Produtos Google


  • quarta-feira, 23 de maio de 2007

    Fontes livres para quem quer compatibilidade com as da Microsoft

    As fontes foram desenvolvidas pela Ascender e lançadas pela Red Hat sob a GPL (com uma exceção especial para fontes). Documentos feitos usando esta fonte não têm qualquer restrição ou obrigação de licenciamento, mas as fontes em si podem ser modificadas livremente pelos interessados.

    Veja amostras das versões com e sem serifas, além da versão monoespaçada, para entender melhor a questão do visual. A Liberation Sans tem dimensões equivalentes às das fontes Arial, Albany e Helvetica, enquanto a Liberation Serif se encaixa em documentos contendo Times New Roman, Thorndale e Nimbus Roman.

    “As fontes proprietárias da Microsoft são uma barreira para documentos realmente livres. Por isto, a RedHat colocou à nossa disposição um conjunto de fontes chamadas Liberation Fonts para substituir as da Microsoft. Elas têm a mesma largura e espaçamento horizontal para que, ao substituir a fonte em um documento, não mude a posição das linhas de texto. A versão de alta qualidade (com hinting) sairá para final de ano.

    Download: http://www.redhat.com/promo/fonts/

    Enviado por Alfeno Rodrigues (alfenoΘgmail·com) - referência (openoffice.org.br).