Produtos Google


  • segunda-feira, 23 de abril de 2007

    Aneel discute regular web por rede elétrica

    A Aneel debate regular o uso da internet por energia elétrica e permitir sua exploração comercial a partir de 2008. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoverá debates com especialistas no assunto em Brasília, nos dias 3 e 4 de maio. Participarão do evento pesquisadores brasileiros e estrangeiros para falar de suas experiências com a tecnologia chamada de Power Line Communications (PLC).

    A PLC baseia-se na instalação de um cabo de fibra ótica que leve a conexão de internet até uma subestação de energia. A partir daí, a distribuição do sinal ocorre usando o cabeamento elétrico. O sinal web trafega em média tensão pela rede elétrica e amplificadores instalados a cada 500 metros garantem a manutenção da qualidade do sinal ao longo da rede.

    A principal vantagem da tecnologia é permitir a criação de redes de internet usando a infra-estrutura já existente das redes elétricas. De acordo com a Aneel, a PLC poderia ampliar fortemente os projetos de inclusão digital no interior do Brasil.

    Embora ainda não seja explorada comercialmente, a PLC é testada por empresas de energia no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

    Este mês, o Ministério das Comunicações anunciou uma experiência piloto que vai distribuir sinal de internet em 150 pontos de acesso na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. A distribuição será por PLC e será custeada pela Eletrobrás.

    Fonte: Info