Produtos Google


  • quarta-feira, 2 de maio de 2007

    Silverlight: plataforma da Microsoft disponibilizada em licença aberta e com suporte a Ruby e Python

    O suporte a Ruby e Python na plataforma Silverlight, e a disponibilização do seu plugin (mais precisamente, o Dynamic Language Runtime) em uma licença desenvolvida para atender os critérios da Open Source Definition foram algumas das novidades do Mix07, evento da Microsoft.

    A Silverlight é a nova plataforma da Microsoft para criação de RIAs (Rich Internet Applications). Essa área é atualmente dominada pela plataforma Flash, da Adobe.

    A interface entre as linguagens Ruby e Python e a arquitetura da Silverlight será feita pelo Dynamic Language Runtime (DLR). Por meio desse ambiente, será possível desenvolver aplicações nessas linguagens dinâmicas e converter os trechos programados em código binário (bytecode) .NET, usado na Silverlight.

    A Microsoft está disponibilizando o DLR em regime de código aberto, sob a licença Ms-PL (Microsoft Permissive License). Com isso, existe a possibilidade de que a comunidade de desenvolvedores implemente o suporte a outras linguagens dinâmicas.

    A Ms-PL é uma licença permissiva, com termos semelhantes aos da licenças BSD e Apache, permitindo livre uso, alteração e redistribuição do código, mas impondo restrições (não tão estritas quanto as impostas pela GPL) ao relicenciamento. Ela ainda não foi submetida ao escrutínio da OSI (possivelmente nunca será, uma vez que foi desenvolvida especialmente para uso em softwares desenvolvidos pela própria MS - não é uma licença de uso geral, como a OSI exige das que analisa), mas uma análise realizada em 2005 pelo Newsforge (consultando a OSI) concluiu que a Ms-PL é compatível com a definição de código aberto.

    Saiba mais (info.abril.com.br).