista GDH número 4, baixe a sua!

    Junto com a páscoa e o feriado prolongado, o mês de abril trás também o quarto número da revista Guia do Hardware.NET, que, como de praxe, vem recheado de artigos e tutoriais aprofundados.

    O destaque desta edição é o especial sobre memórias, que ocupou nada menos do que 27 páginas da revista, abordando em detalhes não apenas os diferentes tipos de memória RAM, incluindo desde as antigas memórias FPM e EDO, até as novas DDR2, mas também memórias Flash e outras tecnologias, como também explicações aprofundadas sobre os diferentes formatos de cartões de memória e tecnologias como o ECC e memórias buffered.

    Se você tem um palmtop ou celular com suporte a bluetooth, com certeza vai querer usar as opções de sincronização e transferências de arquivos oferecias por ele. Pensando nisso, incluímos um guia de configuração do Bluetooth no Linux. Você vai se surpreender com a variedade de recursos suportados :). Ainda na área de software, temos também o tutorial de Desktop Publishing no Linux, do Celso Júnior.

    Outros destaques são o tutorial sobre filtros de linha, estabilizadores e nobreaks, o tutorial sobre adaptadores e o artigo sobre acesso à internet através da rede elétrica.

    Este número da revista ficou com nada menos de 109 páginas e inclui um novo projeto gráfico, refinamento do trabalho desenvolvido pelo Luciano Lourenço desde a edição anterior. Sem dúvidas, este é o melhor número da revista até agora, tanto com relação à qualidade gráfica, quanto com relação à seleção e qualidade das matérias. Como de praxe, não deixe de divulgar a revista para seus amigos e conhecidos. Com a sua ajuda, faremos não apenas a melhor, mas também a mais lida revista de informática do país. :)

    Xerox registra patente de navegador inteligente

    A famosa fabricante americana de fotocopiadoras e impressão, Xerox, registrou uma patente de um navegador inteligente que pode ajudar os anunciantes e marketeiros que desejam conhecer melhor os internautas que visitam seus sites. Veja mais

    Sistema para acelerar downloads P2P é criado

    Para resolver problemas de baixas velocidades na transmissão de arquivos em redes P2P, pesquisadores desenvolveram uma técnica chamada Similarity-Enhanced Transfer (SET), que pode aumentar a velocidade de downloads entre 30% e 70%. Veja mais

    Patente da Microsoft faz com que OpenSUSE não habilite recurso de suavização de fontes

    O recurso de suavização sub-pixel (subpixel antialiasing) de fontes no OpenSUSE 10.2 foi mantido desabilitado por opção definida no momento da compilação dos pacotes. Quando foi aberto um relato de bug a respeito, um desenvolvedor encarregado registrou que não será consertado, por se tratar de um recurso patenteado pela Microsoft.

    Curiosamente, outras distribuições que não têm relação direta nem indireta com empresas que fizeram acordos de patentes com a Microsoft incluem este mesmo recurso ativado por default, uma vez que não há comprovação concreta da validade de patentes relacionadas a ele. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores do OpenSUSE, que em tese contam com imunidade contra processos por patentes da MS em seus produtos (assim como os usuários dos mesmos) via o pacto MS-Novell, optaram por fazer o contrário.

    Saiba mais (beranger.org).

    (atualização) Título alterado devido a observações de leitores nos comentários da notícia.

    HD-DVD: Mais avanços por um player livre

    “Segundo o site Engadged, a equipe do forum Doom9 conseguiu expor novas chaves do AACS, processo de criptografia e DRM do HD-DVD e BluRay Discs. Desta vez eles conseguiram eliminar o risco dos discos serem revogados.”

    Enviado por Fabio A Mazzarino (fabio·mazzarinoΘgmail·com) - referência (dosesdiarias.seucaminho.com).

    Administração de provedores: Nova Versão do SAGU-PRO disponível

    “Está disponível mais uma versão do SAGU-PRO para download. Esta versão conta com várias novidades como:

    - Fluxo de Caixa - para controle de contas tipo conta corrente
    - Importação de pagamento
    - Desbloqueio automático de cliente não mais inadimplente
    - Cadastro de outros serviços como ip válido, hospedagem e etc.
    - Geração de cobrança integrada para todos os serviços
    - Possibilidade de Geração de cobrança para Clientes suspensos
    - Nome do cliente na Lista Tabela ARP
    - Seleção Automática de IPs não utlizados ainda para clientes
    - Calculo de Juros para cobrança em atraso
    - Parâmentro ajustável de juros para calculo de juros.
    - Tipo de Rede WLAN ou LAN nos Pacotes de clientes
    - Endereço de Instalação do Pacotes de clientes
    - Controle de Chamados de Atendimentos para várias áreas como comercial, suporte, administrativo e Diversos.

    Mate sua curiosidade acessando o DEMO em http://sagu-pro-demo.gulbf.com.br

    Enviado por Silvio Cesar (silviocesarΘgulbf·com·br) - referência (gulbf.com.br).

    Órgãos públicos e universidades agora têm portal para divulgar código-fonte

    “Durante o 8º Fórum Internacional Software Livre (que começa na quinta-feira, 12, em Porto Alegre), o governo federal vai apresentar aos participantes o portal do software público brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) com o código-fonte das soluções desenvolvidas com software livre.
    A idéia leva a assinatura do Ministério do Planejamento (por meio da secretaria de logística e tecnologia da informação, SLTI) e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (Abep). Entrou no ar ontem, 9, sem propaganda, com a oferta de duas soluções (uma delas da Dataprev). Até o fim da semana, a SLTI deve postar três outras soluções.

    As soluções devem ser enviadas à SLTI (guialivre@planejamento.gov.br), que fará uma análise prévia antes de colocá-las no portal. A SLTI pretende publicar só soluções acabadas, com documentação completa, preparadas para funcionar — como todo software de prateleira. Na primeira fase, só órgãos públicos e universidades terão o direito de postar soluções; na segunda fase, entram empresas privadas. Qualquer pessoa terá acesso às soluções, desde que se cadastre primeiro.”

    Enviado por Leonardo rodrigues de mello (leonardo·melloΘplanejamento·gov·br) - referência (planoeditorial.com.br).

    Google anuncia seu patrocínio do OCRopus, um OCR livre

    OCR é a técnica usada para reconhecer texto a partir de imagens digitalizadas - por exemplo, para tornar editável uma página de um livro, capturada por um scanner. E o Google, que tem no OCR a base de alguns de seus serviços, anunciou que irá patrocinar o OCRopus, um OCR de código aberto, disponibilizado sob a licença Apache 2.0. A meta é produzir um sistema OCR de alta qualidade, adequado para conversão de documentos, bibliotecas eletrônicas, deficientes visuais, análise de documentos históricos e uso geral no desktop.

    O Google convida a comunidade de código aberto a participar diretamente, adaptando o sistema a mais idiomas, criando uma aplicação para o desktop GNOME, e de diversas outras formas. Interessados podem procurar detalhes no anúncio oficial.

    Saiba mais (google-code-updates.blogspot.com).

    Últimas vagas para treinamento em Gerência de Configuração de Software em Brasília

    “Últimas inscrições para a próxima turma de Gerência de Configuração de Software com Trac e Subversion que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril em Brasília - DF. Ao todo, são 24 horas de treinamento em laboratório, com diversas atividades práticas que simulam operações administrativas e do dia-a-dia de desenvolvimento tais ciclo básico de operação, documentação e acompanhamento de projetos, rastreamento de mudanças, merging e uso de biblioteca comuns.

    Para mais informações, consulte o calendário de eventos. As inscrições podem ser feitas através do formulário de reserva on-line.”

    Enviado por Geraldo Campos (geraldocpsΘhotmail·com) - referência (pronus.eng.br).

    Eliminando ruído em arquivos de áudio com o Audacity

    Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ou que o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

    Se você usa um gravador digital (se não, tá esperando o quê?), não precisa sofrer mais. Com o Audacity, um software Open Source disponível em versão para Mac, Windows e Linux, você pode processar o áudio e se livrar do ruído, facilitando a transcrição. Veja como.

    Saiba mais (badcoffee.info).

    Laptop de US$ 100: Faça download do live CD com uma versão alfa do Sugar OS, do OLPC

    Um live CD com uma versão alfa do sistema operacional Sugar OS, baseado em Linux e projetado para ser utilizado nos computadores de US$ 100 do programa Um Computador por Criança (OLPC), foi disponibilizado pela Red Hat para download nesta terça-feira.

    Saiba mais (blog.wired.com).

    Nova edição de podcast nacional sobre software livre: Manutenção de Hardware e LVM

    “Como já noticiado anteriormente, o site do Podcast mudou. Por intermédio do Ricardo Macari e da Brasil Hosting tenho agora um bom espaço e banda para oferecer o Podcast com uma maior qualidade e confiabilidade.

    O episódio 0.13 (chega antes da sexta feira 13), trará os assuntos a seguir:

    Em Hardware falo sobre como montar seu laboratório e prestar serviços de manutenção em Computadores. Ferramentas interessantes para análise de hardware, manutenção de placa Mãe, produtividade e algumas coisas mais.

    Em Linux falo sobre Logical volume manager (Lvm), conceitos básicos de sistemas Lvm e um passo a passo na criação de volumes, grupos e os comandos utilizados para administração do sistema.”

    Enviado por Erick (erickΘgeekbr·com·br) - referência (geekbr.podcastbrasil.com).

    Mais falhas críticas no Vista!

    A Microsoft alertou que existem mais 4 novas falhas segurança críticas em seu novo sistema operacional, o Windows Vista. Essas falhas permitem que hackers tomem o controle do computador.

    Uma falha crítica é a mais alta classificação da Microsoft, e permitem que um worm se replique sem que o usuário tenha que fazer algo no computador.

    A empresa já disponibilizou patches para as atualizações de segurança, que podem ser baixadas no endereço www.microsoft.com/security.

    Fonte: Terra Networks

    Metodo inovador de busca para imagens

    Alguns pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego desenvolveram um novo método de busca de imagens que que superam em questão de eficiência a forma de busca por imagens existente hoje em dia.

    Atualmente os sistemas de buscas por imagens utilizam dados, como o nome de um arquivo, datas, ou outras informações associadas a uma figura, que podem ser incompletas, inúteis para a busca ou simplesmente ausentes.istemas utiliza dados como o nome de um arquivo, datas, ou outras informações associadas a uma figura, que podem ser incompletas, inúteis para a busca ou simplesmente ausentes.

    O resultado é uma ferramenta de busca que automaticamente classifica as figuras com o nome dos objetos que estão nela, e como utiliza palavras para separar e classificar partes das imagens, é aplicável aos típicos sistemas de busca através de palavras-chave utilizados na web.
    Porem uma busca mais complexa, como por exemplo “crianças sorridentes”, deve demorar alguns anos para ser possível.

    Matéria na íntegra em : G1

    IBM e RedHat selam pacto Linux

    A IBM e Red Hat, dois dos maiores desenvolvedores Linux no mundo, revelaram detalhes de um esforço em conjunto para integrar novas tecnologias ao kernel Linux.

    Os desenvolvedores do Centro de Tecnologia Linux da IBM colaboraram com a equipe de engenharia da Red Hat para integrar características melhoradas de virtualização, aumento de segurança e potencialidades “real-time” no Kernel Linux.

    As companhias disseram que as novas capacidade de virtualização e de segurança do Kernel também estarão disponíveis no novo lançamento do Red Hat Enterprise Linux 5 (RHEL 5).

    As tecnologias “Real Time” Linux estão sendo atualmente incorporadas ao kernel e serão estendidas à IBM e aos clientes da Red Hat em uma oferta futura.

    A Big Blue está atualmente testando e certificando o RHEL 5 através de toda a sua base padrões de middleware e servidores, e planeja fornecer serviços e suporte ao RHEL 5.

    Os Três pontos de desenvolvimentos do Linux são: a otimização do ambiente de virtualização Xen; os novos atributos de segurança que fornecem a maior proteção de dados e a de encriptação; e o desenvolvimento do “Real-Time” Linux e a plataforma de implementação.

    Real-Time Linux permite aos clientes rodar sistemas que podem executar em maiores taxas de processamento e com altos níveis de confiança, segundo as companhias.

    “O lançamento da nossa plataforma empresarial significa muito mais do que somente um upgrade para o Linux,” disse Paul Cormier, vice-presidente executivo de engenharia na Red Hat.

    “Ele é o culme de uma completa arquitetura empresarial que inclui um amplo ecossistema de soluções certificadas, fiéis a parceiros como a IBM.”

    Fonte: DropsTech

    Virou moda: Yahoo também deleta e-mails de usuários

    Os grandes serviços de e-mails gratuitos parecem estar passando por uma crise de credibilidade. Depois de o Gmail bloquear acidentalmente a conta de vários usuários, o Yahoo do Japão admitiu que apagou, também por acidente, cerca de 4,5 milhões de mensagens de e-mail enviadas entre 26 de dezembro de 2006 e 26 de fevereiro deste ano.

    yahoomail.jpg

    O erro afetou cerca de 275 mil usuários do serviço. Além disso, outras 5.149.500 mensagens de e-mail ficaram temporariamente indisponíveis. Todo esse contratempo foi causado por um erro no programa de comunicação da companhia, segundo um relatório do Yahoo.

    De acordo com a empresa, as mensagens afetadas foram incorretamente marcadas como spam e foram enviadas para uma quarentena de 36 a 37 dias em contas do Yahoo. Depois disso, as mensagens ficaram inacessíveis para os usuários, por conta do erro no software.

    Fonte: TNow

    Google compra parte de um browser

    Michael Arrington informou que o Google comprou uma pequena parte do Maxthon Browser.

    O browser atualmente tem mais de 80 milhões de Downloads, sendo que metade de seus usuários são Chineses. A jogada ai é que como já havia citado que a maioria dos usuários desses browsers são chineses é conquistar o publico a usar o Google como site de busca “padrão”. Os Chineses hoje contam com um forte concorrente do Google que é o Baidu. Que é o site de buscas padrão do navegador, assim como o Google é o padrãdo do Firefox.

    Se o objetivo do Google for alcançado,será uma boa jogada da empresa para tentar entrar no fechado e complicado mercado chinês. E bom para a China, que não consegue livrar-se da monopolização dos grandes sites exclusivamente nativos do país e abrir caminho para que novas empresas migrem para o oriente.

    Cofira o site do Browser: Maxthon Browser

    Fonte: InDrops

    Usuários do Orkut poderão ser remunerados

    Embora ainda não dê dinheiro para a empresa, o Google já estuda maneiras de remunerar os usuários do Orkut.

    Foi o que disse Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, numa breve e bem-humorada conversa com jornalistas brasileiros.

    Em sua primeira vinda ao país, essencialmente para conversar com clientes, Schmidt disse que os sites que usam conteúdo gerado pelos próprios usuários — como o YouTube, também do Google — tendem a caminhar para esse modelo. “Mas nada foi definido ainda”, disse o executivo.

    Fonte: Info

    segunda-feira, 9 de abril de 2007

    Gmail bloqueia contas de usuários

    Essa notícia é o pesadelo de muita gente: o Gmail acidentalmente fechou a conta de vários usuários, sem avisar antes e sem dar nenhum motivo. Depois, o Google divulgou que o fechamento das contas foi uma ação de combate a uma rede de spammers que usavam o Gmail para espalhar pragas virtuais na Web.

    gmail.jpg

    Porém, durante o processo de fechamento de contas, o Gmail acabou bloqueando a conta de qualquer pessoa que tivesse um comportamento “suspeito”, seja enviando e-mail para um grande número de pessoas, seja acessando a mesma conta em lugares diferentes de forma rápida ou simultânea.

    O Gmail já admitiu o erro e afirmou que vai reativar a conta dessas pessoas. Para reportar o erro, o usuário prejudicado pode fazer uma queixa ao Google. Segundo eles, a reativação da conta ocorre em cerca de 24 horas. O problema é que muitas pessoas dependem do Gmail para trabalhar, e passar um dia todo sem e-mails e arquivos que estão lá pode ser bem complicado. Por isso, fazer um backup de vez em quando não faz mal a ninguém.

    Fonte: TNow

    Under-Linux: Lançado o conversor de base de dados mdb2odb

    A Junta de Extremadura publicou o mdb2odb, uma modificação do projeto mdbtools, que permite passar uma base de dados MS Access para o formato BrOffice.org (Hsqldb), simplesmente clicando no botão direito do mouse de dentro do Nautilus (gerenciador de arquivos do Gnome) no arquivo à ser convertido.

    Suporta os mesmos formatos MS Access que o mdbtools. A conversão da base de dados é transparente para o usuário, criando uma nova extensão odb e o mesmo nome do arquivo original.

    Saiba mais (under-linux.org).

    Terceira edição da Revista Linux vs Windows

    “Saiu do forno a terceira edição da Revista Linux vs Windows! Veja o comparativo de um usuário de ambos os sistemas, descubra, de forma didática, como agem os antivírus, saiba como configurar uma Intel i810 para curtir AIGLX com o Beryl, conheça as características das licenças de software livre mais populares, fique viciado no X-Moto, aproveite todos os recursos do navegador Opera. Você também não pode perder a análise de programas para edição de áudio - escrita por um profissional da área, - e uma matéria sobre a importância da filosofia de Richard Stallman. Tudo isso e um pouco mais na terceira edição da Revista LvW, disponível para download imediato!

    A Revista Linux vs Windows é uma revista eletrônica gratuita sem periodicidade definida focada em entusiastas de informática, principalmente usuários de Linux, em busca de um pouco de diversão e conhecimento. A revista é fruto da comunidade homônima no orkut que reuniu, sem querer, muitos usuários de Linux divertidos e inteligentes, oque reflete na abordagem da revista, que procura garantir grande exclusividade de conteúdo. Baixe e folheie, não custa nada!

    Aproveito para deixar meus sinceros agradecimentos ao BR-Linux pelo indiscutivelmente belíssimo trabalho realizado dia após dia.”

    Enviado por Antoine Youssef Kamel (antoine12Θgmail·com) - referência (linuxvswindows.com.br).

    Neo: mais um computador popular para educação

    “Mais um modelo de computador educacional de baixo custo está em desenvolvimento no Brasil. A Neo Tecnologia, empresa com sede em Divinópolis (MG), é a responsável pelo protótipo. De acordo com testes realizados pelos engenheiros do CEUB, o equipamento chamado Neo possui o mesmo desempenho de um Pentium 4.

    O Neo opera em software livre com o Sistema Operacional Neo Linux, desenvolvido exclusivamente para ele, que ocupa 125 MB de espaço no disco, incluindo softwares como editor e processador de texto, planilha, desenho vetorial, navegador web com Java script e applets, editor e visualizador de imagens, videoconferência, tocador de midias e todos os outros softwares normalmente usados no dia a dia. Além disso, aceita Sistema Operacional Windows 98 SE, Windows XP, Windows XP Starter Edition, adaptados pela Neo.”

    Enviado por Oliveiros Peixoto (oliveirosΘgmail·com) - referência (wnews.uol.com.br).

    AllPeers - Compartilhamento direto do Firefox

    “Todo mundo que utiliza o Firefox tem seu complemento (extensão) preferido. Para alguns é o Sage, para outros o Orkut Toolbar e para outros até a IETab. Mas existe um complemento pouco conhecido chamado Allpeers. Para apresentar este complemento escrevi um pequeno texto no meu blog.
    Espero que seja útil!”

    Enviado por Fernando Tauscheck (fernandoΘtauscheck·com) - referência (tauscheck.com).

    Opinião do leitor: Os pinguins irão dominar o mundo até e além de onde o Vista alcança

    “Até onde o Vista alcança (ou pensa que vai alcançar) pode ser o novo horizonte dos pinguins. Como já comentei no post anterior, a conjuntura atual beneficia bastante uma expansão do Linux nos Desktops. O fato do Vista ser um sistema ultra exigente em termos de Hardware (e preço, talvez), faz com que os usuários de novos computadores e dos atuais, pensem muito antes de migrar para ele, dando uma oportunidade única para o Linux ser "a opção".

    Não que essa situação seja uma das melhores, mas ganhar a preferência é o primeiro passo para a dominação global (foi assim que a Microsoft fez-além de do DOS/Windows ser quase a única opção no ínicio da microinformática, a pirataria ajudou e ajuda ainda na expansão). Ser a opção torna as coisas mais fáceis, pois atrai mais usúarios e também a atenção dos fabricantes de hardware e software (apesar de ter muitas opções de programas e compatibilidade com muitos hardware, tem sempre um usuário que diz "isso não funciona no Linux").”

    Enviado por Edivaldo (edivaldobezerraΘgmail·com) - referência (edivaldo.wordpress.com).

    Cezar Taurion fala sobre estatísticas de uso do OpenOffice

    “O manda-chuva de Linux na IBM Brasil publicou em seu blog alguns comentários sobre uma (relativamente) recente pesquisa internacional sobre o uso do OOo. Ele comentou especialmente a correlação entre uso do OOo e sistema operacional, e a maior adoção em ambientes domésticos. Um trecho fala sobre o papel que a pirataria tem neste contexto:

    "O OpenOffice ainda tem muito espaço a percorrer...Vemos seu uso muito incentivado em governo e em empresas públicas.Nas privadas seu uso está mais concentrado nas empresas de pequeno a médio porte, com raras exceções de empresas de grande porte...Acredito também que seu uso irá aumentar à medida que a padrão ODF se dissemine. O OpenOffice é um dos diversos softwares que suportam o ODF.

    Para usuários domésticos é claramente um atrativo, pois não demanda compra de licenças.Entretanto, devido à alta incidência de pirataria no Brasil, as diferenças de custo acabam ficando pequenas...Compara-se um custo zero contra cinqüenta ou sessenta reais de um Office pirata. Aliás, pirataria é uma sombra que paira sobre a indústria de software é a pirataria, prática ilícita, que é simplesmente o uso, ou a cópia e distribuição de produtos comerciais sem autorização. É uma atitude ilegal, mas infelizmente muito popular, ocorrendo com freqüência na indústria de computadores “cinza”, montados por empresas de “fundo de quintal”.

    De maneira geral algumas estimativas apontam que a pirataria no Brasil prejudica fortemente a indústria de softwares de consumo, que deixaria de faturar algumas centenas de milhões de dólares. A diferença entre os softwares instalados (demanda) e o software legal (fornecimento) é igual à estimativa de softwares pirateados. A pirataria é medida como a quantidade de softwares instalados sem licença oficial."”

    Enviado por André Cruz - referência (ibm.com).

    Melhorias na velocidade de carregamento no OpenOffice 2.2

    “Sempre via pessoas reclamando do tempo que o OpenOffice gastava para carregar e até mesmo eu confesso que achava um pouco demorado. Com esta nova versão, melhoras foram feitas no linking dinâmico de bibliotecas e o ganho de velocidade chega a ser de 66%.”

    Enviado por Lucas Arruda (lucasarrudaΘgmail·com) - referência (lucasarruda.wordpress.com).

    Vaga para técnico de Suporte Linux/FreeBSD em Florianópolis

    “A Via IP, empresa que atua a 7 anos no Estado de Santa Catarina com soluções para Internet e Comunicação de Dados, está disponibilizando vaga para Técnico em Informática, com experiência em suporte de servidores Linux ou FreeBSD, em horário integral.

    Requisitos:
    - experiência com sistemas operacionais Linux ou FreeBSD;
    - experiência e facilidade em configuração/suporte de serviços por linha de comando: Apache (intermediário), Bind (intermediário), Squid (avançado), iptables ou ipfw (avançado), samba (intermediário).
    - Conhecimento de programação PHP (básico);
    - Facilidade de relacionamento em grupos de trabalho;
    - Experiência em suporte técnico;
    - Disponibilidade para residir em Florianópolis/SC;

    Salário compatível com a função; Benefícios: vale trasporte, ticket alimentação.

    Interessados, favor enviar currículum para pré seleção com dados para contato para o email: viaipΘviaip.com.br”

    Enviado por Via IP.

    Lançado o Automatix2 para o Ubuntu Feisty Fawn

    O Automatix é uma ferramenta que facilita a instalação de uma série de aplicativos, extensões, drivers e codecs que não vêm instalados por default no Ubuntu, mas pelos quais há grande demanda dos usuários. Ele é fácil de usar e geralmente oferece uma boa seleção de programas livres e não-livres.

    O Ubuntu Feisty Fawn ainda demora mais de uma semana para ser lançado, mas o Automatix2 para ele já está disponível. O site oficial está fora do ar no momento em que escrevo, provavelmente pelo excesso de interesse despertado, mas deve retornar em breve.

    Saiba mais (getautomatix.com).

    Assista a trailers de "Free Software and The Matrix"

    Às 10 da manhã da próxima sexta-feira 13, Alexandre Oliva deve apresentar sua palestra "Free Software and The Matrix" no FISL 8.0. Há uma porção de incerteza jurídica a respeito, e parece que questões pouco claras na lei vão ser exploradas nesse debate.

    Alexandre diz que a idéia inicial era só usar algumas frases da trilogia do Matrix para falar de Software Livre. "É realmente incrível como tudo se encaixa!", ele diz, animado. "Se você pensar, o Matrix tem tudo a ver com como humanos perderam controle sobre as máquinas, e como a grande maioria aceita isso numa boa."

    À medida em que a idéia evoluiu, ele acabou percebendo que a
    apresentação inteira poderia ser feita interagindo com trechos dos filmes. "Nunca fiz nada parecido antes, mas me pareceu bacana e não consegui resistir!" Pra dar uma idéia de sobre o que ele está falando (e vai falar), ele colocou em sua página um par de trailers.

    Saiba mais (fsfla.org).

    Guia Rápido do Firefox 2.0 está no ar!

    Está no ar o Guia Rápido Firefox 2.0, um guia que você leva no bolso na bolsa e pra todo lugar. Está repleto de dicas e macetes. É simples" É grátis!, Download: www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=1605 http://br.mozdev.org/firefox/guia-rapido

    Guia Rápido BrOffice.org 2.2 Editor de Texto no ar!

    Está disponível o Guia Rápido do BrOffice.org 2.2 e você pode pegar uma cópia. Tem várias dicas, orientações e Macetes. * Download: www.broffice.org/?q=apostila_comunidade

    Guia Introdutório do Linux

    Se você está iniciando sua vida no Linux, pode sentir a necessidade de ajuda em pontos aparentemente simples. Este artigo será o primeiro de uma série que o ajudará a ficar mais confortável neste maravilhoso ambiente. Faremos uma tradução livre do Linux User's Guide, abordando os temas principais, afim de oferecer a você as principais ferramentas do Linux.

    CDLivre - Disponível para replicação

    De forma rápida e sucinta, seguindo os processos de definição de produtos de softwares, apresentamos a baixo o que é de fato o nosso projeto, o CDLivre.

    Para: Usuários do Microsoft Windows(r)
    Que: necessitam usar programas de computador(softwares) de forma legalizada

    O CDLivre: é uma coletânea de softwares livres. Isto é: que permitem qualquer pessoa utilizá-los de forma gratuita e distribui-los dentro da lei. Ao contrário: dos softwares proprietários, que o usuário necessita pagar licenças, que geralmente custam muito mais que o valor do próprio computador. Nosso produto: vem provar que softwares livres podem e devem ser opção de escolha para o usuário no dia a dia.

    Provedor francês vende computador de US$ 53

    O provedor francês Neuf Cegetel lançou um computador de baixo custo para atrair clientes e expandir os domínios da internet no país. Veja mais

    Descoberto primeiro vírus para iPod

    Depois dos celulares, outro dispositivo móvel está na mira dos crackers. A fabricante de segurança Kaspersky anunciou nesta quinta-feira (05/04) a descoberta do primeiro malware para a linha iPod, da Apple.

    A praga, chamada de Podloso, não representa grandes riscos para usuários padrão, já que ameaça apenas os players em que distribuições Linux foram instaladas - prática comum entre usuários que querem ampliar as funções do seu tocadort.

    O alerta reafirma que, sem interação do usuário, o Podloso não consegue infectar tocadores digitais.

    Após ser integrado ao dispositivo, o malware se instala na pasta do iPod com demonstrações de programas e infecta todos os arquivos no formato “.elf”.

    Ao tentar acessar os arquivos, o malware apresenta a frase “Você está infectado pelo Oslo, primeiro vírus para iPodLinux” (tradução livre para “You are infected with Oslo the first iPodLinux Virus”).

    A Kaspersky afirma que o vírus foi criado apenas para demonstrar que é possível infectar iPods e não atinge infecções em massa.

    Fonte: IDG Now

    Governo lançará portal para software livre

    Serão disponibilizados os códigos de vários programas, para possibilitar que o conhecimento seja compartilhado.

    Aproveitando a abertura do 8º Fórum Internacional Software Livre, no dia 12 deste mês, o governo brasileiro vai lançar um portal para compartilhar os programas de computador que produz em código aberto - permitindo reprodução. O evento começa na próxima semana, em Porto Alegre, capital gaúcha.

    “A idéia é de que a administração pública no Brasil possa dispor de um ambiente onde possa compartilhar os seus desenvolvimentos, com isso evitando sobreposição de custo, evitando que o poder público pague duas vezes pela mesma solução”, afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana.

    O portal vai funcionar, segundo ele, como um ambiente onde serão disponibilizados os códigos de vários programas, para possibilitar que o conhecimento seja compartilhado. Santana diz, também, que a disponibilização de códigos de software livres possibilita que o conhecimento seja aprimorado e compartilhado, por meio da intervenção dos usuários.

    Um dos programas que estarão disponibilizados no portal é o CACIC, desenvolvido pela estatal Datasis e que monitora computadores. O 8º Fórum Internacional Software Livre acontece de 12 a 15 deste mês, na capital gaúcha, e deve reunir pesquisadores de vários países para debater o desenvolvimento de programas de computador com código aberto para modificação por qualquer pessoa.

    Fonte: IDG Now

    Compartilhando impressoras no Linux

    O Cups, o servidor de impressão padrão no Linux, possui um recurso nativo de compartilhamento de impressoras. Ele permite não apenas compartilhar impressoras com outras máquinas Linux, mas também com máquinas Windows da rede, através de um servidor unificado. Para habilitar o compartilhamento, edite o arquivo “/etc/cups/cupsd.conf”, deixando-o com o seguinte conteúdo:

    Port 631
    Listen 631
    Browsing On
    BrowseAllow All
    BrowseInterval 30
    BrowseAddress @LOCAL
    BrowseInterval 30



    Order allow,deny
    Allow all


    Order allow,deny
    Allow all


    Encryption Required
    Order allow,deny
    Allow localhost


    AuthType Basic
    Require user @SYSTEM
    Order allow,deny
    Allow localhost

    Veja que a seção “/printers”, que contém as impressoras, fica com permissão de acesso para todo mundo, enquanto o utilitário de administração do Cups (seção /admin) continua acessível apenas localmente, através do endereço http://127.0.0.1:631.

    No caso do Ubuntu, a configuração de portas vai num arquivo separado, o “/etc/cups/cups.d/ports.conf”. Edite-o, substituindo a linha:

    Listen localhost:631

    Por:

    Listen 631

    Fonte: http://www.guiadohardware.net/dicas/compartilhando-impressoras-linux.html

    Vulnerabilidades nos sistemas operacionais em 2006

    O site OmniNerd apresentou um resumo de vulnerabilidades encontradas nos principais sistemas operacionais no ano de 2006, tais como o Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista Ultimate, Apple Mac OS Classic, Apple OS X 10.4 Server, Apple OS X 10.4 Tiger, FreeBSD 6.2, Solaris 10, Fedora Core 6, Slackware 11.0, Suse Enterprise 10, Ubuntu 6.10 Desktop/Server. Os testes foram realizados com as ferramentas Nessus e Nmap.

    11 recursos que você ainda não viu no Ubuntu Feisty Fawn

    O Ubuntu Feisty Fawn será lançado em poucas semanas, e o artigo “11 Things You Haven’t Seen Yet in Ubuntu Feisty Fawn” apresenta, descreve e mostra imagens de diversos dos novos recursos, incluindo as novidades no gerenciador de redes, o novo gerenciador de drivers não-livres, o painel de controle de efeitos de desktop 3D, a nova ferramenta para controle de impressoras e multifuncionais HP com suporte a HPLIP, e muito mais.