Produtos Google


  • quarta-feira, 7 de março de 2007

    fisl8.0:palestra Software Livre na Educação de Crianças

    Educar crianças com Software Livre é uma tarefa bem mais fácil do que você imaginava. palestrante Antonio Ramos de Carvalho Junior

    fisl8.0:palestra Software Livre na inclusão digital

    Mostrar para pessoas ferramentas em software livre, para inclusão digital e contar experiências que deram certos e contar as falhas para aperfeiçoar melhor a inclusão. palestrante Victor Mateus Espindola

    CETESB capacita seus empregados em BrOffice - Base

    A CETESB, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo, través de seu Projeto de Software Livre está capacitando agora seus empregados em BrOffice - Base. A empresa já conta hoje com mais de 600 estações de trabalho operando com o BrOffice. Um dos motivos que motivou a escolha pela suite foi a sua capacidade de geração de arquivos em formato ODF o qual foi normatizado pela ISO 26.300 recentemente.

    Linux é a marca mais popular na blogosfera brasileira no item sistema operacional

    Blog dos Blogs Para entender a blogosfera Quais as empresas e marcas mais populares da blogosfera brasileira? A blogosfera brasileira está ganhando o primeiro ranking de popularidade de empresas e marcas. Ainda em fase beta, e passando por ajustes, o E.Life Monitor já mostra quais as empresas mais citadas em post e comentários da blogosfera brasileira.

    FreeCulture.org Lança o Free Music Project

    O Freeculture.org anunciou o lançamento de um novo site, http://freemusic.freeculture.org, dedicado a compartilhar ótimas músicas livres, incentivando artistas a lançar músicas sob licenças livres, e provendo acesso a gravações e produções para artistas lançarem trabalhos sob uma licença livre. Usuários podem fazer upload de música de seus próprios computadores ou criar links para músicas de outros sites que as distribuam livremente.

    'HD da Terra' tem 161 bilhões de gigabytes

    Dados produzidos em 2006 equivalem a 330 milhões de anos de músicas em MP3.Estudo afirma que cada arquivo é replicado três vezes, em média. Se a Terra tivesse um disco rígido (HD) para armazenar dados digitais, teria registrado 161 bilhão de gigabytes produzidos somente em 2006 -- o equivalente a 161 exabytes, 330 milhões de anos de músicas no formato MP3 ou três milhões de vezes a quantidade de informações já publicadas em todos os livros já escritos.

    Impressora USB no Linux

    Posto essa dica em vista das dificuldades que passei em instalar uma impressora USB no Linux. Depois de muito tentar, a última alternativa era instalar no Windows e compartilhar a impressora pelo Samba, mas nem no Windows consegui instalar (ainda bem, he he he)...

    Matando o rato

    Aqui tentarei expor as maneiras que já encontrei para eliminar o uso do mouse num desktop Linux. Para "escovadores de bits" e curiosos.

    Laptop OLPC entra na fase 2 dos testes

    A equipe do OLPC anunciou nesta semana que seus laptops XO entraram na segunda fase de testes de hardware. O programa de testes 2 introduziu também uma nova tela sensível ao toque. As observações preliminares contudo indicam que a qualidade dos novos recursos pode são ser positivas em termos de qualidade.

    De acordo com o site DailyTech.com, a tela tem por exemplo bolhas de ar e a tempa principal está com problemas. A equipe do OLPC está testando também as capacidades de conexão do laptop, porém, dados sobre a performance da rede Mesh usada pelo aparelho ainda não foram divulgadas.

    imagem

    Veja a nota oficial:

    "O BTest-2 está continuando os testes dos eletrônicos, da nova tela (agora com um difusor que traz melhoras) e touch pad. O design industrial teve somente algumas melhoras a partir do BTest-1, grande parte da aprendizagem do BTest-1 nas melhorias mecânicas não puderam ser incorporadas em tempo para o BTest-2, e então o BTest-3 será significantemente mais robusto que oo BTest-1 ou 2."

    Usuários e desenvolvedores estão aguardando o lançamento da terceira revisão, que terá mais melhorias; além disso, sete países, inclusive o Brasil, estão dispostos a testá-los em condições reais. O OLPC espera, para a produção em massa, a encomenda de 7 milhões de laptops. Até agora, somente um milhão foi encomendado.

    Confira mais em:

    http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=6260

    Empresa cria terceira geração de projetores holográficos

    Segundo o site DailyTech, "agora qualquer um pode projetar hologramas flutuantes - qualquer um com 20 mil dólares"

    A empresa IO2 Technology lançou a terceira geração de sua tela "semi-aérea", com alto brilho e resolução, bem como avanços na nitidez e estabilidade das imagens.

    O sistema batizado de Heliodisplay M3 é uma tela de três dimensões que parece estar no ar, com tela de 1024x768 pixels (a geração anterior possuía 800x600), e custa em média 18300 dólares. Por 1000 a mais, os compradores (milionários) podem optar pela versão sensível ao toque, podendo simular o efeito de um mouse.

    holograma

    Embora a companhia tenha tentado guardar segredo, o desenvolvedor Chad Dyner disse em entrevistas que o dispositivo trabalha projetando as imagens em partículas microscópicas, aparentemente vapor d'água, criado usando um processo termodinâmico exclusivo. Para quem não conseguiu projetar a idéia na cabeça, segundo o site, lembra os hologramas flutuantes de Princesa Léia no clássico filme Star Wars.

    As melhorias aplicadas nesta terceira geração geram a expectativa do modelo ser mais vendido para aplicações profissionais, como teleconferências ou exibições.

    Veja mais em:

    http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=6287

    Aprenda a usar um plugin para efeitos de camadas no GIMP

    “Esta semana o blog Nação Livre publicou um artigo sobre o plugin para GIMP: Layer Effects. Que atua da mesma maneira que a função de mesmo nome muito utilizada no Photoshop. Grande parte de usuários de Photoshop usam os efeitos de camadas para deixar seus títulos e formas com aparência de brilho externo e interno, sombras e efeitos de degradês. O artigo demonstra como fazer a instalação do plugin e alguns exemplos do que se pode conseguir usando apenas alguns cliques.”

    Enviado por Gabriel Falcão (gabrielΘnacaolivre·org) - referência (nacaolivre.org).

    Revista Guia do Hardware - 3ª Edição

    “Contrariando todas as expectativas, cá estamos na terceira edição da revista, que traz como destaque um especial sobre hardware, contendo um tutorial detalhado sobre o barramento PCI Express, uma análise exclusiva do OLPC (que já está sendo testado em diversas Universidades Brasileiras) e um especial sobre manutenção de micros, abordando os acidentes mais comuns e como evitá-los.

    Uma das matérias que mais causou destaque nas duas primeiras edições foi o especial sobre a história da informática, que escrevi para a primeira edição. Temos agora a segunda parte, que vai do 486 ao Athlon, chegando aos dias de hoje.

    Em seguida temos uma surpresa: um especial de 38 páginas sobre o LTSP, que aborda toda a instalação, configuração, otimização e uso, incluindo muitas dicas para solucionar problemas comuns. Muita gente diz que o LTSP é complicado, quase impossível de configurar; lendo nosso especial você vai ver que não é bem assim.

    Por último, mas não menos importante é a análise do OpenSuSE, escrita pelo Julio Bessa. Segundo o Distrowatch, o OpenSuSE já é a segunda distribuição mais usada no mundo, perdendo apenas para o Ubuntu. Ele combina um bom conjunto de ferramentas de configuração, com repositórios bastante estáveis; vale à pena ler e fazer um teste.

    Finalmente, esta edição traz um novo projeto de diagramação, desenvolvido pelo Luciano Lourenço, que marca uma nova fase dentro da história da revista.”

    Enviado por Pedro Axelrud (pedroΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

    Esclarecimentos do Banco do Brasil sobre as críticas da revista Você S/A à sua migração para código aberto

    “Esclarecimentos do Banco do Brasil acerca das informações veiculadas na Revista Você S/A sobre o processo de Software Livre no BB.

    1 - O BB faz uso de softwares livres desde 2001;

    2 - A migração é um sucesso graças à participação dos funcionários. São eles os responsáveis pelos procedimentos em suas estações, para que o sistema operacional OS/2 ou Windows seja desinstalado e instalado o Linux. São mais de mil instalações por dia com números crescentes, sendo que, nos primeiros três dias de migração, foram mais de 6 mil estações migradas para o novo sistema. O Banco teve o cuidado em manter o visual do sistema anterior e seus aplicativos para que as mudanças fossem mínimas. E ainda assim municiou os mais de 50 mil funcionários beneficiados na primeira fase da mudança de software com todas as informações necessárias.

    3 – Não houve muitas dúvidas dos funcionários, que possuem vários canais de comunicação e atendimento às soluções bancárias. Todos apresentam, sem exceção, números baixíssimos de ocorrências, traduzindo a adoção de softwares livres como a suíte de escritório OpenOffice.org e o Sistema Operacional GNU/Linux em um grande sucesso. As mudanças são debatidas em Grupos de Discussão da Intranet Corporativa do Banco com a troca de milhares de mensagens entre funcionários. A maior parte das mensagens são elogios à nova plataforma e as dúvidas sempre são solucionadas rapidamente, algumas vezes, inclusive, entre os próprios usuários. Além disso, o Núcleo de Software Livre da Diretoria de Tecnologia tem aproveitado as sugestões dos funcionários para que a evolução dos produtos esteja cada vez mais alinhada aos requisitos dos usuários.

    4 –Há pouquíssimos registros de travamentos nas plataformas com Linux instalados. Esse número é residual e, definitivamente, não é superior ao que havia na plataforma Windows ou OS/2.

    5 – A opção do BB por software livre não é uma questão ideológica, a Empresa utiliza sempre a opção de software que apresenta o melhor custo benefício, tanto que utiliza um grande número de soluções baseadas em software proprietário.”

    Enviado por Banco do Brasil (ouvidoria@bb.com.br).

    Notebook + LG Chocolate como modem banda larga + Ubuntu = mobilidade completa novamente!

    “Realizei testes utilizando conexão banda larga através de um celular LG Chocolate com um plano da Vivo Zap. Quem tiver esse aparelho com um plano de acesso à Internet, de preferência ilimitado, pode utiliza-lo normalmente no Ubuntu e também em outras distribuições. A velocidade também me surpreendeu bastante, ficando entre 400 a 760kbps no centro do Rio de Janeiro.”

    Enviado por Roger Lovato (rogerΘlovato·com·br) - referência (roger.lovato.com.br).

    TIRA-LIVRE: noticiaslinux.com.br agora com tiras

    O noticiaslinux.com.br anunciou que passará a publicar periodicamente as tiras do cartunista André Mangabeira. A periodicidade será semanal/quinzenal e cada nova publicação será anunciada via e-mail (pequena nota) para os assinantes, bem como indicada na página inicial do site, sendo acessível pelo link: http://www.noticiaslinux.com.br/tiras.php

    Saiba mais (noticiaslinux.com.br).

    Curso a Distância de Linux - inscrições até 14 de março

    “Para os interessados em fazer um curso de Linux, aí vai uma oportunidade. É um curso voltado para instalação, configuração, administração e uso do Sistema Operacional Linux. Para obter mais informações e fazer a sua inscrição acesse o site www.cidaeli.com/linux

    As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de março no próprio site, o início do curso é dia 16 de março. A carga horária é de 40 horas, e o valor do curso é R$270,00, com taxa de inscrição de R$30,00. Vagas limitadas!”

    Enviado por Cintia Carvalho Oliveira (cintiaΘcidaeli·com·br) - referência (cidaeli.com.br).

    terça-feira, 6 de março de 2007

    APT-GET.org - Encontre novos repositórios não-oficiais para o Debian

    Por default o Debian já contém alguns repositórios pré-estabelecidos esperando assim que o seu usuário escolha quais queira adicionar, bastando apenas digitar "apt-setup" e escolher os repositórios.

    Mas para aqueles que querem ter uma maior liberdade de escolha e menos restrições apenas porqu...

    Criando um servidor de Counter Strike 1.6 + AdminMod + MetaMod + StatsMe

    Baseando-me no antigo artigo de Carlos Marcelo, publicado em 2003, resolvi criar um atualizado para abordar a instalação de um servidor de Counter Strike em seu Linux.

    Cursos online grátis sobre Software Livre!

    O projeto CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento), gerenciado pelo grande Djalma Valois, vem oferecendo cursos online sobre Software Livre. E o melhor ainda, se você é funcionário público, tem até direito a certificado entregue em casa! Agora só o que falta para aprender é vontade e tempo. ;)

    IDG Now: Seis distribuições para ajudar na migração de Windows para Linux

    “O IDG Now publicou uma matéria sobre migração do Windows para Linux. O site tomou como base a maturidade do Linux nos dias de hoje e de sua comunidade como fatores que podem compensar a migração e ainda cita o recem lançado Windows Vista como um desses fatores, já que, aliado a seu preço e requisitos de hardware, ele está bem longe da realidade do Brasil.

    Para as distribuições eles contaram com a lista de distribuições mais votados no site do BR-Linux (tirando o Slackware, que seria destinado ao uso mais técnico) e incluiram mais duas: Dual OS (ex-Freedows) e o Mandriva Linux 2007.”

    Enviado por Antônio Rogério Lins Pessoa (antonypeopleΘgmail·com) - referência

    Webcam no Ubuntu: como configurar

    “Consegui uma webcam (a resolução é muito baixa… mas tudo bem) e resolvi espetá-la no meu Ubuntu para ver no que dá. Pluguei a danada e… nada! Nenhum aviso, nenhum programa se abriu, nada aconteceu.

    Se você está nessa situação e não sabe nem se o seu dispositivo foi detectado, aprenda aqui os passos e mais: utilize o Effectv, Motion e Camorama para “brincar” com sua webcam e impressionar os seus amigos!”

    Enviado por Duda Nogueira (dudanogueiraΘgmail·com) - referência (planeta.ubuntubrasil.org).

    Anuário Linux Magazine de Tecnologias Abertas 2007

    Foi lançado o Anuário Linux Magazine de Tecnologias Abertas 2007, que tem por objetivo consolidar as soluções de hardware e software – que rodem em plataformas livres – existentes no mercado de TI.

    Ele contempla mais de uma dezena de pilares de tecnologia (e.g. Segurança, Redes, Automação Comercial etc.), cada um deles consistindo de parte editorial, cadastro de soluções e listagem de fornecedores, classificados por região geográfica etc. Além disso, apresenta também soluções para profissionais liberais e da educação, para empresas de pequeno, médio e grande porte. É material de consulta imprescindível para o gestor de TI e o administrador de sistemas.”

    Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br) - referência

    40.000 Computadores Linux de uma só vez

    “A popularidade do Linux ganha ainda mais força com esta novidade da Índia. O estado Tamil Nadu da Índia fechou um acordo para distribuir 40.000 computadores que podem ser instalados com Suse Linux da Novell e com o Microsoft Windows XP.

    A empresa governamental responsável pelo departamento de tecnologia do estado de Nadu irá enviar os 40.000 computadores para escolas e órgãos governamentais do estado. Esta empresa, a Eletronics Corporation (Elcot) informou que os computadores virão como padrão com a instalação do Suse, podendo ser adicionado a opção em alguns computadores do governo a instalação também do Windows. Somente os computadores do governo, que precisam usar sistemas do Windows terão a opção da instalação conjunta com o Windows.

    Os computadores com os dois sistemas deverão custar um pouco abaixo de US$500, preço abaixo da tabela comum pois terá o fornecimento dos computadores da Lenovo por outra empresa. A cotação inicial era de US$492 por computador da Lenovo com Windows ou Suse Linux. Mas depois de negociações foi assegurado o preço de US$497 para computadores com os dois sistemas operacionais.

    A Elcot garante que usuários serão motivados ao máximo para usar o Suse Linux. A instalação do Windows XP será a edição "Starter Edition" que impõe restrições aos usuários.

    O estado Tamil Nadu no começo deste ano anunciou planos para todos os órgãos do governo trocarem o Windows pela plataforma Linux e começarem a utilizar o OpenOffice. A mudança irá reduzir os gastos do governo do estado em 15% a 25%.”

    Enviado por Danilo (danildiogoΘgmail·com) - referência (solutio360.com).

    Linux Day - Dia De Instalar Software Livre em Cascavel-PR

    O GNUC - Grupo Nacional de Usuários Cascavel, vem informar-lhes a respeito do Linux Day - Dia De Instalar Software Livre. Participe você também e venha desvendar o mundo do Software Livre e do Linux, sem medo e sem mistérios. Toda a comunidade está convidada! Entrada livre! Palestras, bate-papo, filmes, instalações, firefox-flicks e muito mais. Dia 17/03/2007 - sábado, no Hall + Mini-auditórios da Unioeste - Campus de Cascavel.”

    Enviado por Dante Cesar Basso Filho (dcbassoΘgmail·com) - referência (gnucascavel.org).

    Softwares grátis essenciais para Palm OS - incluindo softwares livres

    “Publiquei recentemente no meu blog uma lista de softwares para Palm OS que considero essenciais. Dentre os softwares listados destacam-se clientes SSH, VNC, MSN, redes SMB, e outros utilitários, além é claro de alguns jogos e emuladores. A maioria dos aplicativos relacionados estão disponibilizados sob alguma licença pública e outros como freeware.”

    Enviado por Claudinei Matos (claudineimatosΘgmail·com) - referência (claudineimatos.com).

    Linux e discos danificados

    “Quem é que já não ouviu falar na história de programas milagrosos que formatam o hd fisicamente? Eles não fazem exatamente isso, porque não se faz mais em HDs modernos. Mas uma coisa todo mundo garante: Eles deixam o HD novo! Este tópico ensina a fazer estes milagres, usando apenas os comandos nativos do linux.”

    Enviado por Luciano Andress Martini (lammer777Θhotmail·com) - referência (resulinux.forumdebian.com.br).

    Pingüim verde: Linux Ecologicamente Correto

    “Lendo um artigo do Matheus Zeuch, descobri que o DropsTech fez um post comentando sobre o quanto Linux pode ajudar a preservar a natureza! A notícial (inspirada em artigo do EcoGeek) mostra como Linux pode reduzir a velocidade da obsolescência dos computadores - se é que tal palavra existe :) Dêem uma olhada!”

    Enviado por Adam Victor Nazareth Brandizzi (brandizzi+br-linux·orgΘgmail·com) - referência (dropstech.org).

    Programa antispam brasileiro em código aberto é premiado nos Estados Unidos

    “O engenheiro Fidelis Assis, de 54 anos, desenvolveu um sistema antispam premiado no evento TREC Spam Track 2006, promovido pelo Departamento de Comércio e pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. "Estava esperando uma classificação boa, mas não o primeiro lugar", disse Assis, que não foi pessoalmente ao evento, no fim de novembro. Participaram do concurso nove equipes de sete países, com 32 filtros de mensagens indesejadas.

    Cada inscrito pôde enviar até quatro variantes de seu antispam. Os filtros criados pelo brasileiro ficaram em primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares. Em quarto, ficou a Tufts University, dos EUA. Assis é gerente técnico de Suporte de Serviços de internet da Embratel. Seu filtro antispam é usado no Click21, provedor da Embratel, na divisão de satélites StarOne e nos sistemas internos.

    A ferramenta antispam criada por Assis, chamada OSBF-Lua, é um software livre, que pode ser copiado, usado e modificado sem pagamento de licenças. Está disponível neste site. Parte dele foi escrita na linguagem Lua, criada na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

    Engenheiro de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado no Instituto Militar de Engenharia (IME), Assis não tem planos de transformar o antispam em produto: "Como software de código aberto, ele está disponível a quem queira usar". - Renato Cruz - Agencia Estado”

    Enviado por Vladimir (vladtbΘyahoo·com·br) - referência (estadao.com.br).

    Empresa que atua no mercado de PCs com Linux busca representantes estaduais com experiência em licitações públicas

    cebi hoje da Ilha Service, empresa que atua em diversos segmentos da informática e cujos micros pré-instalados com Linux estaremos analisando em breve o aviso de que estão em busca de representantes em diversos estados, com experiência na área governamental. Segue a descrição da demanda e os contatos:

    Empresa constituída que atue como representação, experiência na área governamental em licitações públicas, conhecimento de Hardware, preferencialmente de produtos como Micros, Impressoras e Servidores de Rede. A empresa interessada deverá enviar uma breve apresentação com suas experiências neste segmento, as marcas que representa ou já representou. Os estados que estamos recrutando são os seguintes: BA, SE, ES, SP, AL, MA, AC, TO, RO, RN, AM, AP, RR, PB, PE, PR.

    Contato: Wlademir José Rodrigues, telefone 48-3247-7167, e-mail wlademir@ilhaservice.com.br

    Saiba mais (br-linux.org).

    Análise das novidades da versão 7.04 do Ubuntu

    O Ubuntu 7.04 Feisty Fawn será lançado em abril, mas as versões preliminares já começam a tomar forma, principalmente no que diz respeito às funcionalidades, já que as mudanças de visual (temas, wallpapers, etc.) geralmente são incorporadas só às vésperas do lançamento.

    Portanto não espere ver nas screenshots desta análise a "cara" do próximo Ubuntu, mas sim os seus recursos, como o novo particionador de disco, o centro de controle, o instalador de CODECs sob demanda, e mais.

    Saiba mais (masuran.org).

    segunda-feira, 5 de março de 2007

    Centro Linux on Power começa a funcionar

    SÃO PAULO - Entrou em operação o Linux on Power, centro de desenvolvimento de atividades em código aberto em máquinas com processadores PowerPC. (Lucia Reggiani, da INFO)

    Os 100 endereços web mais antigos do mundo

    SÃO PAULO - A empresa de registro de domínio iWhois e a Jottings.com divulgaram a lista das cem mais antigas URLs .com em uso no mundo. (Silvia Balieiro, da INFO)

    Remover vírus do Windows usando pendrive com Linux

    Aqui demonstro como criar um pendrive com boot usando Linux e antivírus para remover vírus do Windows de uma maneira muito fácil.

    Falhas de segurança no IE e Windows Vista

    Conforme matéria publicada no site de tecnologia CNet, foram encontradas vulnerabilidades nas últimas versões do Internet Explorer 7 e Windows Vista. Por causa dessas falhas, invasores podem obter informações sensíveis do usuário, como os dados do cartão de crédito ou da conta bancária. Este tipo de ataque é conhecido como phishing.

    Site mantém lista de alternativas ao software proprietário

    Osalt.comA procura por software livre está aumentando, pelo menos é a impressão que tenho ao observar fóruns e blogs que tratam do assunto. Em boa parte desses sites, é possível encontrar usuários que pedem uma relação que mostra uma alternativa open source aos softwares proprietários mais conhecidos (e desconhecidos também).

    Empresas de telefonia: as que mais ignoram os clientes

    O Brasil tem um dos códigos de defesa do consumidor mais elaborados que existe, mas o número de empresas que desrespeitam os clientes é assustadoramente alto no país. O Site Reclame Aquié uma iniciativa que ajuda a proteger os interesses dos consumidores brasileiros, pois permite aos seus usuários fazer queixas sobre qualquer empresa e acompanhar os casos de todos os reclamantes.

    Os maiores bancos de dados do mundo

    O site Business Intelligence Lowdown (BIL) publicou uma matéria em que lista os 10 maiores bancos de dados do mundo. Segue a lista, na ordem em que aparece no artigo original, ou seja, do décimo colocado para o primeiro:

    Office 2007 apaga dicionários

    Se você usa o verificador ortográfico para corrigir e-mails no Outlook Express, cuidado com o Office 2007. Um artigo no site de suporte da Microsoft informa o seguinte: quando se instala o Office 2007, a suíte apaga os arquivos de verificação ortográfica anteriores e os substitui por outros, no caso de alguns idiomas. Esses novos arquivos são incompatíveis com o Outlook Express.

    Zea Partners aborda o pioneirismo do Serpro em Software Livre

    Em matéria divulgada em seu portal, a organização descreve a importância do Serpro no cenário brasileiro de tecnologia, seu relevante papel na comunidade de Software Livre e ilustra o extenso e pioneiro trabalho da Empresa com a tecnologia Zope Plone. A Zea Partners (Zea) é um uma organização sem fins lucrativos que busca estabelecer uma rede de parceria comercial entre empresas que utilizam as tecnologias Zope, Plone e Silva.

    Cópia do MacMini com XP ou Linux

    Os chineses fizeram um hardware que imita o MacMini e no lugar de rodar o OSX é possível rodar o Windows XP ou Linux. Veja: http://tecnomodo.blogspot.com/2007/02/cpia-do-macmini-roda-xp-ou-linux.html

    IBM instala centro para Linux em PowerPC no Brasil

    " A IBM inaugurou no Brasil seu primeiro centro de hospedagem de projetos Linux em PowerPC da América Latina. O espaço, instalado, em parceria com a Unicamp, no campus da universidade, será utilizado para o desenvolvimento de atividades em código aberto em máquinas com processadores da linha PowerPC. " Fonte: http://www.baguete.com.br/noticia.php?id=16218

    Falha corrigida no Firefox ainda persiste no IE7 e Opera 9

    Uma vulnerabilidade corrigida na versão 2.0.0.2 do navegador Firefox e do cliente de e-mails Thunderbird, ambos da Mozilla Foundation, continua afetando os browsers Internet Explorer 7 e Opera 9. Essa afirmação foi feita por Stefan Esse, especialista em segurança digital da Alemanha. http://www.modulo.com.br/index.jsp?page=3&catid=7&objid=5334&pagecounter=0&idiom=0

    FOSDEM disponibiliza vídeos das apresentações

    O FOSDEM (Free and Open Source Developers' European Meeting), congresso de desenvolvedores de software livre, acontecido semana passada na Europa, disponibilizou os vídeos de apresentações de vários palestrantes (Simon Phipps, Keith Packard, Miguel de Icaza, Andrew Morton e outros), em http://fosdem.org/2007/media/video.

    Relato sobre a Certificação LPI Nível 100

    Estou publicando meu artigo sobre a Certificação LPI em meu site pessoal, se você tem vontade de prestar e quer saber mais detalhes sobre a prova 101, pode ser de grande valia este material. Foram tratados como se preparar para fazer a prova, a materia que tem que ser estudada, como obter ajuda, dentre inúmeras outra dicas que vão auxiliar melhor seus passos. Link para o artigo: http://www.matheussantanalima.x-br.com/artigos/2007/lpi/index.html.

    Lançamento oficial do Epidemic GNU/Linux 1.0

    No dia 02 de março de 2007, foi lançado oficialmente o Epidemic GNU/Linux 1.0: uma distribuição linux brasileira baseada diretamente no Projeto Debian, que possui muitas características singulares, dentre as quais se destaca um instalador próprio extremamente rápido e fácil de usar, escrito em C/C++ com a utilização das bibliotecas gráficas QT e KDE. Maiores informações sobre o Epidemic podem ser encontradas no site oficial do projeto, http://www.epidemiclinux.org.

    Linux: seis distribuições para usuários que querem usar o sistema no desktop

    São Paulo - Quer migrar para o Linux mas ainda teme o sistema aberto? Confira seis das mais populares distribuições para usuários leigos.

    "Opção eficaz e barata" - Jornal O Dia

    “Saiu no Site do Jornal O Dia no Rio de Janeiro: "Com a volta às aulas, muitos pais cogitam investir num computador para ajudar os filhos nos estudos. Mas será que a única forma de permitir que as crianças acessem a Internet para pesquisar, trocar e-mails e mensagens instantâneas, além de usar recursos multimídia, é gastar muito por um computador de ponta com o mais novo sistema operacional pago? Felizmente, não. É possível encontrar no mercado máquinas por cerca de R$ 1 mil configuradas com sistema operacional Linux (livre e gratuito) em vez de Windows."”

    Enviado por Silvio Cesar (silviocesarΘgulbf·com·br) - referência (odia.terra.com.br).

    Atenção estudantes: abertas as inscrições para o Red Hat Challenge no Brasil - valendo US$ 20.000 e estágio na empresa

    “Red Hat Challenge é voltado a estudantes de Administração, Negócios e Design de universidades do mundo inteiro. No Brasil, inscrições vão até 11 de março e vencedores recebem um prêmio de 20 mil dólares,e a possibilidade de estágio na Red Hat EUA

    O concurso tem como principal objetivo descobrir e reter jovens talentos, além de disseminar o uso das tecnologias de código aberto, por meio de soluções e idéias inovadoras.

    De acordo com as regras do concurso, os estudantes serão desafiados a resolver um problema relacionado ao negócio da Red Hat. A pergunta a ser respondida será apresentada no dia 12/03, data de início do concurso. Divididos em grupos de 3 a 5 estudantes da mesma instituição de ensino, os participantes terão duas semanas (de 12 a 25 de março) para apresentar o melhor plano de negócios para solucionar a questão. As inscrições vão até o dia 11/03.

    O julgamento será dividido em duas etapas. Na primeira fase, um grupo de especialistas em negócios e tecnologia open source irá analisar os trabalhos e selecionar os cinco melhores planos para a fase final, levando sempre em consideração os critérios originalidade e inovação. As cinco turmas finalistas farão uma apresentação oral de 15 minutos para o corpo de jurados, e em seguida serão submetidos a uma sessão, também de 15 minutos, para perguntas e respostas.

    No início de abril, em data ainda a ser confirmada, serão divulgadas as três equipes classificadas, que receberão a avaliação de seus planos. A equipe campeã terá a oportunidade de enviar um representante do grupo para participar do Red Hat Summit - evento mundial que acontece de 9 a 11 de maio em San Diego (EUA) - para receber o prêmio de US$ 20.000 dos executivos da empresa.

    Além do prêmio em dinheiro, os vencedores poderão participar de um programa de estágio na própria Red Hat, onde terão condições de colocar em prática as idéias e aprimorar seus conhecimentos. "Não é todo dia que estudantes têm a oportunidade de apresentar suas idéias mais inovadoras para as equipes gestoras de uma empresa em franco crescimento e líder no setor. Eu encorajo todos os estudantes a agarrar esta oportunidade de trabalhar com a Red Hat e obter experiência real no desenvolvimento de um plano de negócios", finaliza Rabon.”

    Enviado por Larissa (larissaΘvianews·com·br) - referência (redhatchallenge.com).

    FretsOnFire, clone do jogo Guitar Hero livre - e grátis - para PC

    “Se você é fã do jogo Guitar Hero, para Playstation 2, com certeza irá gostar deste game. Frets On Fire é um clone para PC. O jogo é gratuito e livre, também funciona em PC tanto no Linux quanto no Windows - e funciona também no Mac.

    Vale a pena dar uma olhada no artigo, que contém algumas músicas para download e links para as comunidades de FoF no Brasil e no Mundo.

    Seja um novo Slash com FretsOnFire :D”

    Enviado por Rafael Arcanjo (contatoΘarcanjo·org) - referência (arcanjo.org).

    Coleção de artigos e tutoriais sobre Ubuntu no Lifehacker

    “O Lifehacker publicou uma coleção de links para artigos publicados por lá falando sobre o Linux em geral e especialmente sobre o Ubuntu.”

    Enviado por Tatiana T - referência (lifehacker.com).

    Procura-se desenvolvedores para jogo (Linux e Windows) sob GPL

    “Recebi na minha lista de e-mail da graduação um e-mail muito interessante. Um aluno da minha universidade desenvolveu por dois anos um jogo de estratégia que tem um conceito muito legal, que eu nunca vi em nenhum outro jogo. Nele, sua população é composta por seres que devem comer e se reproduzir, para então realizar um ataque. As vezes, você deve até canibalizar os membros da sua própria população, pelo bem geral. No fim, a sua população deve se sobrepor à do computador.

    O jogo utiliza o Ecosystem Engine ALIVE e está sob licensa GPL. Screenshots podem ser encontrados na página do projeto no SourceForge e precisa-se de qualquer ajuda necessária, inclusive para desenvolver mais personagens e um protocolo para multi-player.

    Segue link para as páginas oficial do projeto e também no SourceForge:

    http://fog.neopages.org/weboflife.php
    http://sourceforge.net/projects/weboflife

    Enviado por Dstolf (dstolfΘgmail·com) - referência (fog.neopages.org).

    Como criar um túnel SSH reverso

    “Esta dica de túnel reverso SSH, disponibilizada pelo Guia do Hardware.net, visa resolver o problema da impossibilidade de acesso via ssh ao computador de casa quando se tem uma conexão escondida atrás de um NAT (Network Address Translation), ou um firewall; problema bastante conhecido entre os usuários de planos de acesso via rádio. Escrita por Diego Giovane Pasqualin.”

    Enviado por Julio Pacheco - referência (linuxsecurity.com.br).

    Instalando Ubuntu num notebook HP Pavillion DV9010us

    As configurações de hardware das diversas linhas DV de notebooks HP são bastante diferentes entre si. Eu instalei o Ubuntu 6.10 sem qualquer susto no DV4000 que uso diariamente, e já relatei anteriormente o mesmo sucesso em um DV1000. O Pedro Vanzella relata abaixo sua experiência com um DV9000, bastante diferente.

    “Por toda a internet eu vejo pessoas com problemas para fazer o Linux funcionar em seus notebooks. Eu fui uma dessas pessoas e descobri como fazer praticamente tudo funcionar, após a correção de um simples problema. Explico tudo no meu blog.”

    Enviado por Pedro Vanzella (ppvanzellaΘgmail·com) - referência (ppvanzella.com).

    Solicite já gratuitament o seu DVD do DB2 Express-C 9

    “Eu já recebi o meu. Esperei a chega do meu DVD para publicar a notícia. Demorou 2 meses aproximadamente mas chegou! Para solicitar, basta entrar no link abaixo e seguir as intruções. O DVD inclui o Banco de Dados DB2 Express C para Linux e Windows, kit de desenvolvimento, exemplos e outros.”

    Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A Cabelo) (alessandrofariaΘnetitec·com·br) - referência (ibm.com).

    Faça sua guitarra para Frets on Fire

    “Divirta-se 100% opensource. Complementando o jogo Frets on Fire apresentado ontem no BR-Linux (clone open source do jogo de PS2 Guitar Hero), este tutorial mostra como fazer uma guitarra de brinquedo virar um divertidíssimo joystick USB para o seu computador.”

    Enviado por Vinicius (vini·billΘgmail·com) - referência (createdigitalmusic.com).

    PC Magazine de fevereiro analisa e compara distribuições Linux no desktop

    A revista PC Magazine 18, de fevereiro (ainda está nas bancas, mas por pouco tempo) foi uma surpresa agradável: além de trazer uma seqüência de 10 páginas integralmente dedicadas ao Linux e ao código aberto, dedicou ao Linux também a página de destaque ao lado do editorial deste mês. E não são aquelas matérias do tipo "escritório a custo zero" - são análises e comparativos de distribuições desktop que permitem ao público-alvo da revista perceber que muitas das lendas sobre o Linux no desktop já ficaram para trás.

    E como é uma revista de informática em geral voltada para os profissionais da área, tem muito mais conteúdo interessante, sem relação direta com o software livre. Eu gostei das páginas dedicadas à cobertura da CES 2007 (fotos e comentários sobre produtos, além de colunas analisando o significado do evento em si), do posicionamento do Marcelo Barbão sobre o Caso Cicarelli x YouTube, do comparativo de navegadores (o Firefox 2 ganhou a escolha dos editores) e do guia do upgrade 2007 (que vai bem além do lugar-comum típico, e não se limita tentando explicar como se aplica a pasta térmica na CPU).

    A seqüência de análises de distribuições de Linux no desktop merece destaque, por ter sido produzida integralmente na redação brasileira. Acredito que a revista leva vantagem neste campo em relação à concorrência por ter em sua redação o Rafael Rigues, que foi editor da Revista do Linux (nos tempos áureos) e também teve passagem pelos tempos iniciais da Linux Magazine brasileira.

    Minha impressão (e motivo para admirar ainda mais a qualidade do trabalho) é de que a análise foi feita sem tentar "proteger" as distribuições, exigindo delas o que o usuário doméstico se sente no direito de exigir - mas ao mesmo tempo, considerando os aspectos positivos que às vezes escapam das análises em redações nacionais. Ao mesmo tempo, a análise não se fixou nas diferenciações de posicionamento em relação às questões da liberdade de software, analisando cada produto exclusivamente pelas funcionalidades que incorpora.

    Por exemplo, na análise do Fedora Core 6, foi dado ponto positivo à qualidade das ferramentas para desenvolvedores incluídas na distribuição, e pontos negativos ao fato de o navegador freqüentemente fechar em sites com grande quantidade de recursos de animação, e aos recursos de Bluetooth, que embora estivessem presentes e ativados por default, não funcionaram bem.

    Na análise do Mandriva Linux 2007 Powerpack +, a PC Magazine explorou os grandes diferenciais deste produto francês, muitos deles baseados em código fechado, mas bastante visíveis para o usuário final. Os pontos positivos foram a capacidade de rodar jogos feitos para Windows por intermédio do Cedega (que vem incluído na mídia de instalação), a presença do LinDVD (player de DVD com licença oficial para exibir DVDs criptografados) e de outras capacidades multimídia adicionais, e dos drivers para as principais aceleradoras de vídeo do mercado. Como pontos negativos, a análise destacou e detalhou uma série de problemas de usabilidade, como a amplitude dos menus e inconsistências na interação com objetos diversos.

    Tanto ao analisar o SUSE Linux Enterprise Desktop 10 quanto ao fazer o mesmo com o Ubuntu Linux, a análise destacou a usabilidade dos produtos, de forma mais geral. No caso do SUSE, foram apontados como pontos negativos alguns problemas de incompatibilidade de hardware encontrados nos testes, e quanto ao Ubuntu a revista notou a ausência de suporte default a diversas características multimídia, Java e suporte a aceleração 3D NVidia e ATI.

    Além destas análises, o código aberto ainda é o protagonista em uma matéria sobre o Linux no Playstation 3, outra sobre o Linux no Nintendo DS, e uma terceira sobre os celulares com código aberto.

    A PC Magazine 18 tem 84 páginas ao preço de capa de R$ 9,50.

    Saiba mais (pcmag.com.br).

    Site nacional analisa a plataforma Apollo, proposta pela Adobe

    “(...) Agora vem o Apollo com a mesma filosofia da independência de plataformas operacionais. O Apollo, ao contrário de priorizar a internet, irá priorizar o nosso computador. Ele utilizará linguagens de programação da internet como o Flash, JavaScript, HTML, Ajax para trazer aplicativos para o seu computador. Não, você não irá utilizar o Apollo no seu site, será ao contrário, você levará aplicativos que hoje temos só na internet para serem executados no seu computador. Como aplicativos feitos para a internet são geralmente pequenos e rápidos, teremos programas menores e mais rápidos rodando no nosso computador. (...)”

    Enviado por Danilo da Silva (danilodiogoΘgmail·com) - referência (solutio360.com).

    Tirinhas nerds com software livre

    “Não é muito comum encontrar tirinhas sobre assuntos ligados a computação, principalmente em português... principalmente sendo feito com software livre. No seu blog, Karlisson desenvolve todas suas tirinhas com 3 ferramentas: mouse, Inkscape e criatividade. Seria interessante o BR-Linux fazer um feed ou publicar periodicamente as tirinhas, caso o autor assim continue fazendo, assim como os jornais fazem com tirinhas políticas, esportivas e etc. Nerdson deverá fazer muito sucesso entre os Nerds de plantão =)”

    Enviado por Gustavo Nunes Freire Ribeiro (gustavoribeiroΘdigizap·com·br) - referência (kmb.digi.com.br).

    Blog da revista Info comenta a ausência de destaque sobre as versões do IRPF para quem não usa Windows

    “Trechos: "Na página da Receita, só existe atalho direto para Windows. Todos os outros sistemas operacionais – devidamente atendidos, diga-se de passagem, desde 2004 – têm de passar pelo pedágio do clique na versão Java antes de chegar aos finalmentes.

    É claro que o usuário de Solaris e os linuxistas de carteirinha jamais vão se confundir com a versão Java, porque sabem que é disso mesmo que eles precisam.

    Mas o sujeito que acabou de comprar um Mac mini por ser fã do iPod se orientaria com maior facilidade se desse de cara com um link para Mac. O mesmo raciocínio vale para quem compra um PC da inclusão digital com o pingüim. Colocar links diretos não demoraria mais do que dois minutos, para os dois sistemas. Ou para pagar imposto é preciso raciocinar como engenheiro de software? Hoje em dia, levar em consideração usuários leigos de Mac e Linux deixou de ser frescura: centenas de milhares de máquinas foram vendidas com o pingüim no país (...)"”

    Enviado por Tatiana T - referência (info.abril.com.br).

    Lançada Versão Teste 2 do Fedora 7

    “Foi lançada dia 01/03/2007 a versão Teste 2 do Fedora 7. Nesta versão, foram lançadas apenas coleções de pacotes para o Desktop i386, PPC e x86_64. A versão Test2 do Fedora vem apenas com o Gnome 2.17.91, porém , KDE e Xfce estão disponíveis para download no repositório Development.

    Novidades:
    - União dos repositórios Extras e Core
    - LiveCD instalável i386(Utilizando o instalador Anaconda disponível nas outras versões não Live).
    - Novo tema de ícones ECHO (ainda incompleto - em desenvolvimento)
    - Rápida troca de usuários através do Applet fast-user-switch (http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureFastUserSwitching)
    - Mudanças nas ferramentas administrativas (Em processo de teste)
    - Atualizações de Kernel, diversas bibliotecas e aplicações.

    Para maiores informações leia:
    http://fedoraproject.org/wiki/F7Test2/ReleaseNotes

    Enviado por Rodrigo Padula de Oliveira (rodrigopadulaΘprojetofedora·org) - referência

    Análise do openSUSE 10.2

    “Publiquei no GuiaDoHardware.net uma análise sobre o openSUSE 10.2:

    O openSUSE é uma distribuição que não faz tanto sucesso no Brasil mas é uma das mais utilizadas lá fora. Por que será? Nesta análise, vamos demonstrar todas as exclusividades desta distribuição, e os motivos pelos quais é uma das mais usadas no mundo: praticidade e robustez são duas palavras chave para esta distro."

    Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) - referência

    Rodando aplicações nativas de Windows em Linux pela Web

    “No artigo deste mês para o VivaoLinux! vamos falar sobre como é possível rodar aplicações nativas de Windows em máquinas Linux pela internet. Relatei o processo de instalação e configuração do software usado e como isso pode ser útil para você e para sua empresa.”

    Enviado por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br) - referência (vivaolinux.com.br).

    LEON 3: Um processador “open source” e compatível com SMP

    “O Leon 3, processador cujo design é de código aberto, agora é utilizável em SMP (vários processadores) sob Linux. O processador da empresa sueca Gaisler é baseado na arquitetura SPARC V8 e seu design é distribuído pela empresa sob licença GPL (sem despesas) para uso educacional ou de pesquisa. A utilização comercial do processador necessita do pagamento de uma licença especial.

    Quanto à fabricação do processador, pode-se utilizar os kits FPGA (como os da Xilinx ou Altera) para sintetizar um processador. A Gaisler indica que em FPGA, pode-se atingir freqüências de 125 MHz, enquanto sob fabricação mais clássica, pode chegar a 400 MHz.

    A baixa freqüência (em comparação com os processadores de nossos PCs) pode desabilitá-lo em certos e a possibilidade de trabalhar em SMP é uma boa notícia. O suporte Linux permite utilizar até 16 processadores Leon 3 em paralelo sobre o mesmo barramento. Todas as ferramentas de desenvolvimento que aceitam os processadores da família SPARC V8 são compatíveis com o Leon 3 e a Gaisler fornece um compilador dedicado ao seu processador.

    A Gaisler trabalhou com a ESA (European Space Agency) de modo que o seu processador possa ser utilizado no espaço. Uma versão específica do Leon 3 é dedicada à exploração espacial. O Leon 3 “espacial” contém circuitos de correção de erros internamente, que permite detectar e resolver provlemas para uma confiabilidade máxima dos cálculos.”

    Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (forumpcs.com.br).

    UbuntuME - edição especial do Ubuntu para muçulmanos

    Derivações do Ubuntu com motivos baseados em crenças não são novidade: já apresentamos aqui no BR-Linux o Ichtux, o Ubuntu Christian Edition e o Ubuntu Satanic Edition, entre outros. E agora chegou a vez dos Maometanos.

    O UbuntuME (Ubuntu Muslim Edition) é uma edição especial do Ubuntu mantida por usuários interessados em acrescentar à base do Ubuntu personalizações que possam ser de interesse de específico de islamitas, como a instalação de aplicativos relacionados às orações muçulmanas, estudo de seus livros religiosos ou mesmo do idioma árabe.

    Saiba mais (ubuntume.com).

    Da Alemanha, duas mensagens curtas e claras para a Microsoft

    E as duas têm relação direta com o código aberto.

    A primeira é que a patente dos sistemas de arquivos FAT foi declarada nula pela autoridade federal de patentes da Alemanha, por ter sido considerada uma não-invenção devido à ausência de inovação. Um bom precedente.

    A segunda é que o Departamento de Estado dos alemães está adiantado em sua migração, deixando o Windows para adotar o código aberto, e o fez sem encontrar os espantalhos que a concorrência sempre afirma que estarão no caminho de quem se afasta de seu abraço. Os motivos apontados são segurança, disponibilidade e custo. Um bom caso para estudo.

    Saiba mais (vale.homelinux.net).

    JM2PC - Controlando Linux, MacOS, Windows ou Solaris utilizando um telefone celular com Java

    “O JM2PC (Java Mobile to PC) é um software 100% brasileiro que permite o controle remoto de computadores através de um telefone celular. Por ter sido desenvolvido em Java ele pode ser executado em qualquer sistema operacional com suporte a esta linguagem.

    A aplicação é do tipo cliente-servidor. O cliente (JM2Pc Client) deve ser instalado em um telefone celular com suporte a aplicações Java. E o servidor (JM2PC Server) deve ser instalado em um computador. Eles comunicam-se através da Internet (GPRS ou EDGE no celular) ou através de uma conexão Bluetooth. É possível visualizar a tela do desktop no display do telefone celular, controlar o mouse, teclado, iniciar e parar programas, explorar o sistema de arquivos, entre outras coisas...

    O download do JM2PC pode ser efetuado www.jm2pc.com, nesse mesmo endereço pode ser encontrado um manual do usuário e mais informações sobre o software.”

    Enviado por Walter Wanderley (walterwanderleyΘgmail·com) - referência (jm2pc.com).

    FSF convida fabricantes de hardware a venderem seus PCs com OS Livre

    “A FSF (fundação Software Livre) emitiu cinco propostas aos principais montadores americanos, Sun Microsystems, HP, e Dell, para que comercializem computadores com OS livre ou sem nenhum sistema operacional.

    Dentre as propostas está o suporte a softwares e BIOS livre, com a conseqüente remoção dos programas proprietários. Além disso há o interesse nos investimentos no suporte a drivers.”

    Enviado por Rafael Look (rnr·brasilΘgmail·com) - referência (rnr-brasil.blogspot.com).

    OpenTTD: clone aberto do jogo Transport Tycoon

    “Há poucos dias atrás foi lançada a versão 0.5 deste jogo. Quem teve PC nos meados da década de 90 e gosta de jogos de estratégia, com certeza se lembra das intermináveis horas de prazer e diversão que este jogo proporcionou.

    O objetivo do jogo é construir um império dos transportes. Esta versão aberta necessita de alguns arquivos do jogo original, mas traz inúmeras melhorias na jogabilidade, bem como suporte a multiplayer. Além de ser multiplataforma :-)”

    Enviado por Leandro R. M. de Marco (leandromarcoΘgmail·com) - referência (openttd.com).

    Unindo arquivos de vídeo com o MEncoder

    “Algumas vezes preciso baixar arquivos de video por parte e é muito chato ficar vendo pedaço por pedaço, então após uma pesquisada encontrei o MEncoder. Vejam aqui como usar o MEncoder para unir arquivos de áudio e video.”

    Enviado por Alexandro Silva (penguimΘubuntu·com) - referência (penguim.wordpress.com).