Produtos Google


  • segunda-feira, 14 de maio de 2007

    Red Hat para Microsoft: não aceitamos acordo de interoperabilidade que mantenha fechadas as APIs

    A Red Hat vem dizendo "No Thanks" para a Microsoft, a cada nova proposta que envolva acordos no estilo do celebrado com a Novell, baseado em interoperabilidade mas sem abrir as APIs.

    A empresa somente assinará um acordo de interoperabilidade com a Microsoft se este for inteiramente baseado em padrões abertos, afirmou o vice-presidente de engenharia da Red Hat Paul Cormier ao vnunet.com. Interoperabilidade feita com APIs fechadas não é interoperabilidade”, disse Cormier. “Nunca faremos interoperabilidade baseada em APIs fechadas”.

    “A Microsoft continua ativamente assediando a Red Hat para que firmem um acordo nos moldes daquele assinado com a Novell. “Somos fornecedores em um mesmo mercado. Nós deixamos claro que adoraríamos fazer um acordo similar em vários aspectos aquele que firmamos com a Novell. A Microsoft realmente adoraria fazer um acordo com a Red Hat” (Tom Robertson, Gerente Geral de Padrões e Interoperabilidade da Microsoft)

    Paul Cormier voltou a confirmar que a Red Hat vem mantendo ativamente conversas com a Microsoft para aperfeiçoar a interoperabilidade de sua distribuição GNU/Linux com o Windows.

    Seus comentários no entanto indicam que a Red Hat não está interessada em um acordo similar ao que foi assinado entre Novell e Microsoft em novembro passado. A Red Hat inclusive argumenta que não é necessário esse tipo de acordo simplesmente porque padrões abertos por si já garantem interoperabilidade.”

    Enviado por Antonio Fonseca (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).