Produtos Google


  • segunda-feira, 14 de maio de 2007

    Intel e Linux: driver aberto para 965GM e PowerTOP

    A Intel parece que nesta semana demonstrou mais um pouco de interesse nos problemas dos usuários de Linux. A empresa anunciou um driver de código aberto para o 965GM Express Chipset e um utilitário de economia de energia para laptops no Linux.

    "O chipset Intel 965GM Express representa o primeiro produto para portáteis que implementa a quarta geração de arquitetura de vídeo da Intel. Desenvilvido para suprotar avançados recursos de renderização em APIs gráficos modernos, o chipset inclui suporte para vertex, geometria e sombras programáveis.

    Extendendo a participação da Intel no trabalho com a comunidade X.org e Mesa desenvolvimento contínuo dos drivers, o suporte para esse novo chipset foi adicionado pelo driver Intel X.org 2.0 e Mesa 6.5.3. Esses drivers representam trabalho significativo da Intel e da comunidade código livre. (...)

    (...)

    Mais informações em: http://intellinuxgraphics.org"


    E, completando, temos o utilitário para economia de energia. Segundo a verde e amarela BR-Linux:

    "A Intel anunciou a ferramenta PowerTOP, um programa que coleta diversos itens de informação do seu sistema e apresenta uma visão geral de como seu laptop está se saindo no que diz respeito a economia de energia.

    A Intel já propôs (e disponibilizou) até mesmo alguns patches para drivers e para aplicativos populares como o Firefox, Gaim/Pidgin e Evolution, para ajudá-los a se tornar mais eficientes no consumo de energia.

    O Powertop 1.0 está disponível para download do código-fonte e também via CVS, sob a licença GPLv2. Keith Packard, desenvolvedor do Linux e funcionário da Intel, relata que com o uso do Powertop ele foi capaz de levar a bateria do seu notebook Toshiba, que durava 4 horas, a durar até 7 horas."


    O site oficial do PowerTOP é http://www.linuxpowertop.org/

    Veja mais em:

    http://intellinuxgraphics.org

    http://www.linuxpowertop.org/